29 maio 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1124

MULTIVACINAÇÃO
A Campanha de Multivacinação em Marabá, que deveria ter iniciado dia 22 na zona rural, foi adiada para começar em 1º de junho, devendo prosseguir até o dia 29 do próximo mês. Embora tenha como carro-chefe a vacina Sabin (contra paralisia infantil), destinada a crianças de até 5 anos, outros imunobiológicos também estarão disponíveis nesta campanha, a exemplo da Dupla Adulto, contra tétano e difteria.
Na área urbana a multivacinação terá como dia “D” 16 de junho, quando as vacinas desta campanha estarão disponibilizadas em mais de 70 pontos da cidade.
Dados - No Brasil, os últimos casos de Paralisia Infantil foram registrados em 1989. Porém, em algumas regiões da África, Ásia e Mediterrâneo, permanece a circulação do vírus, havendo o risco de exportação do Poliovírus Selvagem. Daí, a importância de campanhas nacionais de vacinação, cuja execução varia de data entre estados e municípios. Em Belém, por exemplo, a vacinação aconteceu em abril.
A Vacina Oral contra Poliomielite é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única vacina capaz de viabilizar a erradicação global dessa doença.
A Vacina Dupla Adulto, contra tétano e difteria, é destinada a toda população acima de 07 anos de idade. Porém, nas Campanhas de Multivacinação têm como público-alvo as mulheres em idade fértil, com o objetivo de concluir o Plano de Eliminação do Tétano Neonatal do Ministério da Saúde.
VERANEIO NA PRAIA

O secretário de Cultura e Desporto Wilson Teixeira disse que não tem programação cultural definida para o Veraneio 2007, na Praia do Tucunaré. Informou também que o prefeito Tião Miranda deve marcar uma reunião para breve, quando informará a sistematização da operação verão.
FESTEJOS JUNINOS
Este ano, os festejos juninos serão realizados na orla do Tocantins, sentido bairro Santa Rosa, no período de 23 a 30 de junho. Haverá a participação de 30 quadrilhas, 2 bois-bumbás e participação especial de grupos do Divino Espírito Santo.
Segundo informou Wilson Teixeira, os festejos serão na parte ampliada da orla, que ainda não teve inauguração. “Este ano, também haverá participação especial de quadrilhas de Imperatriz, Itupiranga e Jacundá”.
No espaço, serão colocadas arquibancadas para que o público assista as apresentações folclóricas.
CONSULTA URBANA AMBIENTAL DE MARABÁ
O prefeito Sebastião Miranda convida a comunidade para participar da Consulta Urbana Ambiental de Marabá que será realizada no período de 30 de maio a 1º de junho, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
A programação é a seguinte: 30/05/07 (das 19 às 21h)
1. Inscrições;
2. Abertura: a) apresentação artística; b) mestre de cerimônia; c) composição da mesa da abertura solene;
3. Composição da mesa dos painelistas, sob coordenação do sócio técnico local (professor José Rayol):
-Apresentação de resumo sobre o GEO, o AVA, PDP e apresentação do processo e programação da consulta urbana e do Pacto Urbano;
Painéis/Temas:
-Situação atual do abastecimento de água e esgotamento sanitário e seus impactos na população (Painelista: Engenheira Sanitária Thays Mesquita);
-Poluição do solo, ar e água e seus impactos na população (Painelista: Engenheiro Civil e Arquiteto Carlos Vinicius Brito);
- Enchentes e Habitação de Interesse Social (Painelista: Engenheiro Agrônomo Sebastião Almeida)
31/05/07
8:30 às 12:30h – atividades em grupos sobre os temas apresentados no dia anterior;
12:30 às 14:30h – Intervalo para o almoço;
14:30 às 17:30h – Elaboração do documento base de cada discussão dos grupos;
17:30 às 18h – Leitura, discussão e aprovação do documento base.
A partir do documento, a equipe sócio-técnica local elabora o PACTO URBANO a partir das idéias expostas nas atividades desenvolvidas.
1º/06/07
8:30h às 9h – Leitura, na Plenária, dos Documentos Base aprovados pelos grupos;
9h às 10h –Leitura coletiva do pacto urbano, com discussão e aprovação de cada parágrafo;
10h às 10:15h – Intervalo para o almoço;
10:15h às 12h – Composição da mesa final. Palavra do Representante da Câmara, do Um-habitat e de representantes das comunidades e encerramento pelo Prefeito;
Manifestações artísticas.
Sebastião Almeida, do Plano Diretor Participativo, disse que em 2006 foi concluído o Relatório GEO, indicando a situação urbana ambiental de Marabá e o Relatório de Avaliação das Vulnerabilidades Ambientais locais, com indicações dos problemas ambientais, causas, impactos na população e na economia urbana e as respostas do poder público e da sociedade civil.
O QUE É CONSULTA URBANA?
A Consulta Urbana é um evento que permite a discussão sobre problemas ambientais de uma cidade, através de temas selecionados, com a participação de vários segmentos sociais, objetivando indicar soluções e unir esforços para enfrentar esses problemas.
Segundo Sebastião Almeida, para a cidade de Marabá, a Consulta Urbana assume grande importância no momento em que se discute no país os impactos dos grandes projetos do PAC - Plano de Aceleração do Crescimento - do Governo Federal, no Estado do Pará.
A pavimentação da Rodovia Transamazônica e a construção das eclusas de Tucuruí, aliadas ao Projeto Salobo, da CVRD, impactarão a cidade de Marabá, com pressões demográficas advindas de imigrações. A Consulta Urbana apontará ações para os problemas ambientais que poderão agravar-se se nada for realizado.
As áreas procuradas pela população imigrante, em geral, localizam-se em zonas vulneráveis a inundações, desprovidas de infra-estrutura urbana, como sistema de abastecimento de água, esgoto sanitário, drenagem urbana e coleta de resíduos sólidos.
Segundo a equipe do Plano Diretor, a Consulta Urbana resultará num documento denominado de PACTO URBANO, pelo qual as pessoas signatárias se comprometem com a luta por melhores condições ambientais na cidade de Marabá, seja do setor público ou do privado, seja na área de formulação e implantação de políticas públicas, seja no cumprimento dos deveres de cidadão de Marabá.
DIA SEM TABACO
Em 31 de maio comemora-se o Dia Mundial sem Tabaco. A SMS desenvolverá uma programação com a comunidade abrangida pela Unidade de Saúde da Família “João Batista Bezerra” localizada no bairro Santa Rosa e que também atende o bairro Santa Rita.
Serão promovidas palestras em centros comunitários, escolas e na própria unidade de saúde, alertando a população sobre os riscos do vício de fumar. Na ocasião também será distribuído material didático, principalmente aos jovens que são os mais vulneráveis ao vício e por isso os preferidos da indústria do fumo.
Os Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) criaram o Dia Mundial sem Tabaco em 1987, para atrair a atenção do mundo sobre a epidemia do tabagismo e sobre as doenças e mortes evitáveis a ela relacionadas. Anualmente, a OMS articula em todo o mundo a comemoração da data, definindo um tema a ser abordado pelos 192 países membros.
Em 1989, segundo dados Instituto Nacional do Câncer, 32% da população acima de 15 anos fumavam, em um total de 30 milhões de pessoas. No ano passado esse número chegou a 18,8% da população acima de 15 anos representando 23 milhões de fumantes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) cinco milhões de pessoas morrem por ano, no mundo, em conseqüência do fumo. Na América Latina são 500 mil e somente no Brasil chegam a 200 mil pessoas.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: