15 fevereiro 2008

Boletim informativo Nº1288

TECENDO O SABER

A secretaria Municipal de Educação (Semed), Fundação Vale do Rio Doce (FVRD) e Fundação Roberto Marinho (FRM) realizam a formatura de 94 alunos do Projeto Tecendo o Saber. A solenidade será no Ginásio Poliesportivo Renato Veloso, amanhã, 15, às 19h.

Entre os presentes à cerimônia estarão o prefeito Tião Miranda, a secretária de Educação Kátia Américo Garcia e representantes da FVRD e FRM, parceiras no projeto.

A coordenadora do projeto pela Semed, professora Iolete Orquisa, explicou que as aulas do Tecendo o Saber são ofertadas para jovens e adultos em 10 turmas em 09 escolas da cidade. São quatro escolas na Cidade Nova; duas na Velha Marabá e três na Cidade Nova.

O Tecendo o Saber atende jovens e adultos no ensino de 1ª a 4ª série (1º ao 6º ano do Ensino Fundamental). As fundações fazem o acompanhamento direto do programa em Marabá, ofertaram cursos de formação as professores em 4 módulos relacionados à leitura e escrita. As atividades incluem temas como meio de comunicação, emprego e solidariedade, cultura e meio ambiente. Cada aluno recebe as aulas através de vídeo em tele-salas e 2 livros de leitura e reflexão, também participam de diversas atividades em grupo.

RESSOCIALIZAÇÃO PELO TECENDO O SABER

O Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes também oferece ressocialização dos detentos, através projeto Tecendo o Saber. Vinte detentos participaram das aulas e receberam acompanhamento psicológico.

A sala de aula no Crama é dotada de 30 carteiras, quatro ventiladores, um quadro negro, um televisor, um aparelho DVD e um kit com 20 livros, lápis e borrachas. Dentro da metodologia do Tecendo o Saber, os alunos cursam da 1ª à 4ª séries em um ano, o que motiva os presos-estudantes a concluírem essa etapa em apenas 25% do tempo.

O programa Tecendo o Saber é resultado da parceria entre a Fundação Roberto Marinho (FRM), a Fundação Vale do Rio Doce (FVRD) e o Ministério da Educação. Possibilita a conclusão, em menos tempo e com qualidade, das primeiras séries do ensino fundamental. O material didático usado integra livros para alunos e professores e vídeos como material de apoio. O Instituto Paulo Freire foi parceiro na elaboração dos textos dos 12 volumes que compõem a coleção de material impresso.

FORMAÇÃO TÉCNICA PARA TECENDO O SABER

Professores de escolas municipais de Marabá participaram de cursos de formação técnica para participar do projeto Tecendo o Saber. As formações foram realizadas na Biblioteca do Professor, na Marabá Pioneira. Num dos cursos realizados em Marabá esteve como palestrante a técnica em Educação da Fundação Roberto Marinho, Antonieta Alencar, com propostas pedagógicas do projeto, além de Renata Nogueira, da ONG Alfabetização Solidária, que monitora as atividades, e Ana Sena, da Universidade Federal do Pará.

Após a formação as aulas foram ministradas em tele-salas. Ao todo, 960 alunos do Pará acompanharam as aulas nas 32 tele-salas instaladas nos quatro municípios paraenses: Marabá, Eldorado do Carajás, Parauapebas e Curionópolis. O Tecendo o Saber é uma iniciativa da Fundação Vale do Rio Doce e da Fundação Roberto Marinho, com o apoio do Ministério da Educação. Trata-se de uma parceria com as secretarias de Educação dos municípios contemplados para a implementação do projeto nas escolas da rede municipal de ensino.

SMS DOA ALIMENTOS ARRECADADOS

Os 1.200 quilos de alimentos arrecadados com a venda de abadás do Bloco da Saúde estão sendo doados esta semana para as pessoas carentes cadastradas nos diversos programas mantidos pela SMS – Secretaria Municipal de Saúde –, conforme foi sugerido no projeto de carnaval deste ano.

Segundo o secretário de Saúde, Pedro Corrêa Lima, é sempre bom poder ajudar ao próximo, ainda mais quando a pessoa é doente crônico e está em dificuldade financeira, como é o caso dos pacientes cadastradas na Divisão de Tuberculose e Hanseníase.

A tonelada de alimentos será distribuída entre os hansenianos; soropositivos, atendidos pelo Centro de Testagem e Aconselhamento; doentes mentais cadastrados no Centro de Atendimento Psicossocial; e hemofílicos tratados na Clínica de Doenças Renais.

EVENTOS

Seminário – Na sexta e sábado (15 e 16), no auditório do Ministério Público do Pará, acontece o I Seminário de Psicanálise de Marabá. O evento, patrocinado pela Unimed e Climec, tem como palestrante a psicanalista Elizabete Bittencourt.

A abertura, às 19h de sábado, o tema é "Se entregar de corpo e alma ou de corpo com alma", é destinada ao público em geral.

No sábado, às 9h, sob o tema: O nascimento da Psicanálise – Transferência e Histeria – é destinado a psicólogos e profissionais ligados à psicanálise. Mais informações 3322-4860/91327505 e 9663-9396.

Saúde do Trabalhador – Em alusão ao Dia Internacional de Combate às Lesões por Esforço Repetitivo, a transcorrer em 28 de fevereiro, o Cerest – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – promove palestra sobre esse tipo de lesão e distúrbio ósseo muscular.

O encontro acontece no Auditório Eduardo Bezerra, da Secretaria Municipal de Saúde, no horário das 9h às 12h, e terá como palestrante o fisioterapeuta Gustavo Célio Rodrigues.

Congresso – No período de 27 a 30 de abril acontece no Hangar, em Belém, o Congresso Médico-Cirúrgico Amazônico – Saúde e Meio Ambiente Compromisso Pan-amazônico e Responsabilidade de Todos.

O evento é uma realização da Sociedade Paraense Médico-Cirúrgica, com patrocínio do G0verno do Estado, através da Sespa. Maiores informações no site www.congressomedicocirurgico.com.br.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

Nenhum comentário: