18 outubro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 992

POSSE DA DIRETORIA DA AMMEPA
O presidente da Associação dos Municípios Mineradores do Estado do Pará (AMMEPA)/prefeito Sebastião Miranda Filho, preside a solenidade oficial de posse da 1ª Diretoria da entidade, a realizar-se dia 11 de novembro, sábado, às 20h, no salão de recepções da Revemar. Às 22h será realizado um jantar de confraternização.
A programação é a seguinte: 1º seminário sobre atividade mineral no Estado do Pará, de 14 às 18h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, com os palestrantes Abrózio Ichihara (Geólogo do DNPM), que vai tratar da potencialidade mineral do Pará; Izaías de Carvalho (Consultor da Assoc. dos Municípios Mineradores de Minas Gerais), que vai falar da organização de uma Associação de Municípios Mineradores; Aristoginton Moura (Strategia Consultores Ltda), que explana o tema: Planejamento estratégico como ferramenta de desenvolvimento e Wellington Valente (Consultor da ACIM), que vai abordar a importância da AMMEPA e o fortalecimento dos Municípios Mineradores do Pará.
EXERCÍCIO DE CIDADANIA
A equipe gestora da Escola “Oneide Souza Tavares”, localizada na Folha 30, desenvolveu recentemente o projeto Eleições com alunos da rede pública do Ensino Fundamental e Médio, com o objetivo de ajudar estudantes a socializarem suas certezas e novas descobertas sobre o Processo Eleitoral enfocando a influência que exerce na construção da Cidadania. Os alunos formaram cinco coligações para as eleições simuladas para Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual. Todos os alunos tiveram direito a voto secreto em urna colocada na biblioteca da escola.
A coligação 03 foi a vencedora das eleições da “Oneide Tavares”. A garotada criou as coligações, o nome dos partidos e registrou a proposta partidária na Comissão de Justiça Eleitoral, simulada na escola. Os vencedores são Leandro (Presidente - aluno do 3º ano, Ens. Médio); Ciliane (Governadora – aluna do 2º ano, Ens. Médio); Jucimar (Deputado Federal – aluno do 1º ano, Ens. Médio); Edivalma (Dep. Estadual – aluna da 8ª série, Fundamental).
Uma mostra de vídeo sobre ética e cidadania foi apresentada para os alunos e familiares no pátio da escola, em seguida foi aberta a discussão sobre o tema, como forma de preparação para as eleições simuladas. A Justiça Eleitoral de Marabá enviou uma urna eletrônica para os alunos treinarem o voto, o que gerou uma grande fila de interessados em aprender a votar. Também foi criada uma “Comissão da Justiça Eleitoral”, formada por representantes dos professores e alunos, para solucionar eventuais problemas surgidos durante a campanha.
O diretor da Escola Oneide Tavares, Cícero Alves, disse que o projeto foi idealizado tendo em vista este ano ser eleitoral e o tema política precisa ser bem trabalhado com a garotada, sem estigmas. “A grande importância do projeto é despertar nos educandos noções de cidadania e respeito à opinião do outro e a consciência de seu papel na sociedade”.
ANTI-RÁBICA SÓ EM NOVEMBRO
Marabá não vai acompanhar a maioria dos municípios brasileiros que tem 21 de outubro como o dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação Anti-rábica. Aqui, devido ao controle de focos da doença, ocorrido já neste semestre, a campanha foi adiada provavelmente para o dia 11 de novembro.
Na campanha anterior, realizada no início de junho deste ano, foram vacinados mais de 25 mil cães e gatos. A próxima vacinação em massa pretende imunizar em torno de 30 mil animais. Hoje, 17, acontece uma reunião entre os coordenadores da próxima campanha, para definir os detalhes, inclusive confirmar data de sua realização.
Em verdade a campanha anti-rábica já está nas ruas, através dos agentes de endemias que estão indo de casa em casa informar a população sobre a necessidade de vacinação de todos os principais transmissores da doença. Em seguida será distribuído em pontos estratégicos panfletos e folders com recomendações básicas sobre a doença.
RAIVA MATA
A raiva é uma doença provocada por vírus, caracterizada por sintomatologia nervosa que acomete animais e seres humanos. Ela é transmitida por cão, gato, rato, bovino, eqüino, suíno, macaco, morcego e outros animais silvestres, através da mordedura ou lambedura da mucosa ou pele lesionada por animais raivosos.
Os animais silvestres são reservatórios primários para a raiva na maior parte do mundo, mas os animais domésticos de estimação são as principais fontes de transmissão para os seres humanos.
A doença, também denominada de hidrofobia, pode apresentar vários sinais clínicos, tornando-se difícil diferenciar de outras síndromes nervosas agudas progressivas. Os sintomas podem incluir alterações de comportamento, depressão, demência ou agressão, dilatação da pupila, fotofobia (medo do claro), falta de coordenação muscular, mordidas no ar, salivação excessiva, dificuldade para engolir devido à paralisia da mandíbula, déficit múltiplo de nervos cranianos, dentre outros.
Tanto no homem como nos animais, quando os sintomas da moléstia se manifestam, já não há mais cura possível - a morte é certa. Assim, todo tratamento tem que ser feito durante o período de incubação, quando o paciente não apresenta sintomas.
SEVOP PROMOVE LEILÃO
A Comissão Permanente de Licitação da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop), através do processo licitatório nº 252/2006CPL/Sevop, na modalidade leilão, coloca a venda bens sucateados e inservíveis à administração pública municipal. O pregão acontece no dia 27 deste mês, às 15 horas, na Rodovia Transamazônica, Km 5,5 – Nova Marabá.
SERVIÇO DE INSPEÇÃO
Embora muitos açougueiros reclamem do curto prazo para adaptação às normas da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – para a comercialização de carne bovina em Marabá, o secretário municipal de Agricultura, Rubens Borges Sampaio, garante não vai prorrogar mais nem um dia para que todos se regularizem.
“Tem açougueiro que está no ramo há 20 anos, se não está com seu estabelecimento em ordem é porque não quer”, exemplificou para justificar que não se trata apenas de exigência dos organismos municipais, mas também do Ministério Público do Estado que deu prazo até o início de dezembro para que esse comércio esteja em ordem no município de Marabá.
A Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) é responsável pela inspeção, no matadouro, enquanto a fiscalização no varejo está a cargo da Divisão de Vigilância Sanitária, órgão subordinado à Secretaria Municipal de Saúde.
Para fazer a inspeção foi chamado, via concurso, um médico veterinário e o Estado, através da Adepará (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará), cedeu outro para a Seagri. No entanto, para complementar o quadro da inspeção municipal faltam seis auxiliares. São esses auxiliares responsáveis pela manipulação de vísceras (brancas e vermelhas), cabeça e outras partes do animal, sob a supervisão dos veterinários.
Rubens está negociando com o prefeito Tião Miranda e o secretário de Saúde Pedro Correa Lima, a cessão desses servidores para auxiliarem na inspeção.
MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS
Dando seguimento à preparação do comércio de carne bovina, hoje, 17, acontece o primeiro curso de manipulação de alimentos destinado aos açougueiros. Dentre os itens mais importantes está a higiene pessoal, vestimenta adequada, lavatório para as mãos, balcão refrigerado para exposição do produto, paredes e piso impermeabilizados e a moagem da carne na presença do consumidor, depois de escolhida a carne que o freguês deseja adquirir.
O evento acontece a partir das 15 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e será destinado a cerca de 60 açougueiros do município.
ESCOLHA DE ÁREAS PARA MANDIOCA
Sob coordenação do agrônomo da Seagri, Deibson Varanda, estão sendo escolhidas as melhores áreas dos assentamentos do entorno da Vila Brejo do Meio para o plantio de mandioca, com auxilio da mecanização agrícola, ainda neste semestre. A produção visa o abastecimento de uma fábrica de farinha que será instalada naquela vila, cujo maquinário, adquirido com recurso federal em parceria com a Prefeitura de Marabá, está em poder daquela secretaria.
A topografia do terreno é um dos quesitos mais importante, visto que áreas muito acidentadas dificultam o acesso de maquinário tanto na fase de preparo da terra quanto na colheita. A intenção dos coordenadores da implantação do desenvolvimento rural sustentável de Brejo do Meio é começar a produção de farinha até o final de 2007.
PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: