05 maio 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 891

JOGOS ABERTOS DO PARÁ
Este ano Marabá será uma das sedes dos Jogos Abertos do Pará, organizados pela Secretaria Executiva de Esporte e Lazer, a exemplo de 2005. O evento envolve diversos municípios da região, com disputas nas seguintes modalidades: futebol de salão, handebol, voleibol, basquete, atletismo e tênis de mesa.
Dia 04 de maio, houve reunião na Secdetur com representantes das cidades vizinhas. Na ocasião, os coordenadores dos jogos, Acácio Victor Veloso Lima e Lúcio Hackenhaar explicaram a importância dos jogos para o desenvolvimento esportivo, social e comercial das cidades envolvidas. O secretário de Cultura, Desporto e Turismo Wilson Teixeira esteve presente à reunião, além de representantes de Nova Ipixuna, Ulianópolis, Piçarra, Goianésia, Palestina do Pará, Rondon do Pará e São Domingos do Araguaia.
Marabá, Barcarena, Santarém, Castanhal e Bragança são sedes regionais dos jogos abertos, cujos vencedores disputam a fase estadual em Belém logo após a Copa do Mundo. Em Belém serão decididos os vencedores para a disputa da fase Norte/Nordeste, que será realizada em Recife.

MAIS PARTICIPAÇÃO DE MARABÁ NOS JOGOS ABERTOS DO PARÁ
Ano passado o handebol feminino de Marabá sagrou-se campeão paraense nos Jogo Abertos e representante do Pará no Norte/Nordeste.
O secretário Wilson Teixeira reuniu-se com representantes das modalidades envolvidas na disputa do evento e ainda neste final de semana define quem serão os treinadores das categorias e quem são os atletas convocados para representar o município.
Wilson Teixeira acredita no esporte como um grande aliado para o desenvolvimento do cidadão em atividades de equipe. “Contribui para o bem-estar físico e social, além de ser uma opção saudável de esporte e lazer”.

AVALIAÇÃO DO CURSO DE TURISMO QUALIDADE
A coordenadora do Departamento de Turismo (Detur/Semad) Ísis Mourão, disse que a realização do Curso de Turismo Qualidade, nos dias 03 e 04 de maio, surtiu efeito bastante positivo, pois contou com a participação de 28 pessoas entre empresários do setor de Turismo, estudantes de cursos técnicos do ramo de hotelaria e turismo, gerentes e profissionais de venda, além de um representante da Associação dos Barqueiros de Marabá e outro da Associação dos Barraqueiros. O curso foi ministrado pela consultora do Sebrae Carla Leite, bacharel em Turismo pela UFPA.
O curso realizado através de uma parceria entre Sebrae, Prefeitura de Marabá e Sindihotel é o primeiro de uma série de cursos a ser ofertado aos municípios que estão na “Rota do Minério”, rota turística do Araguaia-Tocantins incluída no guia Rotas do Brasil. Os outros municípios da rota que também serão beneficiados com cursos são Parauapebas, Canaã dos Carajás e Itupiranga.
Ísis Mourão disse que novos cursos serão ofertados em Marabá, nos próximos dias. Na semana que vem a equipe do Detur e Sindihotel reúne-se com o Sebrae para definir qual o próximo curso que virá, de acordo com a demanda existente no município. As ofertas devem ser para garçons, camareiras, recepção, barmans, e cozinha regional. “Ainda há um leque muito grande de profissionais a serem capacitados, precisamos estudar direitinho quais as prioridades”.
O principal objetivo dos cursos é dar qualidade e profissionalismo ao atendimento aos turistas, nos municípios incluídos em uma das cinco rotas turísticas da região do Araguaia-Tocantins.

ÚLTIMO DIA VACINAÇÃO
Encerra amanhã, 5, a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, iniciada dia 24, com previsão de vacinar as pessoas com 60 anos ou mais contra gripe, tétano, difteria, pneumonia e febre amarela.
Segundo a chefa da Divisão de Imunobiológico, Janaína Soares, a abrangência da vacinação poderia ser melhor, não fosse a resistência da população idosa à vacina da gripe. Existe imunizante suficiente para cumprir a meta, mas não há indicativo do Estado para prorrogação da campanha.

PRESENÇA VIVA
A Secretaria Executiva de Saúde Pública (Sespa), do governo do Estado, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Marabá, promove desde ontem, 4, a campanha Presença Viva, na Folha 28, em frente a Escola Luzia Nunes.
A ação de saúde que vai até o próximo domingo, 7, atendeu mais de mil pessoas no primeiro dia. As atenções são voltadas para consultas médicas, de enfermagem, distribuição gratuita de remédios (conforme prescrição médica), raios-x, ultra-som, serviços odontológicos (inclusive próteses dentárias), oftalmologia (consulta e fábrica de óculos), dentre outros.
O programa "Presença Viva", coordenado pela Secretaria Especial de Proteção Social (Seeps), tem como objetivo ampliar a cobertura dos serviços de proteção social às comunidades mais carentes.
O programa leva a 26 municípios equipes volantes que vão oferecer diversos serviços na área de proteção social que vão desde a realização de exames preventivos de câncer uterino até orientações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, verificação de pressão arterial, vacinação, pré-natal e prevenção de cárie dentária. A proposta central é contribuir para a redução das desigualdades sociais.

DIA MUNDIAL DO SILÊNCIO
No período de 18 a 30 de abril a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) autuou por crime de poluição sonora e recolheu aos pátios de Centro de Controle de Zoonoses ou do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos nada menos do que 36 veículos. É interessante frisar que a multa mínima de R$ 1.000,00 por veículo apreendido parece não ser tão elevada, visto que no meio dessas mais de três dezenas de carros poluidores, existem dois reincidentes.
A Semma fiscaliza a poluição sonora com apoio da Polícia Militar e utiliza todo um aparato para autuar o condutor do veículo, a exemplo do indispensável decibelímetro, que mede o poder de poluição de cada carro. Em caso de poluição sonora ligue 3323-0571.
Ainda de acordo com a Semma, os locais mais barulhentos, por ordem, são Orla do Tocantins, Posto do Bolinha e avenida Paraíso, nos bairros Independência e Liberdade.
No próximo domingo, 7, comemora-se o Dia Mundial do Silêncio. Um momento especial para refletir sobre o cumprimento das normas do meio ambiente, nas quais se baseia a Semma para autuar quem perturba o sossego público. Essa legislação é ampla e bem rigorosa, principalmente a NBR 10.151, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que regulamenta a poluição sonora e define valores para esse tipo de infração.


PREFEITURA DE MARABÁ Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 – (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: