19 maio 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 900

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL
Hoje, 18, a nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Cecília Ribeiro, ministra treinamento sobre o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) para 15 servidores na Sala de Reuniões da SMS. O treinamento tem como objetivo qualificar os profissionais da área, que atuam naquele sistema nas unidades de saúde pública de Marabá.
O treinamento tem ainda como finalidade melhorar o diagnóstico da situação alimentar e nutricional da demanda do SUS, avaliando o estado de cada indivíduo, para corrigir possíveis desvios nutricionais, evitando conseqüências como: doenças crônico-degenerativas como o diabetes, hipertensão arterial e até mesmo o óbito.
A palestrante é pós-graduada em Ciências da Nutrição Humana, pela Universidade Federal do Pará.

CAMINHADA CONTRA O ABUSO SEXUAL
Hoje, 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Seasp – Secretaria de Assistência Social da Prefeitura – promove com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) uma caminhada com início na Praça São Francisco até o Fórum da Marabá, com objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre o abuso e exploração sexual infanto-juvenil.
No decorrer da semana aconteceram diversos eventos promovidos pela rede de enfrentamento desse mal social, como um seminário no Ministério Público e sessão especial na Câmara Municipal. A rede é integrada por várias instituições, a exemplo do Conselho Tutelar, secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social (Seasp); Projeto Colibri, Juizado e Promotoria da Infância e Juventude; polícias Civil e Militar, dentre outros.

FÓRUM ESTADUAL DE TRÂNSITO
Marabá sedia o III Fórum Estadual de Trânsito, que será realizado hoje e amanhã, 18 e 19 de maio, no auditório da SMS, de 08h às 18h, sob o tema “Os desafios da Educação em Valores no Trânsito”. O evento é coordenado pelo Conselho Estadual de Trânsito, com apoio da Prefeitura de Marabá/DMTU.
Segundo a coordenadora de Educação Para o Trânsito/DMTU, Márcia Rosa, o público-alvo será formado por profissionais de auto-escolas, cooperativas de táxi e todos aqueles que têm alguma relação com o trânsito. “Participam representantes de todos os municípios paraenses que têm o trânsito municipalizado”.
A programação do dia 18 começa às 8h com o credenciamento dos participantes; 8:30h – Abertura com a presidente do CETRAN/PA, Drª Ana Amélia Sefer Figueiredo; 8:45h – apresentação de vídeo institucional sobre o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano; 9h – o conselheiro Luiz Otávio Miranda ministra a palestra “Educar em valores para um trânsito seguro: desafios e perspectivas”; 10:15h – Coffee-break; 10:30h – Painel Educação, Cidadania e fiscalização no trânsito, com o expositor Isnard Alves Ferreira. Após as exposições realizam-se os debates com representantes do DENATRAN, DETRAN, IES, SEMED e DMTU/Marabá, sob coordenação do Conselho Estadual de Trânsito – CETRAN/PA.
Na programação um representante do Ministério das Cidades, faz a exposição “O Plano Diretor Urbano e seu impacto na segurança no trânsito”, com os debatedores: SEDURB, CREA, UFPA, CTBEL; Entre as palestras estão “A municipalização do trânsito no Brasil: desafios e perspectivas”.
O III Fórum Estadual de Trânsito reflete a preocupação do Sistema Nacional de Trânsito no Estado do Pará, para garantir o direito à cidadania e um trânsito em condições seguras para todos.

TURISMO
A coordenadora do Departamento de Turismo municipal, Ísis Mourão, reúne-se hoje, 18, pela manhã, com a comissão de articulação para os stands na Feira Internacional da Amazônia (FITA) do Pólo Araguaia Tocantins. A reunião ocorre na sede do SEBRAE.
Estarão presentes representantes das secretarias e departamentos de Turismo de Canaã dos Carajás, Parauapebas, Igarapé Mirim, Conceição do Araguaia, Itupiranga e Marabá. São municípios que fazem parte da Rota do Minério. O empresário Dauro Remor e a vereadora Vanda Américo fazem parte da comissão de orientação de programas da Rota do Minério.
Segundo presidente da Paratur, Adenauer Góes, a Fita coloca o Pará no cenário internacional, através de cinco rotas: das Águas, dos Minérios, do grande lago de Tucuruí, de AgroNegócios. O município de Marabá é um dos pólos importantes nas rotas turísticas. Há também a rota do Açaí que privilegia o norte paraense.
FITA 2006
A FITA será realizada no Centro de Eventos Júlio Cezar, no aeroporto em Belém, no período de 15 a 18 de junho, com a participação de todos os estados brasileiros e países pan-amazônicos (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa (França), Peru, Suriname e Venezuela).
A Feira visa consolidar a presença da Região Amazônica no cenário de grandes feiras e eventos da América Latina, com a finalidade de promover a criação de roteiros integrados, facilitar a troca de experiências e comercialização de produtos turísticos, no mercado internacional, firmando a imagem turística da Amazônia para os mercados emissores mundiais e mostrar aos profissionais de outros países que a Amazônia está pronta para receber turistas.
A coordenadora do Detur/Marabá, Ísis Mourão explica que a participação de Marabá entre as rotas turísticas que serão apresentadas na Fita será de grande importância para o desenvolvimento econômico da região, pois atraindo turistas há maior circulação de dinheiro.

NÍVEL DAS ÁGUAS
As previsões indicam que as águas do Tocantins começam a baixar consideravelmente nos próximos dias e em pouco tempo a praia do Tucunaré estará de fora para a alegria dos banhistas.
De acordo com o Boletim de Vazões e Níveis nº 73/06 da Eletronorte, hoje, 18, em Marabá, o nível das águas encontra-se a 10,82 acima do normal. Até dia 23 de maio a previsão é de que o rio fique em 10,38m acima do nível.

PREVISÃO DO TEMPO
De acordo com o site www.canaldotempo.com a previsão do tempo para os próximos dias traz trovoadas esparsas e temperatura média de 30°. Hoje, 18, a temperatura é de 30°, com sol encoberto e sensação de 37°.

Nenhum comentário: