02 abril 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1084

DOIS MATADOUROS SERÃO INTERDITADOS
O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) foi instalado em Marabá dia 13 deste mês, devendo funcionar, inicialmente, num único matadouro, aquele que oferece melhores condições para abate de gado bovino para consumo da população. Em conseqüência desse fato, dois matadouros serão interditados definitivamente e um terceiro será provisoriamente interditado, até que resolva pendências que o habilite a funcionar. Providências comunicadas ao Ministério Público do Estado, que vem acompanhando o desenrolar dessas obrigações.
Segundo o da Seagri – Secretaria Municipal de Agricultura –, Rubens Borges Sampaio, o Frigonorte, único em condições de funcionar, recebeu licença provisória, porque também precisa de alguns ajustes, os quais não o impedem de atender as necessidades de inspeção municipal, porque são adequações de aprimoramento, não essenciais, como a construção de novos banheiros (o que existe é precário) com vestiário masculino e feminino; e instalação de câmara frigorífica. Para adicionar essas etapas, foi combinado prazo de 180 dias.
O matadouro que será interditado temporariamente é o de propriedade de Antônio Coelho, situado no Km 8 da Transamazônica, sentido Itupiranga, que necessita, por exemplo, de novo piso, revestimento de paredes e janelas para entrada de luz natural.
LOCAL INADEQUADO
Esse abatedouro também fica em área próximo à cabeceira do Aeroporto de Marabá. Sua licença de funcionamento foi dada pela Sectam, que de Belém, não está atenta ao problema que esta autorização pode causar. As autoridades da Aeronáutica, via Infraero, é totalmente contra. Matadouros atraem urubus em grande quantidade. Essas aves aproveitam as térmicas (onda de calor) para plainar no espaço aéreo, prejudicando vôos de jatos, sendo comum a entrada delas em turbinas de aviões. O espaço aéreo, de influência do aeroporto de Marabá fica, desta maneira, graças à autorização da Secretaria de Estado de meio Ambiente, vulnerável e torna-se uma área de risco potencial.
A Seagri, de acordo com Rubens Sampaio, secretário municipal, também não recomenda a instalação de abatedouro no entorno da pista de pouso do Aeroporto de Marabá. Da mesma forma a Secretaria Municipal de Meio Ambiente que, até recentemente, se manifestou contrária à autorização de instalação do matadouro. O local, é, por isso, completamente inadequado segundo entendem as autoridades municipais.
Hoje, 22, acontece uma reunião entre os órgãos envolvidos (Seagri, SMS/Divisa, Adepará e PM) para definir o momento e como se dará a interdição definitiva dos matadouros de Morada Nova e da Transamazônica, sentido São João do Araguaia, em frente à sede campestre da AABB.
De acordo com o veterinário da Seagri, Neuder Wesley França da Silva, inicialmente estão sendo inspecionadas, em média, 80 reses por dia, mas com a interdição dos açougues clandestinos esse número deve ultrapassar a 150 animais/dia. Por enquanto o abate acontece de segunda a segunda-feira a partir das 18 horas, com remessa aos açougues pela madrugada. Quando houver câmara fria o abate será realizado na parte diurna.
À medida que avança a fiscalização irá se aprimorando e pondo em prática novas exigências, que já estão sendo esperadas por está solicitando o abate de animais. Por exemplo, não é permito a matança de animais sem a GTA (Guia de Trânsito de Animal) emitida pela Adepará; os carros que transportam carne do abatedouro para os açougues deverão adequar-se à situação de higiene, inclusive das pessoas que a manipulam, a exemplo do que acontece com os açougueiros; quando for instalada a câmara fria, os carros também deverão ser refrigerados, para que o produto não sofra choque térmico.
ADIADA INCINERAÇÃO DE CARNE APREENDIDA
A previsão da Divisa – Divisão de Vigilância Sanitária – era concluir a etapa de fiscalização de açougues nesta quinta-feira e amanhã, 23, incinerar a carne apreendida durante a operação. No entanto, devido às discussões do pacto da saúde com a 11ª Regional de Proteção Social – no decorrer de hoje com os representantes da Divisa, a fiscalização no núcleo Nova Marabá deverá ser encerrada somente na segunda-feira, 26, devendo a incineração ocorrer logo em seguida.
Está concluída a fiscalização de açougues nos núcleos Velha Marabá, Cidade Nova, São Félix e Morada Nova, resultando, até agora, na apreensão de cerca de 400 quilos de carne que estavam expostos de forma irregular, contrariando determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
A Divisa está de olho principalmente em carne pré-moída ou in natura fora de balcão refrigerado. Também são alvo da fiscalização a higiene do ambiente de trabalho e pessoal dos açougueiros, que devem usar jaleco, gorro e sapato fechado.
VALE QUER AJUDAR JOVENS DE MARABÁ
Projeto já em desenvolvimento em alguns municípios paraenses foi apresentado ontem, 21, à Prefeitura de Marabá, em reunião entre representantes da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e os secretários municipais de Saúde, Educação e Assistência. O projeto visa trabalhar jovens do município em áreas relacionadas à arte, questões sexuais e outras.
Os secretários em apreço voltarão a reunir-se para traçar metas nesse sentido e formular projeto para avaliação do prefeito Tião Miranda, visto que há necessidade de alguma contrapartida da prefeitura, como local, capacitação técnica de instrutores, transporte, dentre outros pormenores.
Uma ONG, Instituto Aliança, fará levantamento da situação dos jovens carentes de Marabá, com vista ao possível ingresso no projeto; nesse levantamento também será avaliada a rede de atendimento à criança e ao adolescente, que dá suporte necessário ao sucesso do empreendimento.

PROGRAMAÇÃO DO DIA DA ÁGUA
Hoje, 22 de março, Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Marabá através de parceria entre as secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Educação, promove extensa programação educativa, com o fim de estimular a reflexão sobre a situação dos recursos hídricos, além de sensibilizar os diversos segmentos da sociedade a elaborar medidas práticas voltadas à solução desse problema.
No horário de 8 às 10, no auditório da UEPA (Universidade do Estado do Pará) acontece a abertura das comemorações com palestra sobre as formas de utilização racional da água; mostra de vídeo sobre os recursos hídricos brasileiros e oficina acerca da importância da qualidade da água para o consumo humano. Esta apresentação estará a cargo da engenheira florestal e sanitarista Thays Mesquita, coordenadora da Divisão de Vigilância Ambiental (DVA) da SMS.
Das 10h30 às 11h30, na Associação das Mulheres de Marabá, localizada no bairro Liberdade, será mostrado teatro de fantoches sobre a poluição das águas, caixinha de surpresa e dinâmicas de grupo – preservem nossos rios. A programação será apresentada pela educadora ambiental Maria Geovana (Semma), destinada a crianças de 3 a 5 anos.
Em seguida, das 11h30 às 12h, será oferecida uma oficina sobre a importância da qualidade da água para consumo humano, destinada a professores e comunidade do bairro Liberdade II, na mesma Associação da Mulher, tendo como instrutor o farmacêutico-bioquímico Flávia Cardoso, também da DVA.
No período da tarde, acontece o encerramento das atividades na Escola Municipal José Freire de Alencar, na Vila Espírito Santo, quanto será repetida a programação já descrita, tendo como público alvo toda a comunidade daquela vila. Neste encontro as atividades serão apresentadas por Thays e Geovana.
A Semma promove regularmente todas as semanas nas escolas do município, sejam públicas ou particulares, vasta programação visando a preservação do meio ambiente, quando se utiliza de teatro de fantoches e murais para melhor cognição do alunado.
CAMPANHA DO IDOSO
Com a intenção de vacinar 9.874 idosos contra gripe, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já iniciou os preparativos para início da campanha na zona rural, prevista para começar em 14 de abril. O Dia “D” ocorre no sábado, 28 de abril, mas na área urbana a campanha se estenderá de 23 de abril a 04 de maio, enquanto no campo prossegue até 11 de maio.
No ano passado, Marabá vacinou 90% da população com 60 anos ou mais. A campanha só não foi melhor porque há resistência de uma parcela da população em tomar a vacina, com medo de reações adversas, o que dificilmente acontece. Mesmo assim, é preferível ter um dia de indisposição a contrair gripe, inúmeras vezes no ano. Apenas as pessoas alérgicas a ovo não devem tomar a vacina, o que é uma situação raríssima.
A meta do Ministério da Saúde é imunizar em todo o País cerca de 11 milhões de pessoas acima de 60 anos. Embora seja um gasto bem significativo, o governo economiza com a vacinação dos idosos porque evita despesas bem maiores com tempo de internação, em conseqüência de doenças oportunistas, como a pneumonia e outras doenças do trato respiratório, muito prevalente na faixa etária em referência.
MUNICÍPIOS DISCUTEM METAS DO PACTO
A discussão do pacto de saúde entre a 11ª Regional Proteção Social e as secretarias municipais dos 21 municípios que a compõem acontece desde segunda-feira (19) e prossegue até sexta-feira (23), no auditório “Eduardo Bezerra”, localizado nas dependências da SMS. O objetivo do encontro é discutir as metas do ano passado e elaborar as metas a serem alcançadas este ano.
Os municípios menores geralmente têm dificuldade para cumprir suas metas, devido à falta de recursos financeiros e consequentemente humanos. Os maiores, a exemplo de Marabá, Parauapebas, Tucurui e Rondon do Pará, têm mais facilidade, chegando até a ultrapassar os quantitativos que lhes firmados no pacto.
Um exemplo típico de meta alcançada em Marabá é o número de nascidos vivos no próprio município (4.880) 104,6%. Exemplo de meta não alcançada, graças a Deus, foi notificação de meningite, que o pacto 2006 previu 24 casos e foram registradas em Marabá 15 ocorrências. Em compensação o município ultrapassou praticamente todas as metas de vacinação.
ESCOLA DE MÚSICA DA CASA DA CULTURA
A Escola de Música “Moisés Araújo”, localizada na Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) possui cerca de 350 alunos nos cursos de Teoria Musical, Prática Instrumental (flauta doce), Violão, Cavaquinho e Solfejo. Conta atualmente com 6 professores e monitores, entre ex-alunos que auxiliam durante as aulas.
A escola conta com a parceria da Fundação Carlos Gomes, que realiza cursos, dentro do seu projeto de interiorização, para resgatar e manter viva a tradição das bandas de música do interior do Pará, oferecendo oportunidade para que os jovens tenham novas oportunidades no mercado de trabalho.
A coordenadora da Escola, Júlia Lino, explica que a Escola “Moisés Araújo” possui ex-alunos que atuam em bandas regionais e fazem acompanhamento para músicos da cidade, ou seja, ganharam uma profissão a partir do contato com a música durante a infância e adolescência.
Em 2007, a FCCM pretende retomar as atividades da Banda Municipal Maestro “Moisés Araújo”, para isso a coordenadora Júlia Lino conta com o apoio das parcerias públicas e do empresariado local. O projeto é mais uma forma de oferecer uma opção de lazer saudável, que pode transformar o aluno num profissional da área musical.
RECONSTRUÇÃO DE ESCOLA
Mais uma escola no calendário de inaugurações do prefeito Sebastião Miranda. Trata-se da Escola "Rui Barbosa” que será entregue à comunidade de Murumuru, nos próximos dias. Sob a administração da Diretora Marlene Soares, a escola possui 5 salas e atende cerca de 260 alunos, com turmas da Educação Infantil ao 9º ano.
A prefeitura de Marabá trabalha na reconstrução da Escola “Rui Barbosa” para melhorar a qualidade do prédio, oferecer maior comodidade para professores e alunos e consequentemente o processo ensino-aprendizagem. A escola passa por uma reforma completa que inclui reforma de telhado, forro, piso, salas de aula, banheiros e setor administrativo. Também ganha melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas e nova pintura.
NÍVEL DA ÁGUA
Em Marabá, hoje, 22, as águas do rio Tocantins amanheceram a 10,80m acima do nível normal, conforme medida hidrológica às 7h, na régua pluviométrica da antiga Portobrás, o que representa um acréscimo de 4 cm em relação à medida de ontem, no mesmo horário. As fortes chuvas que têm caído na região são responsáveis pela subida no nível da água.
Conforme Boletim Informativo da Eletronorte, as águas do Tocantins elevam-se até 10,88m dia 26 de março. Começando a baixar a partir desta data.
O boletim também está disponível na Internet no site da Eletronorte, no endereço: http://www.eln.gov.br/usinas/bvn.pdf

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
http://www.maraba.pa.gov.br/ - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: