21 maio 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1115

SEAGRI NA EXPOAMA

Na reunião ocorrida ontem (10) para definir a programação da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) na XXI Expoama (Exposição Agropecuária de Marabá) foi dado o pontapé inicial acerca de algumas providências preliminares, como a limpeza da nova área, que este ano fica à direita do primeiro portão da feira, num espaço bem maior; o início do plantio da amostra viva e, numa visita ao local, hoje será definida a estrutura física do estande.

Como o tempo está curto para que as plantas estejam até a Expoama na fase produtiva, serão escolhidas espécies bem precoces de milho, feijão, arroz e hortaliças.

Hoje (11), os responsáveis pela programação da Seagri reúnem-se mais uma vez para definir o tipo de estende e suas dimensões, bem como o que expor além da amostra viva de plantas, a exemplo de pequenos animais, produtos agrícolas e de apicultura.

DIA DO ENFERMEIRO

Os enfermeiros do SUS com apoio do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e do Hospital Regional do Sudeste do Pará vão cumprir extensa programação a partir de segunda-feira, 14, em alusão ao Dia Mundial do Enfermeiro que transcorre neste sábado.

O Dia Mundial do Enfermeiro foi instituído no Brasil pelo Presidente Getúlio Vargas através de decreto-lei em 1938. E é comemorado no dia em que nasceu Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna. A profissão também é homenageada na Semana Brasileira de Enfermagem, instituída pelo presidente Juscelino Kubitschek por decreto-lei, quando de 12 a 20 de maio, os conselhos regionais de enfermagem promovem encontros, palestras e outras atividades para avaliar e divulgar a profissão.

O que faz – Uma das principais tarefas é assistir os doentes, no sentido de promover sua recuperação. Como auxiliar direto do médico, cuida dos pacientes internados em hospitais e/ou clínicas, observando seu estado geral. Também chefia os técnicos em enfermagem e controla o uso do material médico-hospitalar, fazendo com que os medicamentos sejam ministrados de acordo com a prescrição.

A prescrição de medicamentos, a contra sensu, do que admitem alguns profissionais da área da saúde, é competência do profissional Enfermeiro, disciplinada pela Lei 7.498/86 (Lei do Exercício Profissional da Enfermagem), que em seu artigo 11, inciso II, alínea c; e também pelo Decreto 94.406/97, artigo 8º, inciso II, alínea c, que dispondo sobre as atividades do enfermeiro como integrante da equipe de saúde, atribui-lhe a prerrogativa de prescrever de medicamentos previamente estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pelas instituições de saúde, pública ou privada.

O enfermeiro também pode atuar no atendimento domiciliar a pacientes idosos, acidentados ou acometidos por doenças crônicas. Deve cuidar de sua higiene e bem-estar, além de se responsabilizar pela aplicação de remédios, quando necessário.

MATADOUROS

Os matadouros que se habilitarem ao SIM – Serviço de Inspeção Municipal, segundo o titular da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) são obrigados a fornecer a equipe de inspetores os equipamento de proteção individual, como bota, uniforme, capacete, luvas e outros. No momento, apenas o Matadouro Frigonorte está autorizado a funcionar com o SIM, porém outros três empresários trabalham para alcançar o padrão de qualidade exigido, mas que estão com as atividades em litígio com a Seagri.

Os proprietários desses estabelecimentos solicitaram aquela secretaria nova inspeção com vista a adequação de seus estabelecimentos, mas eles têm situações bem diferenciadas. Um deles pediu vistoria noutra área para construção de um novo matadouro; um segundo, as instalações não apresentam condições de adaptação; e, um terceiro, embora seja viável a adaptação, tem problemas ambientais, devido à proximidade do Aeroporto de Marabá.

Ainda de acordo Rubens Sampaio, a solução ambiental para o matadouro localizado no KM 8 da Transamazônica, pode sair de processo que tramita em nível federal ou pela Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente ou ainda pela própria Semma, que provavelmente não deve conceder licenciamento, havendo problemas em área federal.

DOCUMENTÁRIO SOBRE O RITUAL DA AGRICULTURA INDÍGENA

A Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) possui diversos vídeos em seu acervo sobre a Agricultura indígena na tribo Suruí. Estes vídeos serão editados para a criação de um documentário único, contendo todas as etapas para o plantio agrícola pelos índios.

A coordenadora do Projeto Música Indígena/FCCM, Mirtes Emília, acompanha os rituais há mais de três anos e já tem vasto material disponível para pesquisa na Casa da Cultura. “Temos filmagens de todo o ritual Karuara que envolve o preparo da terra, o plantio e a colheita da agricultura”.

Com mais de três anos de pesquisa da cultura nativa regional, Mirtes Emília entende que a música precisa ser entendida de forma contextualizada, pois tem um significado que justifica os rituais tribais.

As escolas que tiverem interesse em conhecer mais sobre a cultura indígena, podem agendar na Casa da Cultura um horário para levar os alunos, para assistirem aos vídeos. Entre os vídeos com rituais indígenas tem a Dança do Caititu; Índios mais velhos ensinando a fazer flechas; Cotidiano da comunidade Aikewara; Alimentação e algumas pessoas da comunidade; Os Castanhais da Reserva Aiekewara; Guerreiros fazendo flechas, Família no café da manha; Ciclo da Agricultura (roças e ritual) e Coleta da castanha-do-pará na comunidade indígena Aiekewara.

SEMINÁRIO DE TURISMO EM MARABÁ

A Prefeitura de Marabá, através do Departamento Municipal de Turismo (Detur) e a Paratur (Companhia Paraense de Turismo) realizarão o “Seminário de Marketing e Qualificação dos Serviços Turísticos”, nos dias 24 e 25 de Maio de 2007.

A coordenadora do Detur/Marabá, Ísis Mourão, informa que a partir de 19 de maio, uma equipe da Paratur estará no sul e sudeste do Pará, visitando os municípios de Itupiranga, Parauapebas, Canaã dos Carajás, São João do Araguaia, Palestina e Jacundá, entre outros municípios, para convidá-los a participar do seminário e das Oficinas em Marabá.

A programação do seminário inclui Oficinas de Trabalho de Marketing Turístico, na orientação e divulgação do calendário de eventos; Passos para montagem de infra-estrutura de eventos; Qualidade no atendimento e propostas de materiais promocionais e de captação de recursos.

O seminário é voltado especialmente para organizadores, promotores de eventos, de entidades artísticas, sociais, culturais e ambientais, que fazem parte do calendário de eventos. Além de acadêmicos em turismo, profissionais que atuam nos eventos como fotógrafos, mestres de cerimônias, recepcionistas, músicos, buffets, dançarinos e produtores musicais, entre outros.

Outra ação será de identificação dos prestadores de serviços turísticos (meios de hospedagem, hotéis, pousadas, agencias de viagens e turismo, organizadores de eventos, transportadoras turísticas, empresas de transportes terrestres, guias de turismo) por meio de cadastramento a serem inseridos no Ministério de Turismo.

CONVITE

A Prefeitura de Marabá e a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), convidam empresários, estudantes e graduados em turismo e demais interessados no setor, para participar do Seminário de “Marketing e Qualificação dos Serviços Turísticos” e da Oficina de Calendário de Eventos”, a serem realizados no auditório da Escola Judith Gomes Leitão, Trav. Santa Terezinha, Centro, Marabá Pioneira, nos dias 24 e 25 de maio.

A Oficina de Marketing Turístico- Calendário de eventos será de 14h às 18h. O cadastramento dos prestadores de serviços turísticos será feito nos dias 24 e 25 de maio, das 14h às18h, na sede do DETUR, Trav. Carlos Leitão,290, Marabá Pioneira. Os Seminários de Turismo ocorrerão também nos dias 24 e 25, das 19:30h às 22h.

INSCRIÇÕES PARA OFICINAS E INFORMAÇÕES DO EVENTO (94) 3222-5238/3321-1829, detur@maraba.pa.gov.br; turismo@prodepa.gov.br e regionalpara@paratur.pa.gov.br .

Nenhum comentário: