29 maio 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1125

CONVITE
O assessor de Comunicação recebeu convite da Câmara Municipal de Marabá (CMM) para participara de Sessão Ordinária na manhã desta quarta-feira, 30, a qual contará com a presença do representante da Agência da Previdência Social, José Albuquerque Andrade Lima.
Segundo o presidente da CMM, vereador Miguel Gomes Filho, o atendimento do INSS diz respeito a explicações acerca do fato de muitas pessoas pleitearem aposentaria e pensão sem sucesso.
POSSE DOS CONSELHEIROS
Nesta quarta-feira, 30, às 18h, no plenário da Câmara Municipal de Marabá, acontece a posse dos conselheiros tutelares eleitos este mês para o triênio 2007/2010. Na ocasião, a exemplo dos vereadores e demais políticos, os cinco conselheiros e respectivos suplentes serão devidamente diplomados no cargo.
Depois de empossados os conselheiros tutelares escolherão entre si um coordenador, o qual não receberá nenhum aditivo remuneratório além do salário mínimo definido em lei. No entanto, gozará das regalias de ter os demais sob seu comando e delegar as ações inerentes ao cargo.
MATADOUROS
Um prazo de 90 dias foi o tempo dado aos donos de três matadouros que pleiteiam licença dos órgãos públicos para funcionar, sob pena de serem fechados definitivamente. Um deles, localizado às proximidades da cabeceira do aeroporto Marabá, terá de apresentar dois laudos a Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri). Um deles sobre as condições ambientais e outros a respeito das implicações de saúde com moradores vizinhos.
Para a Seagri eles não têm condições de atender as exigências do serviço de inspeção municipal (SIM), porém ganharam liminar na 3ª Vara Cível e, depois de uma última reunião entre as partes, ganharam prazo para fazer as adaptações.
Uma grande revolução está acontecendo nos açougues do município, tendo a maioria se adaptado para cumprir a legislação, mas estes precisam da carne inspecionada para complemento do bem servir a população com um produto de qualidade.
DISCUSSÃO DA SÚADE PÚBLICA
A reunião para reavaliar a saúde pública em Marabá, prevista para quinta-feira (24), foi transferida para o dia 31 às 14h30, no auditório do Conselho Municipal de Saúde (CMS). Segundo Pedro Corrêa, a primeira tentativa não deu quorum, porque a idéia é unir todos os atores envolvidos na saúde pública para discutir um possível melhoramento no atendimento de urgência e emergência, inclusive no HR – Hospital Regional do Sudeste do Pará.
Ainda de acordo com Pedro Corrêa, Secretaria Executiva de Saúde tem dois pesos e duas medidas. Enquanto o Hospital Metropolitano atende em sua urgência e emergência o público em geral da grande Belém, o HR, localizado a quase 600 quilômetros da capital, situado numa região muito carente de medicina, tem suas portas fechadas ao público, só o atendendo via encaminhamento dos hospitais municipais ou através do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
NOVA EDIÇÃO DO PENTA
O boletim informativo da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), edição 47, referente aos meses de março/abril/2007 já está circulando. A nova edição trás importantes reportagens sobre o Arquivo Fotográfico da FCCM, as novas descobertas do Grupo Espeológico na Serra das Andorinhas, Artesanato em Palha de Babaçu, dentro outras.
É mais uma forma de divulgação das ações da FCCM que é um verdadeiro museu da história de Marabá e região, onde estudantes, professores e até mesmo pesquisadores podem encontrar um grande acervo nas áreas de antropologia, arqueologia, orquidário, herbário, entomologia e tantos outros.

EXPOSIÇÃO SOBRE MEIO AMBIENTE

A Pinacoteca Municipal “Pedro Morbach”, localizada na Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), apresenta a exposição O meio ambiente retratado em bico de pena durante o mês de junho. A abertura será dia 4 de junho, às 9h, no salão de exposições.
As obras são dos artistas Rildo Brasil, Domingos Nunes, Pedro Morbach, Antonio Morbach e Ronaldo Pimentel.
No convite enviado pela FCCM, a equipe da pinacoteca explica que “a inspiração desses artistas é voltada para a realidade que nem sempre é tão bela, mas mesmo assim é admirável numa obra de arte”.
HERBÁRIO MUNICIPAL
O Herbário Municipal, localizado na Casa da Cultura, é um conjunto de plantas preservadas, organizadas de forma sistemática. As plantas servem de material de pesquisa para todas as áreas científicas que utilizam os vegetais como objeto de estudo.
Paula Brenda, responsável pelo herbário, informa que a Fundação possui mais de 4 mil exemplares em seu acervo de excitatas (material vegetal desidratado: ramos, folhas, flores e frutos, prensado e seco preferencialmente em estufa). Após a secagem, as plantas são afixadas em papel e recebem um rótulo, com informações técnicas sobre a espécie vegetal.
O acervo do herbário tem também livros, revistas e periódicos específicos que podem ser emprestados às escolas e demais interessados. Além de painéis ilustrativos com temas botânicos, que incentivam o respeito à natureza.
SEMINÁRIO DE TURISMO DEMANDA AÇÕES PARA MARABÁ E REGIÃO
No último final de semana, a Oficina de Eventos e o Seminário de Marketing e Qualificação dos Serviços Turísticos realizados no auditório da Escola Estadual “Judith Gomes Leitão” teve um grande sucesso de público.
A abertura dos trabalhos contou com a presença do vice-prefeito Ítalo Ipojucan e do presidente da ACIM Gilberto Leite.
Na ocasião, os debates levantaram as demandas que dificultam o desenvolvimento do turismo na região, principalmente no que diz respeito à participação dos empresários do setor, da comunidade e do poder público numa integração e comprometimento, na construção de um produto turístico de qualidade. O seminário foi realizado pela PARATUR com apoio da Prefeitura Municipal de Marabá através do Departamento de Turismo (DETUR),
Ipojucan falou sobre a importância do turismo na economia nacional e ressaltou que o turismo de negócios na região precisa ser aquecido e que deve haver maior qualidade dos serviços ofertados. “É preciso aproveitar essas oportunidades agregando valores ao turismo de lazer”.
A coordenadora do DETUR Ísis Mourão disse que trabalhar turismo neste país, não é uma tarefa muito fácil. “O Estado, precisa estar presente nas ações dos municípios e regiões para que a ação não se perca e se obtenha resultados que façam sentir a interiorização do Estado”.
OFICINA DE EVENTOS
Na oficina de eventos, houve participação de organizadores e promotores de eventos na construção do calendário de eventos do município de Marabá e região. Participaram o Grupo “Só da Terra”, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Cultura e Desportos, Associação dos Barqueiros, Brigada de Infantaria de Selva, Extensão Amazônia, apresentando seus eventos a serem contemplados no calendário do estado e do município.
Ísis Mourão informou que surgiram atividades que devem constar no próximo calendário de eventos, enquanto alguns deverão ser retirados, pois a Paratur contemplará apenas 10 eventos, considerando a diversidade e a sustentabilidade cultural.
Ficou a proposta para uma reunião com os promotores dos eventos já contemplados em 2007, para uma definição de quais serão os 10 eventos em 2008 a serem encaminhados a PARATUR. Também foi apresentada proposta da criação de um calendário de eventos turístico regional.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: