02 fevereiro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1054

REUNIÃO
Hoje, 31, às 15h, a secretária municipal de Educação, Kátia Américo Garcia, reúne-se em Belém com o secretário de Estado de Educação, Mário Cardoso, para discutir convênios firmados na gestão anterior do governo do Estado, mas que tiveram repasses financeiros paralisados. Kátia apresenta ainda a Cardoso a necessidade de ampliar turmas de Ensino Médio para a zona rural de Marabá, uma vez que muitos alunos que terminam a 8ª série na rede municipal ficam sem estudar porque a 4ª URE não tem como atender a demanda sempre crescente.
Acompanham Kátia na audiência com o titular da Seduc a nova diretora da 4ª URE, Irene Ribeiro, e ainda o deputado estadual João Salame (PPS), que mostrou interesse em ajudar a resolver as questões pendentes da educação de Marabá.
TREINAMENTO
Encerra hoje, um treinamento para coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino que atuam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Segundo a Diretora de Ensino da Semed (Secretaria Municipal de Educação) Vera Froz, o objetivo é discutir com os 54 coordenadores as competências e habilidades de cada disciplina.
Nos dias 7 e 8 de fevereiro as aulas serão paralisadas nas escolas para que os coordenadores pedagógicos possam discutir os eixos temáticos de todas as disciplinas com os professores para que todos possam ter condições de desenvolver trabalhos com os professores de suas respectivas escolas. “É um momento de planejamento muito importante. Nos primeiros 15 dias de aulas os professores conheceram seus alunos e agora poderão planejar baseados na realidade de suas turmas”, explica Vera Froz.
CARNAVAL
Na segunda-feira, 29, dirigentes de sete blocos carnavalescos de Marabá receberam da prefeitura notas de empenho no valor de R$ 2,7 mil cada como ajuda de custo para levar às ruas cerca de 300 foliões. O valor será utilizado para ajudar na aquisição de abadás, estandartes, alegorias e também produção de enredo.
O desfile de carnaval em Marabá será no período de 17 a 20 de fevereiro, no largo da Santa Rosa, na orla Sebastião Miranda, Marabá Pioneira, no mesmo local do ano passado, onde cerca de 30 mil pessoas estiveram presentes à festa momesca.
O secretário de Cultura Wilson Teixeira apresentou a planilha de custos para o carnaval 2007, para a qual o prefeito Sebastião Miranda autorizou o gasto de R$ 130 mil. Os maiores gastos serão com contratação de seis bandas (duas de Belém e quatro da região), sonorização e ajuda de custo aos blocos.
Wilson Teixeira reconhece que o valor da ajuda de custo não é o que os dirigentes de blocos esperavam, mas acredita que estes poderão angariar mais recursos para ajudar nas despesas com venda de abadás e apoio do comércio local. Os sete blocos que receberam ajuda de custo da prefeitura são: Chapéu de Couro, Mamãe eu Quero, Tarrabufados, Copo Furado, Cachaça e Cia., Gaiola das Loucas e Tradição do Maneco. Os estreantes Carrinho de Mão, A Diretoria e Boleiros da Cidade Nova não recebem ajuda oficial.
NOVA EXPOSIÇÃO NA PINACOTECA
A Pinacoteca Municipal de Marabá “Pedro Morbach” apresenta a Exposição “Os Tipos Humanos Retratados a Bico de Pena”, no período de 2 a 28 de fevereiro. A abertura oficial será dia 2, às 9:30h, no Salão de Exposições da Fundação Casa da Cultura. A exposição traz obras dos artistas marabaenses Rildo Brasil, Pedro Morbach e Domingo Nunes.
ESCOLA DE MÚSICA DA CASA DA CULTURA
Na próxima segunda-feira, 5 de fevereiro, começam as aulas da Escola de Música “Moisés Araújo”, na Casa da Cultura. Estão matriculados 200 alunos e foram abertas mais 60, ontem, 30, após a contratação de um novo professor de violão, Diones Rodrigues Marinho, ex-aluno daquela escola.
A coordenadora Júlia Lino Barbosa disse que a contratação de Diones foi possível graças à parceria com a Fundação Carlos Gomes, que oferece a bolsa ao professor. “Diones sempre foi dedicado à musica, já estudou na Escola Moisés Araújo, participou de cursos pela Fundação Carlos Gomes, ministra aulas de violão na Escola Sol Maior e acompanha um grupo musical de pagode. É gratificante ver que a Escola gera novos profissionais na área musical”.
As turmas serão divididas em dois níveis: Nível 1- Os alunos têm aula de musicalização, flauta doce e canto-coral; Nível 2- os alunos tem aula de musicalização, teclado e instrumento de banda. Agora também tem turma especial para aprendizagem de violão.
Os professores que trabalham na Escola de Música “Moisés Araújo” são Júlia Lino, Nilcilene Braga, Karina Cardoso e Diones. Por enquanto estão sendo acertadas as contratações de mais quatro professores, dois aprovados no último concurso da prefeitura e dois que serão contratados através de parceria com a Fundação Carlos Gomes.
A coordenadora da Escola, Júlia Lino disse que as expectativas para o ano de 2007 são muito boas. “Para a gente que ama a educação, ensinar os alunos da Escola de Música e trabalhar a musicalidade é sempre muito prazeroso”.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: