12 junho 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1134

MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS

A Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) começa nesta quarta-feira, 13, as palestras para manipuladores de alimentos dos balneários de Marabá, em especial para barraqueiros e ambulantes da Praia do Tucunaré. O treinamento acontece no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde, a partir das 9h e será repetido nos dias 18, 23, 26 e 29.

Segundo Roger Lobo, técnico em Controle de Alimentos da Divisa, as palestras têm como foco a conservação, armazenamento, perigos físicos e biológicos aos alimentos; e ainda, higiene pessoal e da área de trabalho, estrutura das barracas, inclusive a discussão de um novo designer para separar a área de venda da cozinha e depósito, na tentativa de evitar a circulação de pessoas por onde é manipulada a alimentação do veranista.

Neste treinamento será recomendado aos ambulantes levarem todos os produtos destinados à venda prontos, a eles não será permitido preparar qualquer tipo de comida na praia; enquanto aos barraqueiros não será permitido tratar peixe na praia. Eles devem levar todo o pescado limpo de suas casas.

ORGANIZAÇÃO

Ainda de acordo com Roger Lobo, numa reunião preliminar há cerca de uma semana, os atores públicos discutiram o zoneamento da praia quanto à posição de barracas, ambulantes e instalações para os órgãos públicos que vão trabalhar na Praia do Tucunaré.

De conformidade com o convencionado, as barracas tradicionais vão ocupar uma área mais acima; os ambulantes ficarão num setor intermediário, às proximidades dos órgãos públicos (Bombeiros, Saúde, Semma, Secdetur e outros) e, mais abaixo, vão se situar os barraqueiros novatos.

Ainda de acordo com Roger Lobo, as barracas deverão ser pintadas de branco com uma barra vermelha; à frente deverá conter uma tenda para abrigar os veranistas; as barracas também devem ser alinhadas, deixando espaço entre elas e o rio para circulação dos visitantes. O material (tintas e tenda) será fornecido pela Prefeitura de Marabá, que não cobrará qualquer taxa aos barraqueiros, ambulantes e barqueiros.

Embora o início do veraneio oficial seja no primeiro final de semana de julho, a Divisa começa a atuar na Praia do Tucunaré a partir do próximo sábado, quando já começa a orientar os prestadores de serviços ao bom atendimento aos freqüentadores do principal balneário de Marabá.

PLANTÃO FARMACÊUTICO

O prazo para cumprimento do plantão farmacêutico é 23 de junho. Foram dados três meses para que as farmácias e drogarias de Marabá se adaptassem as normais legais, objeto de um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta – assinado entre a Prefeitura de Marabá (Secretaria Municipal de Saúde e Procuradoria Geral do Município), Ministério Público, Procon, Conselho Regional de Farmácia e Associação Comercial e Industrial de Marabá.

Segundo o farmacêutico e bioquímico da Divisa, Rui Moraes de Souza, em verdade, o cumprimento do TAC diz respeito aos órgãos fiscalizadores, a exemplo do Procon e Divisa. Aos donos de farmácia resta cumprir a lei, porque, ao optarem por essa atividade, já sabiam da obrigatoriedade de um farmacêutico de plantão para atendimento ao público.

“É direito do consumidor a assistência do farmacêutico em todo o horário de expediente nas drogarias”, afirma Rui Souza, lembrando que o TAC amenizou a situação por enquanto, exigindo a permanênco por enquanto, exigindo a perman açmtarem por essa atividadea circulaaqueiros

MULTIVACINAÇÃO NO FINAL DE SEMANA

Depois de imunizar crianças em sete vilas, hoje, 8, a equipe técnica da Divisão Extra Muro imuniza contra paralisia infantil as crianças da Vila Cristalândia; neste sábado, das 8 às 12h, é vez da comunidade Café, e das 14 às 17h, Vila Monte Sinai; e, no domingo (10) será vacinada a população de do PA Conquista.

Com vacina Sabin, também são ministrados outros imunobiológicos para crianças e adultos. Nessas ações na zona rural a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), também oferece consultas de enfermagem e faz coleta de sangue para teste do pezinho.

Na área urbana de Marabá a vacinação começa no sábado, 16 de junho, também denominado Dia “D”, quando as vacinas serão disponibilizadas em 77 pontos da cidade. A meta da SMS é imunizar mais 26 mil crianças contra a paralisia infantil. Nos dias seguintes ao Dia “D” a vacinação continua nos centros de saúde e Hospital Municipal.

CONSULTA URBANA AMBIENTAL DE MARABÁ

No dia 16 de junho, a equipe do Plano Diretor realiza a consulta urbana ambiental de Marabá, no auditório da Escola “Judith Gomes Leitão”, na Marabá Pioneira, de 8h às 18h. A Consulta Urbana permitirá a discussão sobre os três principais problemas ambientais da cidade, com a participação de diversos segmentos sociais, com o objetivo de indicar soluções e unir esforços para enfrentar esses problemas.

O objetivo do evento é apresentar o Relatório GEO-Marabá (Global Environmental Outlook), que traz perspectivas do Meio Ambiente Global, indicando a situação urbana ambiental de Marabá e o Relatório de Avaliação das Vulnerabilidades Ambientais, locais, indicando os problemas ambientais, causas, impactos na população e na economia urbana e as respostas do poder público e da sociedade civil.

O Relatório GEO resultou de um convênio da Prefeitura de Marabá com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, UM-Habitat/Rolac (programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos) e Ministério do Meio Ambiente e Ministério das Cidades.

Sebastião Almeida, da Coordenação do Plano Diretor, disse que a Consulta Urbana é importante para Marabá, pois desse encontro com diversos segmentos sociais será produzido o documento Pacto Urbano, pelo qual os participantes comprometem-se com a luta por melhores condições ambientais em Marabá.

ENCHENTES E HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL

Durante a Consulta Ambiental haverá palestras importantes para a sociedade marabaense, entre elas a palestra sob o tema “Enchentes e Habitações de Interesse Social”, que será ministrada pelo engenheiro agrônomo Sebastião Almeida, da Coordenação do Plano Diretor.

Sebastião Almeida disse que constitui um desafio para Marabá a implantação de um Plano Municipal de Habitação de Interesse Social articulado com o Plano de Redução de Vulnerabilidade às Enchentes, pelo qual algumas áreas da cidade situadas abaixo da cota 82, cota média aproximada atingida nos últimos anos, tenham suas cotas elevadas através de aterramento hidráulico, de acordo com políticas habitacionais, respeitando o meio ambiente.

EXPOSIÇÃO SOBRE MEIO AMBIENTE

A Pinacoteca Municipal “Pedro Morbach”, localizada na Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), apresenta durante o mês de junho a exposição O meio ambiente retratado em bico de pena. As obras são dos artistas Rildo Brasil, Domingos Nunes, Pedro Morbach, Antonio Morbach e Ronaldo Pimentel.

A equipe da pinacoteca explica que a inspiração desses artistas é voltada para a realidade que nem sempre é tão bela, mas mesmo assim é admirável numa obra de arte.

A coordenadora da pinacoteca, Wlaldiane Kiara, disse que a temática sobre o meio ambiente terá continuidade em julho, quando será exposta

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

Nenhum comentário: