18 outubro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 993

SMS CONTRATA ORTOPEDISTAS
Desde 1º de outubro, a Prefeitura de Marabá, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), contratou com a empresa IOSP – Instituto de Ortopedia Sul Paraense – três médicos ortopedistas para trabalhar no Hospital Municipal na área de ortopedia, compreendendo cirurgia ortopédica, ambulatório dos pacientes operados, troca de curativos que se fizerem necessários e acompanhamento de reabilitação ortopédico/traumatológica, excetuando de coluna, nos pacientes internados naquela casa de saúde.
Segundo o diretor do HMM, médico Luís Sérgio, os novos médicos atendem de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde, exclusivamente em procedimentos cirúrgicos e parte ambulatorial de retorno dos pacientes operados. Na parte ambulatorial de recepção, os pacientes são atendidos por outros dois médicos do próprio hospital.
Ainda de acordo com Luís Sérgio, embora o serviço tenha sido aprimorado, a demanda é muito grande, sendo que mesmo com a inauguração do Hospital Regional, prevista para amanhã (19), que para o médico não vai contribuir o quanto à população espera, o atendimento nesse seguimento vai continuar carecendo de mais profissionais, porque é enorme a quantidade de pessoas precisando desse serviço em Marabá e região.
O melhoramento do serviço ortopédico, além de aumentar o atendimento em Marabá da grande maioria das necessidades da população nessa área, vai reduzir significativamente o número de TFD – Tratamento Fora do Domicílio – um dos gargalos da SMS devido à constante falta de leitos em Belém para essa especialidade médica.
MULTIVACINAÇÃO ALCANÇA META
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi além do estipulado na II Etapa da Campanha Nacional de Multivacinação, realizada em Marabá no período de 26 de agosto a 15 de setembro, tendo como dia “D” 26 de agosto, superando a meta pactuada com o governo do Estado no que tange a vacina contra poliomielite (Sabin), chegando a 100,2% do estabelecido (25.406), ou seja, 25.457 crianças imunizadas contra a paralisia infantil.
A campanha visava imunizar, indiscriminadamente, com a vacina Sabin todas as crianças com idade abaixo de cinco anos, porém as autoridades em saúde pública dividem os bebês em duas faixas: menores de um ano e entre um e quatro anos e onze meses. Na primeira faixa a meta era vacinar o mínimo de 4.985, a SMS conseguiu imunizar 6.037 crianças ou 121,10% da meta pactuada; a segunda faixa tinha meta de 20.421 menores entre um e cinco, chegando a vacinar 19.420, ou seja, 95,10% do total preconizado pelo Governo do Estado.
Ainda de forma seletiva a campanha de multivacinação imunizou contra hepatite B, difteria, tétano, coqueluche, meningite, sarampo, caxumba e rubéola, sendo que 1.482 crianças menores de um ano receberam doses da vacina tetravalente; 1.560 entre um e seis anos foram imunizadas com a tríplice viral; 1.552 menores de um ano receberam doses contra hepatite B; e 1.327 mulheres em idade fértil foram imunizadas com a vacina dupla adulto.
TREINAMENTO DE AÇOUGUEIROS
Prossegue amanhã, 19, no auditório da SMS, o curso destinado aos cerca de 60 açougueiros que se preparam para enfrentar a normatização do serviço de acordo com o que preconiza a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Desta feita eles terão como palestrantes técnicos do Sebrae, que vão orientá-los quanto a financiamentos e cooperativismo.
A oportunidade é impar, visto que a maioria vem reclamando da falta de capital para adaptar as instalações e adquirir equipamentos como balcão refrigerado e outros necessários para melhorar a conservação da carne em exposição à clientela, bem como melhorar as condições higiênicas do ambiente de trabalho, a exemplo da impermeabilização do espaço com piso cerâmico e paredes lajotadas ou pintadas com tintas especiais, resistentes à água.
TREINAMENTO MULTIDISCIPLINAR
Acerca do treinamento a ser realizado no período de 25 a 27 de outubro, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, sob a coordenação da Fundação Hemopa, o objetivo é capacitar os profissionais atuantes na Rede Básica de Saúde de Marabá e municípios vizinhos ao Hemocentro Regional de Marabá, no atendimento a pacientes coagulopatas e portadores de anemias falciformes, dentro dos protocolos específicos vigentes.
Denominado de “Treinamento Multidisciplinar Ambulatorial para Profissionais da Saúde da Rede Básica dos Municípios”, a capacitação é destinada a médicos pediatras e clínicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, odontólogos, fisiatras e fisioterapeutas atuantes na rede básica de saúde do município, Hospital Municipal e programas de agentes comunitários e saúde da família.
O evento conta com a seguinte programação: Dia 25, às 8 horas – Abertura; das 8h15 às 9h45 – Interpretação de hemograma; 9h45 às 10h15 – Intervalo; 10h15 às 12 horas – Anemia carencial; das 14 às 16 horas – Anemia falciforme/traço falciforme; e das 16h15 às 18 horas – Hemofilia.
Dia 26 – às 8h10 – Protocolo de atendimento odontológico de coagulopatias; 10 às 10h15 – Intervalo; 10h15 às 12 horas protocolo de atendimento odontológico de anemia falciforme; das 14 às 16 horas reabilitação de pacientes hematológicos; 16 às 15h15 Intervalo; das 16h15 às 18 horas – Intervenção psicológica ao paciente hematológico.
Dia 27 – às 8h10 – Conduta técnica de enfermagem ao paciente hematológico; das 10h às 19h15 – Intervalo; 10h15 às 12 horas – Ato transfusional; 14h às 16 horas - atendimento social ao paciente hematológico; 16h às 16h15 Intervalo; e das 16h15 às 18 – Avaliação do treinamento.
Inscrições abertas para o Treinamento Multidisciplinar Ambulatorial para Profissionais da Saúde da Rede Básica, promovido pela Fundação Hemopa, até o dia 18. O curso será ministrado no período de 25 a 27 deste mês, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Maiores informações pelos fones 3323-2011 ou 3324-1645. Inscrições das 08 às 12 horas, no Hemopa-Marabá, com Andréa ou Luciana.
AULAS DE VIOLÃO E CAVAQUINHO
A Escola de Música “Moisés Araújo”, localizada na Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), tem novidades na área musical. São as aulas de violão e cavaquinho. Cerca de 35 alunos participam das aulas de violão que ocorrem às terças e sextas e 4 alunos aprendem a tocar cavaquinho.
O professor Diones Souza, ex-aluno da Casa da Cultura, ensina exercícios teóricos e práticos, para treinar a agilidade da garotada. Também dedilham músicas de estilos variados como MPB, Pagode e Rock.
A coordenadora da Escola de Música, Mirtes Emília, explica que normalmente os alunos de violão têm a ansiedade para aprender logo a tocar músicas, por isso o professor tem que mesclar as aulas teóricas e práticas de notas musicais e também ensina a dedilhar músicas conhecidas para incentivar o estudo.
O ex-aluno Diones teve seus primeiros contatos musicais na escola Moisés Araújo e hoje desenvolve seus dotes artísticos na cidade. O professor atualmente participa também de um grupo musical de carimbó e toca num grupo de pagode de Marabá.
TORNEIO DE SERVIDOR
O Torneio do Servidor que está sendo realizado no Clube da CVRD, Folha 17 está em fase final. Faltam apenas 4 jogos de futebol society para ser definido o time vencedor. As secretarias formaram seus times e no dia do Funcionário Público, em 28 de outubro, ocorre a final e a entrega dos troféus e medalhas aos vencedores. A Secdetur, através da equipe de Desporto, está trabalhando na coordenação dos jogos.
Os próximos jogos ocorrem na quinta-feira, 19 de outubro, com a disputa entre os times: Obras x Seagri e Semad x Semed. No dia 24, os times que disputam são: Obras x Saúde e DMTU x Zoonose.
O coordenador de Desporto da Secdetur, Itamar Chaves, informa que após serem conhecidos os vencedores destes jogos do dia 19 e dia 24 de outubro, serão marcadas as disputas finais. No dia 28, o jogo que definirá o vencedor do 3º lugar será às 9h e o que definirá 1º e 2º lugar, às 10h.
A premiação será troféus ao 1º, 2º e 3º lugares e as duas medalhas vão para o melhor goleiro e para o artilheiro do Torneio do Servidor.
LIBERAÇÃO DE FGTS AOS DESABRIGADOS
Apesar da situação de emergência ter sido decretada em Marabá há 6 meses, a Caixa Econômica Federal (CEF) começou a liberar em setembro os recursos do FGTS dos trabalhadores, que tiveram suas casas deterioradas pela enchente. O limite a ser resgatado é de R$2.600,00.
O coordenador da Defesa Civil, Francisco Ribeiro Alves (Bebé) disse que mais de 500 famílias receberam encaminhamento da Defesa Civil para receber o benefício na Caixa. Bebé informa que a Defesa Civil fará esses encaminhamentos até sexta-feira, dia 21 de outubro.
A declaração é emitida pela Defesa Civil para as pessoas atingidas pela enchente que tiveram imóveis danificados pelo desastre natural.



PREFEITURA DE MARABÁAssessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: