21 agosto 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 953

MOSTRA FOLCLÓRICA
A IX Mostra Folclórica das Escolas Municipais de Marabá será realizada na sexta-feira, 18.de agosto, no Centro de Formação do Ensino Fundamental “Cine Marrocos”.
A mostra coordenada pelo Departamento de Educação Física (DEF/Semed) sob o tema Arte, Invenção e Criação, conta com a participação de grupos de 22 escolas municipais.
A coordenadora do Departamento de Educação Física, Aparecida Miranda, disse que a amplitude do tema dá liberdade às escolas para a seleção de atividades, que incluam dança regional ou nacional, pesquisas, painéis, culinária, entre outros sub-temas.
SEMANA DA PÁTRIA
A programação da Semana da Pátria organizada pela Semed inclui Parada Estudantil e Parada Militar, na Marabá Pioneira no dia 7 de setembro. Mas as atividades em homenagem à independência do Brasil têm início dia 1º, com desfile na zona rural. O tema do desfile escolar e demais programações comemorativas da Independência é: “Brasil: um país de muitas cores e muitas raças”.
A coordenadora de ensino/Semed, Vera Froz, explica que o tema escolhido contempla o novo tema curricular obrigatório pelo MEC, que insere a cultura afro-brasileira e africana, na educação escolar.
O tema foi apresentado às escolas do município em maio deste ano, para que dispusessem de mais tempo para preparar o material que contemple o novo conteúdo curricular.
Vera Froz disse que em setembro as escolas farão uma mostra do que trabalharam com os alunos sobre a cultura afro-brasileira e africana. “As escolas que não participam dos desfiles têm uma mostra interna com atividades relacionadas à cultura afro-brasileira e africana”.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA PÁTRIA
A programação da Semana da Pátria inclui desfile de 12 escolas na Av. Paraíso, Cidade Nova e de 11 escolas na Av. Antonio Maia, Velha Marabá.
A coordenadora de ensino Vera Froz disse que duas escolas do núcleo Cidade Nova preferiram participar da Parada Estudantil na Velha Marabá, onde já é tradicional o desfile na Antonio Maia, no dia 7 de setembro.

CORRIDA DA RAÇA SERÁ NA NOVA MARABÁ
O Departamento de Educação Física da Semed faz inscrições das escolas municipais para a Corrida da Raça, a ser realizada no dia 5 de setembro, na Nova Marabá, na pista que passa pelas Folhas 29 e 18. Os alunos vão estrear a pista recém asfaltada pela prefeitura em parceria com o governo do Estado, através do Programa Asfalto na Cidade.
A coordenadora do DEF/Semed, Aparecida Miranda, disse que até o momento 12 escolas estão inscritas. Cada escola pode participar com até 12 alunos. São duas categorias: A – com alunos de 11 a 13 anos e B – com alunos na faixa etária de 14 a 16 anos. Os alunos serão identificados com uma faixa de TNT, que será afixada a roupa de cada um, com o nome e nº. de inscrição.
A largada da Corrida da Raça será em frente ao Hotel Vale do Tocantins, Folha 29, Nova Marabá. De lá, os alunos seguem para a pista onde fica a sede do Rotary Clube, depois passam em frente à Escola Ilan Jadão, na Folha 18 e retornam para frente do Hospital Municipal de Marabá, onde será montado um podium para entrega dos troféus e medalhas. Serão entregues troféus para o 1º lugar da categoria A e B; medalhas para os classificados do 1º ao 5º lugar.
Aparecida Miranda disse que a Semed decidiu transferir a Corrida da Raça da Cidade Nova para a Nova Marabá, porque era realizada na Av. Transamazônica, que tem um tráfego intenso de veículos, apesar de todo o apoio dado pela Polícia Rodoviária Federal, pelo DMTU e Secretaria de Saúde. “Agora aquele perímetro da Nova Marabá está todo asfaltado e não há tráfego intenso naquela área, por esta razão transferimos a corrida para lá”.
A equipe do Departamento de Alimentação Escolar (DAE/SEMED) fará a distribuição de lanche e água aos atletas; uma ambulância da Secretaria de Saúde vai seguir o percurso da corrida, para dar apoio aos alunos caso haja necessidade; enquanto o DMTU vai controlar o trânsito para deixar a passagem livre para a garotada.
AÇOUGUES: REUNIÃO ACERTA DETALHES
A reunião preliminar para discutir o abate e comercialização de carne bovina em Marabá, ocorrida na segunda-feira, 14, manteve a data de 11 de setembro para realização do seminário sobre o assunto e definiu detalhes do cerimonial, ficando também acertado que caberá a cada setor envolvido indicar um palestrante para explanar temas correspondentes a sua área de atuação.
Participaram do encontro na sala de reuniões da SMS representes da Divisão de Vigilância Sanitária, das secretarias municipais de Finanças, Meio Ambiente e Agricultura e da Adepará.
SAMU: PROBLEMAS TÉCNICOS REDUZEM PRODUÇÃO
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que vinha batendo recorde de produção mês a mês, desde sua inauguração em outubro do ano passado, teve uma queda em seu rendimento no mês de julho, causada por duas falhas técnicas: pane no sistema de telefonia fixa, causada pelo roubo de cabos da rede da Telemar, deixando o Samu sem telefone por mais de uma semana, e problemas mecânicos numa de suas unidades básicas de atendimento.
Mesmo assim ainda foram realizados mais de 790 atendimentos, conforme quadro a seguir:
Clínica 359
Acidentes 69
Ferimentos a faca ou bala 13
Transferência 189
Agressão 11
Óbitos 6
Outros 146
Total 793
O núcleo Cidade Nova (52,68%), seguido por Nova Marabá (29,64%) são as áreas da cidade que mais solicitam os serviços do Samu que, infelizmente, têm os trotes como maior entrave, visto que corresponderam a 53,42% das chamadas no decorrer de julho. Segundo a coordenação do serviço, às crianças são as principais causadoras dessa inconveniência.
COLIBRI
No período compreendido entre o segundo semestre de 2005 e o primeiro semestre de 2006 o Projeto Colibri atendeu cerca de 80 crianças e adolescentes vítimas de violência como maus-tratos, abandono, abuso e exploração sexual.
Dentre as pessoas atendidas uma garota chama a atenção pela violência que vem sofrendo meio familiar, chegando a expor num de seus trabalhos junto ao grupo do Colibri que a sociedade brasileira precisa de paz e a juventude do direito de ser feliz. No entanto, segundo a coordenação do programa, enquanto algumas meninas se desvirtuam devido à pobreza ou são induzidas por parentes e pessoas próximas a serem violentadas sexualmente, outras optam pela prostituição mesmo tendo origem financeira relativamente estável.
Muitas meninas aprenderam às nuances da lei e passam a chantagear homens para lhes dá dinheiro. “Duas adolescentes pediram corona a um determinado senhor e lhe ofereceram um programa. Como ele se negou, elas ameaçaram de entregá-lo no próximo posto policial. Acuado, ele foi obrigado a lhes dá dinheiro para se livrar de um flagrante forjado”.
REUNIÃO COMUNITÁRIA
A secretário municipal de Assistência Social, Ronaldo Yara, foi convidado pela Companhia Vale do Rio Doce a participar de uma reunião às 18h30 de hoje (16), no Centro Comunitário da Igreja Católica do Km-6, para tratar sobre segurança da ferrovia Carajás/Itaqui.
Na ocasião também será criado um fórum de discussão permanente para discutir assuntos relativos à comunidade.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: