11 setembro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 968

SETE DE SETEMBRO
Amanhã, 7 de Setembro, onze escolas, seis entidades e 1.800 militares passam pela Avenida Antonio Maia. Entre as escolas, cada uma levará até 100 alunos. A programação inicia 8 horas e tem previsão para encerrar às 10h30.
Antes do desfile do dia 7, a partir das 7 horas, haverá concentração na Praça Duque de Caxias, com hasteamento das bandeiras, às 7h30. Em seguida, as autoridades passam em revista à tropa e às 8 horas, começa o desfile na Avenida Antonio Maia.
Pela ordem, os projetos desenvolvidos no Centro de Formação e Qualificação do Ensino Fundamental “Cine Marrocos”, a Banda Marcial e o Grupo de Ginástica Rítmica Desportiva serão os primeiros a desfilar.
Depois virão a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), e os projetos Conviver, Crescer Cidadão e Ceaca. Seguidos então pelas escolas Branca de Neve e Mário Thomazelli, do Sesi. Ainda as escolas municipais e estaduais dos pólos da Marabá Pioneira (José Mendonça Vergolino, Judith Gomes Leitão, Plínio Pinheiro e Santa Rosa), Nova Marabá (Jonathas Pontes Athias, Felipa Serrão Botelho, Odílio Maia, João Anastácio de Queiroz e Gaspar Vianna) e Cidade Nova (Acy de Jesus Barros e Anísio Teixeira).
Atrás delas, entram Clube de Desbravadores, Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente, Igreja Adventista do 7º Dia, Igreja Assembléia de Deus, Associação de Ciclismo de Marabá e Grupo de Escoteiros. E finalmente, os militares do Exército Brasileiro, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros encerrarão a parada.
DROGARIAS
Na manhã desta quarta-feira, 6, o coordenador da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) da Secretaria Municipal de Saúde reuniu-se com cerca de 35 representantes de farmácias e drogarias de Marabá para discutir assuntos inerentes à venda de medicamentos controlados a partir de 2007, licenciamento e plantão nos diversos bairros da cidade.
Segundo determinação da Agência de Vigilância Sanitária, a partir de 2007, só poderão vender remédios controlados as farmácias e drogarias que tenham licença para este fim junto aquela agência. No que tange ao licenciamento pela SMS, mais de 70% do comércio cadastrado está em dia com a Divisa.
O plantão de farmácia 24 horas está assim definido: três farmácias (Nova Marabá, Núcleo Pioneiro e Cidade Nova) trabalham diuturnamente, enquanto outras seis, em São Félix e Morada Nova, obedecem a um rodízio, de maneira que, a cada dia, uma farmácia é obrigada a trabalhar durante 24 horas.
MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
Em obediência à Resolução RDC nº. 345, de 15 de dezembro de 2005, da Anvisa, a Divisão de Vigilância Sanitária vai fiscalizar as lojas de material de construção, quanto à venda de cola de sapateiro, thinner e outros produtos como adesivos e corretivos que contenham substancias inalantes capazes de promover depressão da atividade do sistema nervoso central, em razão do uso indevido desses produtos por drogados, principalmente crianças e adolescentes.
As ações da Divisa devem como começar no mês de outubro pelo cadastro de todos os estabelecimentos que comercializam esses produtos, cuja venda só poderá ser venda ou entrega só poderá ser feita aos consumidores maiores de dezoito anos, respeitando, dentre outras, as seguintes condições:
Ao receber os produtos objeto da resolução, o comerciante deve criar para cada uma das embalagens primárias um número de controle, individual e seqüencial que permita, além de outras providências, relacioná-lo à nota fiscal de compra, para controle das respectivas quantidades em estoque.
O estabelecimento comercial deve identificar no corpo da embalagem primária do produto, de forma resistente à água e que preserve as instruções constantes da rotulagem, no momento do ingresso nos seus estoques, o número de controle mencionado no parágrafo anterior, sua razão social, seu telefone e sua respectiva inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ.
No momento da venda ao consumidor, deve ser preenchida uma onde devem constar os dados do estabelecimento comercial, a data da venda, o produto objeto da venda, a sua marca e o seu respectivo número de controle de identificação e o número da nota fiscal de venda; bem como, a qualificação do comprador (número do Registro Geral, Órgão Expedidor ou número no cadastro de pessoa física - C.P.F., ou número no cadastro nacional de pessoa jurídica - C.N.P.J. e seu endereço). Esses dados serão preenchidos pelo vendedor do estabelecimento comercial, que deve assinar a aludida ficha, bem como colher a assinatura do comprador.
COMÉRCIO DE CARNE
Na segunda-feira, 11, às 10 horas, tem início o I Seminário Sobre Abate e Comercialização de Carne Bovina de Marabá, a realizar-se no auditório Eduardo Bezerra, da Secretaria Municipal de Saúde. O evento será coordenado pela Divisa – Divisão de Vigilância Sanitária – em parceria com outros órgãos responsáveis pelo controle do abate e venda de carne bovina.
O seminário é o primeiro passo no sentido de conseguir um produto mais saudável ao consumidor, convergindo todos os matadouros clandestinos para um abatedouro, fazendo com que toda a carne bovina a ser consumida no município passe inspeção sanitária.
Também será discutida a forma de exposição do produto nos açougues da cidade, orientando-os ao cumprimento de normas regulamentares, como o uso de câmaras (balcões) frias para melhor conservação da carne, evitando também a contaminação bacteriológica; adequação do espaço físico e outros requisitos necessários ao comércio do produto.
ÚLTIMOS DIAS DA EXPOSIÇÃO “IDENTIDADES”
A Exposição “Identidades”, na Galeria Municipal de Artes de Marabá (GAMA) deve permanecer por mais alguns dias. São telas do artista plástico Ronaldo Pimentel que retratam fortes expressões humanas. Os amantes da arte podem se dirigir à GAMA, em horário comercial, localizada na R. 5 de abril, 1010, Marabá Pioneira.
A Associação dos Artistas Plásticos de Marabá deve realizar uma reunião em breve para definir qual a próxima exposição que ficará na GAMA. São muitos os trabalhos dos artistas locais e a exposição da GAMA é uma boa maneira de divulgar a arte de Marabá. Há um grande fluxo de visitantes entre excursões de escolas e demais pessoas que apreciam a arte.
As escolas interessadas em levar alunos à Galeria Municipal de Artes, para visitas monitoradas pelo arte-educador Félix Urano, podem ligar para 3321-1829/3322-5238 para agendar.
REUNIÃO DO FÓRUM DE TURISMO
Nos dias 11 e 12 de setembro realiza-se em Belém, a 2ª reunião ordinária do Fórum Regional de Turismo Araguaia-Tocantins, no auditório da Paratur. A coordenadora do Departamento Municipal de Turismo/Marabá, Ísis Mourão, participará desta reunião como membro do fórum e apresenta sugestões para melhoria do setor turístico do município. O presidente do Fórum e secretário de Turismo de Conceição do Araguaia, Vilmar Peixoto, convoca todos os conselheiros para a reunião.
Na ocasião serão avaliadas as ações realizadas no primeiro semestre e serão programadas novas ações para o decorrer do ano. Serão avaliadas as rotas turísticas do Estado e sua comercialização: 1. Rota do Minério (Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás e Itupiranga); 2. Rota dos Grandes Lagos (Tucurui e Breu Branco); 3. Rota das Águas (Conceição do Araguaia, Santana do Araguaia e Santa Maria das Barreiras); 4. Rota do Agronegócio (Pau d’arco, Xinguara e Redenção); 5. Rota do Açaí (Belém, Igarapé Mirim, Abaetetuba, Cametá, Moju e Barcarena).
Instalado em Marabá, em abril de 2006, o Fórum Regional conta com a participação dos pólos Marabá, Tucurui, Conceição do Araguaia, Barcarena e municípios em seu entorno.
ADESÃO AO FÓRUM DE TURISMO
Ísis Mourão, do Núcleo de Marketing e Comunicação do Fórum, disse que as entidades e empresas da região estão convidadas a participar do Fórum, como membros ligados ao desenvolvimento do turismo. São convidados também para adesão ao Fórum, o Sebrae, Senai, Sesc e Senac, fundações culturais, ambientais e instituições financeiras com linha de financiamento para o Turismo.
Os municípios vão apresentar propostas a serem implantadas para ajudar no desenvolvimento do turismo na região. Entre as propostas estão sugestões para melhoria do transporte e segurança nas estradas. Ísis Mourão disse que Marabá vai levar a proposta de padronização do veraneio na região e sugerir a criação do Guia-Mapa turístico nos outros municípios a exemplo do município marabaense. Tucurui vai apresentar a proposta de realização de uma pesquisa para fazer o levantamento dos indicadores turísticos da região e Santana do Araguaia apresentará suporte para o zoneamento da pesca esportiva na região Araguaia-Tocantins.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: