19 maio 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 901

PREFEITO ENTREGA CARROS AO DMTU
Por ocasião do encerramento do III Fórum Estadual de Trânsito, na tarde desta sexta-feira, o prefeito Tião Miranda fará a entrega de dois carros (Ford Fiesta Street) novos ao Departamento Municipal de Transito e Transporte Urbano DMTU.
Segundo o secretário municipal de Planejamento, Zoran Bosnic, que também é diretor do DMTU, em resposta aos queixumes dos agentes de Trânsitos sobre o sucateamento das viaturas daquele órgão, o ideal seriam o mínimo de quatro carros, por isso deverão ser comprados mais dois veículos até o final do ano.

CENSO ESCOLAR
Até dia 30 de maio, o coordenador do Departamento de Programas e Projetos (DEPEP/Semed) Lucileno Cavalcante e sua equipe técnica fazem o censo das escolas da zona rural. O censo escolar é necessário para que o município continue a receber verbas de projetos em parceria com o governo Federal, através do MEC.
O Censo Escolar é um levantamento nacional que abrange cerca de 215 mil escolas públicas e privadas de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos, educação especial. É realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação, com apoio das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que o Censo Escolar colhe informações sobre o número de alunos matriculados por turma, sexo e idade e por nível de ensino, funções docentes por grau de formação e sobre a caracterização física das escolas. Levanta, também, o número de alunos que foram aprovados, reprovados ou que abandonaram a escola e aqueles que apresentam distorção idade-série. “Além de ser importante para que o município tenha os repasses de verbas do governo Federal, também ajuda a Semed a conhecer o perfil dos alunos de cada escola e a partir daí traçar estratégias que melhore cada vez mais o processo ensino-aprendizagem”.

COMBATE À PROSTITUIÇÃO INFANTIL
O coral Aquarela, formado por 50 crianças e adolescentes que participam das atividades desenvolvidas pelo Grupo de Ação e Combate à Prostituição Infanto-Juvenil (GAPCIJ), fez uma bonita apresentação na Câmara Municipal, na quarta-feira, 17, em alusão ao dia 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O GAPCIJ funciona nas dependências da Escola Geraldo Veloso, sob coordenação da pedagoga Eurlene Barreto, especialista em Psicologia Educacional.
A organização não-governamental, GAPCIJ, faz um amplo trabalho de conscientização das famílias de crianças e adolescentes em situação de risco, para combater a prostituição infanto-juvenil.
Eurlene Barreto disse que a ong atende cerca de 100 crianças diretamente, mas durante a realização de seminários o número dobra, atingindo crianças, adolescentes e seus familiares.
No seminário realizado no sábado, 13, no auditório da Escola Geraldo Veloso foram abordados os temas: prostituição infanto-juvenil, drogas, sexualidade e auto-estima, com a participação de médico, auxiliares de enfermagem e psicólogo e contou com a participação de 250 pessoas.
O GAPCIJ tem apoio da CVRD e prefeitura, promove palestras, oficinas de geração de renda (artesanato, culinária, bijouterias).

PROGRAMAÇÃO PARA SEMANA DO MEIO AMBIENTE
Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), secretaria municipal de Meio Ambiente (Semma) e secretaria municipal de Educação (Semed) preparam uma programação especial para comemorar o Dia de Meio Ambiente, em 05 de junho.
A Especialista em Educação Ambiental, Tânia Sueli Martins, do Departamento de Educação Ambiental/FCCM disse que no período de 05 a 09 de junho, a Casa da Cultura desenvolve diversos trabalhos voltados ao tema.
A programação da Casa da Cultura inclui a realização de oficinas de teatro, pintura e colagem, reciclagem e música, além de uma trilha ecológica, na Chácara do presidente da Fundação, Noé von Atzingen, quando a garotada será acompanhada por um instrutor que dará explicações sobre as árvores catalogadas na área e também sobre a fauna do local.
Para participar da programação é necessário ser aluno de Ensino Fundamental, na faixa etária de 08 a 17 anos. Os interessados devem se inscrever no Departamento de Educação Ambiental da Casa da Cultura, no período de 22 a 30 de maio. Maiores informações pelo fone 3322-2315.
A Oficina de Teatro será realizada por professores do Centro de Formação “Cine Marrocos”; a de Pintura e Colagens, por Marluce Caetano, da Casa do Professor; Reciclagem pela artista plástica Creuza Salame e professor Éder Carvalho; Música pela professora de música Mirtes Emília.
No dia 05 de junho, às 8h, será realizada uma palestra de sensibilização aos cuidados ambientais. A palestra será feita pela equipe da Semma, que também apresentará de forma lúdica, através do Teatro de Fantoches, as razões para a preservação do meio ambiente.

MARABÁ DESCENTRALIZA ANÁLISE DE DENGUE
A partir de equipamentos fornecidos pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conseguiu montar nas dependências do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) dois laboratórios no ano de 2003. Um destinado à análise físico-química e bacteriológica de água e outro com a finalidade de analisar sorologia de diversas doenças endêmicas regionais. Os exames de água já vêm sendo realizados há bastante tempo, enquanto as diversas análises das sorologias serão implantadas paulatinamente, iniciando pela dengue.
Trata-se de um laboratório descentralizado que recebe apoio, monitoramento e supervisão do Laboratório Central do Estado (Lacen) e que por isso atende a demanda dos 21 municípios da abrangência da 11ª Regional de Proteção Social. Depois de supervisionado, o laboratório de análises sorológicas do CCZ foi aprovado pelo Lacen, conforme ofício de 5 de maio deste ano, encontrando-se em condições técnico-operacionais para realizar suas atividades a partir de maio/2006.
Segundo o farmacêutico-bioquímico Flávio Cardoso Pinto, responsável técnico pelo Laboratório do CCZ, as análises físico-químicas de água são quanto o Ph, turbidez e cloração; enquanto a análise bacteriológica verifica a existência de coliformes total e fecal.
Quanto à coleta da água para exame, esta pode ser feita da concessionária (Cosanpa); sistemas de abastecimento coletivos existentes em escolas e centros de saúde; e sistemas individuais (poços artesianos).
A respeito da água consumida em Marabá, Flávio garante que os sistemas individuais, durante o período chuvoso, estão mais sujeitos à contaminação. No entanto, para condenar uma fonte de água são necessárias pelo menos três análises. No que tange a água da Cosanpa, o bioquímico afirma que ela é razoável, mas pode ser melhorada sua qualidade, inclusive quanto a cloração, muitas vezes abaixo do mínimo exigido, ou seja, 2mg/ml (dois miligramas por mililitro).
DENGUE – Anexo ao ofício do Lacen o CCZ distribuiu os procedimentos para atendimento ambulatorial e encaminhamento de amostras a ser feitos pelas 15 unidades básicas de saúde de Marabá. Para sorologia da dengue, por exemplo, é necessário coletar o material a partir do 6º dia dos primeiros sintomas. Caso seja feita a coleta antes, o exame poderá dar negativo. Os resultados desses exames que demoravam até 60 dias, agora são entregues no prazo de dez dias.
O laboratório de análises do CCZ está se preparando para começar a identificação de outras doenças, a exemplo das hepatites (A, B e C), leishmaniose visceral, leptospirose, toxoplasmose e rubéola. Embora não possa precisar uma data, acredita Flávio Pinto que os novos exames deverão estar implantados dentro de cinco meses.

NÍVEL DAS ÁGUAS
Apesar da chuva forte que caiu na madrugada de hoje, o nível das águas do Tocantins continuam a baixar. De acordo com a medida feita na Portobrás hoje, pela manhã, as águas encontram-se a 10,80 acima do normal. O que representa um decréscimo de 2 cm em relação a ontem no mesmo horário.
De acordo com o Boletim de Vazões da Eletronorte nº 74/06, até dia 24 de maio, o rio Tocantins deve voltar à média de 10,29m acima do nível.

PREVISÃO DO TEMPO
De acordo com o site www.canaldotempo.com a previsão do tempo para os próximos dias traz trovoadas esparsas e temperatura média de 30°C. Hoje, 19, a temperatura é de 24°C, com chuva fraca e sensação de 26°C. A previsão aponta possibilidade de chuvas esparsas e trovoadas até dia 28 de maio.


PREFEITURA DE MARABÁ Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá. CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: