12 junho 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1131

CADEIA DO LEITE

A Oficina de Capacitação do Arranjo Produtivo do Leite, realizado pelo Sebrae na segunda e terça-feira (4 e 5) resultou num documento a ser enviado ao Estado e Ministério da Agricultura, sugerindo diversas propostas para o aprimoramento da cadeia produtiva do leite na região.

O treinamento teve como objetivo discutir principalmente as novas exigências da Anvisa, que exige saia o leite resfriado entre 3º e 4ºC de sua origem, já a partir deste mês. No entanto, existem gargalos difíceis de ser atendidos a curtíssimo prazo, como a energia elétrica nas propriedades rurais, laboratório de análise do leite, e recurso para adquirir os tanques de resfriamento.

Além de técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, também participaram da oficina diversos atores, como bancos oficiais, Celpa, Emater, Sagri, Adepará e outros. O instrutor do evento foi um professor do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da UFPA.

Acerca da instalação de um Laboratório de Análise da Qualidade do Leite, coisa que só os grandes Estados produtores de leite, a exemplo de Minas Gerais, tem, existe uma proposta da Universidade Federal da Amazônia (UFRA) para instalar uma unidade dessas em Tomé Açu, segundo o técnico NAEA, que poderá ser tentada sua transferência para Marabá, visto que a maior produção de leite do Pará, cerca de 80%, está concentrada no sul/sudeste do Estado.

A respeito da energia elétrica, o documento sugere a ampliação do Programa Luz no Campo, para atender um maior número de propriedades rurais. Os bancos, por sua vez, estão sensíveis em financiar a aquisição e instalação de tanques de resfriamento, principalmente através de cooperativas.

Porque resfriar? – O leite é um dos produtos de origem animal mais importante para o consumo humano. Sua alta qualidade é vital, e o resfriamento é uma das maneiras mais eficientes para manter a qualidade do leite. Os produtores de leite devem produzi-lo com uma composição que atenda as necessidades dos consumidores.

O leite contém diversos nutrientes necessários à sobrevivência de todos os seres vivos. Ele também é um meio perfeito para o crescimento de microrganismos, embora a 4° C eles não conseguem se multiplicar, o que evita sua deterioração microbiológica. Após seguir os procedimentos corretos de ordenha e higienização, o resfriamento rápido a 3 ou 4 °C é a melhor maneira de evitar o crescimento microbiológico e as alterações químicas.

BPC COM ATENDIMENTO LENTO

Mais 100 pessoas estão na fila de espera da Seasp – Secretaria de Assistência Social da Prefeitura – para entrarem na agenda de atendimento do INSS. São ao todo 50 portadores de deficiência física e 60 idosos, que estão requerendo o Benefício de Prestação (BPC) e que já têm suas avaliações sócio-econômicas prontas, dependendo apenas da avaliação médica da Previdência Social.

A agência do INSS em Marabá dispõe apenas de um médico perito para servir toda a população que necessita de perícia para diversos fins, daí o atraso no atendimento, visto que essa agência, que tem apenas nove funcionários, atende Marabá e municípios vizinhos. A agência mais próxima e Parauapebas, onde trabalham somente dois servidores.

O BPC é um benefício da assistência social, não é aposentaria, mas pode ser renovado de dois em dois anos. Seu valor é de um salário mínimo, pago por mês às pessoas idosas e/ou com deficiência que não podem garantir a sua sobrevivência, por conta própria ou com o apoio da família.

Podem receber o BPC pessoas idosas com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência. O benefício é destinado a idosos que não têm direito à previdência social (pensão ou aposentaria) e a pessoas com deficiência que não podem trabalhar e levar uma vida independente. A renda familiar nos dois casos deve ser inferior a 1/4 do salário mínimo.

1ª CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE CULTURA

A Secretaria municipal de Cultura e Desporto convida gestores, produtores e artistas de Marabá e região para participarem da 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura do sul e sudeste paraense. A conferência sob o tema “Estado e Sociedade Construindo as Políticas Públicas nas Diversidades” será realizada no auditório da Escola Municipal “Judith Gomes Leitão”, dia 10 de junho, a partir das 7 horas.

O evento é coordenado pela Comissão Organizadora formada pela parceria com a Prefeitura de Marabá, Secretaria Estadual de Cultura e Ministério da Cultura/ Representação Norte. O referido evento é etapa integrante intermunicipal da 1ª Conferência Nacional de Cultura, a ser realizada em Brasília no segundo semestre de 2007.

Os eixos temáticos a serem debatidos são: Gestão Pública e Cultura; Cultura é Direito e Cidadania; Economia da Cultura; Patrimônio Cultural; Comunicação é Cultura; Cultura e Educação; Cultura e Meio Ambiente.

O secretário de Cultura Wilson Teixeira, que participa da comissão organizadora, informa que a programação é a seguinte:

1. 7:30 às 8:30h – Credenciamento

2. Café da manhã

3. Exposição coletiva do GAM (Grupo de Artistas Plásticos de Marabá)

4. Apresentação do coral da Fundação Casa da Cultura de Marabá

5. Grupo de Dança Mayrabá

6. Grupo de Dança Yaguara

7. Apresentação do Boi-Bumbá Flor do Campo

8. Composição da mesa

9. Discussão de eixos temáticos

10. Meio-Dia: almoço

11. 14 horas – retomada dos trabalhos

12. 18 horas – Encerramento do debate

13. Coquetel com apresentação dos artistas da terra

Mais informações na Secdetur – Ginásio Olímpico da Folha 16 – Fone/fax (94) 3321-2243 ou secdetur@maraba.pa.gov.br .

ESCOLA PÚBLICA ECOLOGICAMENTE CORRETA

A Escola de Ensino Fundamental e Médio “Profª Oneide de Souza Tavares”, localizada na Folha 30, realizou hoje, 6 de junho, pela manhã, o I Passeio Ciclístico pela Preservação do Meio Ambiente com a garotada do Ensino Fundamental. Participaram mais de 150 alunos com bicicletas, enquanto outros caminhavam levando faixas de conscientização sobre a preservação ambiental.

O professor de Educação Física José Nilton disse que o passeio teve como objetivo chamar atenção para a importância de cuidar para a obtenção de uma vida mais saudável. “Os alunos prepararam cartazes e faixas sobre o tema e faremos o passeio ciclístico levando esse alerta à população”.

Os alunos e professores partiram da frente da Escola, passaram na VP- 8, entrando na rua do cemitério, com parada na Praça da Criança e continuação até o contorno do Ginásio Poliesportivo da Folha 16. Em seguida, os alunos voltaram à escola pelo mesmo percurso.

O diretor da escola, Cícero Alves, explicou que o trabalho de conscientização é importante, pois cada indivíduo deve ajudar na preservação das condições mínimas de vida na Terra, hoje e no futuro.

O passeio em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que transcorreu ontem, 5 de junho, foi criado há mais de 30 anos pela Assembléia Geral da ONU para marcar a abertura da Conferência sobre Meio Ambiente Humano. A sugestão do órgão da ONU é que a data ecológica seja usada para examinar o meio ambiente da região onde se vive, apontando as ações que cada um pode realizar para ajudar a preservar a vida no Planeta.

Para a secretária de Educação Kátia Américo Garcia esse tipo de atividade é bastante louvável, pois representa a possibilidade das gerações atuais entenderem a necessidade de ter uma postura ecológica diante da vida para a aquisição de uma vida mais saudável.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

Nenhum comentário: