02 abril 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1087

MEDIDAS SÓCIO-EDUCATIVAS
Hoje, 27, às 16 horas, no plenário da Câmara Municipal de Marabá, acontece um encontro da Rede de Atendimento da Criança e do Adolescente, com objetivo de discutir medidas sócio-educativas para menores em situação de risco social.
O evento a pedido do Juizado da Infância e Adolescência também contará com a presença da Prefeitura de Marabá, através das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde e ainda o Conselho Tutelar, Ministério Público do Estado, Polícia Militar, Promotoria da Infância e Adolescência e sociedade civil organizada.
A idéia é reverter a situação de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, para que não se tornem possíveis marginais no futuro. As autoridades, alertadas pela comunidade, em especial comerciantes, acenderam o alerta quanto alguns pontos da cidade, como a Praça São Francisco, Duque de Caxias e outros, onde os menores incomodam há muito quem estaciona veículo ou transita por esses locais.
SAÚDE MENTAL BÁSICA
Sendo o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS II) destinado a portadores de doenças mentais graves, severas e persistentes, mas que a população entende que qualquer paciente com algum distúrbio psicológico deve ser encaminhado ao CAPS, o secretário municipal de Saúde Pedro Corrêa, está analisando a possibilidade estender esse tipo de tratamento ao sistema básico de saúde.
Inicialmente, estuda-se a contratação de uma equipe de três profissionais, a qual também servirá como porta de entrada para o CAPS II, quando se tratar de pacientes ainda não cadastrados e que tenham o perfil acima descrito. Essa equipe deve ser formada de psiquiatra, psicólogo e assistente social.
Pedro Corrêa pediu a seus auxiliares um estudo de viabilidade, inclusive se há disponibilidade de local em algum Centro de Saúde ou se precisa de alguma adaptação, visto que a SMS está com dificuldade de caixa para bancar ampliações.
TRABALHO INFANTIL
As secretarias de Assistência Social e Educação, em parceria com o Conselho Tutelar, desenvolvem projeto com vista a erradicação do trabalho infantil. Na semana passada uma equipe esteve na zona rural, vilas Santa Fé e Capistrano de Abreu, locais onde há pouco tempo meninas de menos de 10 anos eram exploradas em trabalhos domésticos, o que resultava no aumento da evasão escolar.
Na vila Capistrano de Abreu, por exemplo, um trabalho com a direção da escola municipal, vem revertendo esse quadro, o que tem melhorado a freqüência escolar e reduzido a imploração de crianças e adolescentes na disfarçada ajuda familiar.
Esta semana o trabalho se concentra na zona urbana, com foco nas crianças e adolescentes que, com a justificativa de estar ajudando a família, praticam pequenas infrações na Praça São Francisco. Eles têm família, muitos recebem benefício do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e/ou Bolsa Família, mas nem sempre vão à escola, um dos requisitos básicos para essas bonificações.
O resultado do estudo da equipe de trabalho comporá relatório a ser encaminhado ao Ministério Público do Estado, que provavelmente tomará alguma medida com relação aos pais desses menores.
RE-ESCREVENDO MARABÁ
A Semed promove o projeto didático “Re-escrevendo Marabá”, que visa mobilizar alunos da rede municipal de ensino a escreverem textos sobre a história da cidade. O projeto faz parte das comemorações do aniversário de 94 anos de emancipação político-administrativa de Marabá.
Os alunos têm até o dia 4 de abril, véspera do aniversário de Marabá, para desenvolverem os trabalhos. De 16 a 19 de abril, uma equipe técnica da Semed seleciona os melhores trabalhos em cada categoria. Logo após, será marcada a data para entrega da premiação.
As turmas de Educação Infantil trabalham desenho e colagem, com sub-tema “Coisas de Marabá”, com destaque à natureza, em especial nos pontos turísticos da cidade. O aluno vencedor recebe um vídeo game como prêmio.
Os alunos do 1º e 2º ciclos estão produzindo cartões com o sub-tema “Marabá é Aniversariante”. O vencedor também vai receber vídeo game.
“Meu olhar sobre Marabá” é o tema para os alunos do 3º ano, para a produção de clippings. O prêmio ao vencedor é um vídeo game. Para o 2º ano do 2º ciclo (corresponde ao 5º ano), o tema é “Entre dois rios brota uma terra bendita, Marabá!”, com ênfase aos aspectos naturais, com descrições das características regionais que influenciaram o desenvolvimento de Marabá. O prêmio ao aluno vencedor é uma bicicleta.
Os alunos do 6º ano têm o tema “Algo assim acontece em Marabá”, para escrever narrativas. Para o 7º ano e 3ª etapa, o tema é “Uma grande cidade chamada Marabá”. Para os alunos do 8º ano, a produção deve ser uma carta sob o tema “A Marabá que está a sua espera”. Para os alunos do 9º ano e 4ª etapa, a produção é de dissertações sob o tema “Meu projeto de Marabá”. Para os alunos premiados do 6º ao 8º ano a premiação é de um telefone celular, enquanto para o vencedor do 9º ano, o prêmio será um aparelho micro system.
SHOW TRILOGIA EM MARABÁ
No sábado, 7 de abril, Marabá será presenteado com o show Trilogia – a força que vem das ruas – que reúne os cantores paraenses Nilson Chaves, Marcos Monteiro e Lucinha Bastos. O show faz parte da programação comemorativa dos 94 anos de Marabá, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Desporto.
O secretário de Cultura e Desporto, Wilson Teixeira, disse que o show vem a Marabá graças à parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Fundação Tancredo Neves, que ajudam no custeio do evento.
PALESTRAS PARA O TRÂNSITO SEGURO
A Coordenadora de Educação para o Trânsito/DMTU Márcia Rosa disse que sua equipe está com um quadro de palestras montadas para apresentações nas empresas e escolas de Ensino Médio que quiserem solicitar. As palestras sob os temas “Direção Defensiva” e “Álcool e outras drogas e o Trânsito” são duas que estão prontas para apresentações em data-show com fotos e muitas informações educativas.
Márcia Rosa disse que a palestra “Álcool e outras drogas e o Trânsito” foi apresentada recentemente aos funcionários da empresa Ferro Gusa Carajás. A palestra dura cerca de 40 minutos. Os textos das palestras fazem referência à Lei nº. 9503/97 (Código Nacional de Trânsito).
Para solicitar as palestras ao DMTU, as empresas e escolas interessadas devem ligar ao DMTU, no fone (94) 3322-2233, falar com Márcia Rosa para obter maiores informações.
NÍVEL DA ÁGUA
Hoje, 27, as águas do rio Tocantins amanheceram a 10,88m acima do nível normal em Marabá, conforme medida hidrológica às 7h, na régua pluviométrica da antiga Portobrás. Não houve alteração no nível das águas de ontem para hoje.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
http://www.maraba.pa.gov.br/ - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: