02 fevereiro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1056

ISS ELETRÔNICO
A prefeitura de Marabá convida todos os contadores de Marabá a participar amanhã, às 9h, 3 de fevereiro, da palestra de lançamento do ISS eletrônico em Marabá, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. A palestra será proferida pelos consultores Marcos Aurélio de Paula, da Precisa (Uberlândia/MG) e Darci Aires.
O ISS eletrônico é um sistema informatizado que vai permitir ao contador/contribuinte transmitir dados, via internet, não necessitando ir mensalmente ao Centro de Arrecadação da Prefeitura prestar contas de blocos de notas fiscais de suas representadas.
Esse novo sistema terá como principais vantagens, além da rapidez e praticidade, a economia de tempo e deslocamento de pessoal. Trata-se de serviço pioneiro no interior do Pará. Foi implantado com sucesso em cidades como Uberlândia e Uberaba, em Minas Gerais.
INAUGURAÇÕES
Na próxima semana, o prefeito Sebastião Miranda Filho entrega mais duas importantes obras à população de Marabá: a Escola “Pequeno Príncipe” e o Centro de Atenção à Criança e Adolescente (CEACA). A inauguração da escola completamente transformada será dia 9 de fevereiro e a do CEACA, no dia 10.
A Escola “Pequeno Príncipe” passou por uma reforma completa em sua estrutura. A escola tem pintura nova, piso, forro, novas instalações elétricas e recebeu a ampliação de 4 salas de aula. A reforma realizada através de um convênio entre Prefeitura de Marabá e Governo do Estado vai beneficiar 1300 alunos daquele estabelecimento de ensino. A escola atende 600 alunos do Ensino Fundamental e 700 alunos do Ensino Médio.
As aulas do Ensino Fundamental iniciaram dia 31 de janeiro e as do Ensino Médio, começaram ontem, 1º de fevereiro.
INAUGURAÇÃO DO CEACA
O prédio construído em amplo térreo junto ao CAIC (Folha 13) comporta, no que tange ao Ceaca, sala de aula, brinquedoteca, artesanato, sala de pintura, oficina de brinquedo, coordenação, atendimento, três banheiros (um para portadores de necessidades especiais), cozinha e sala de informática.
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) terá sala de recepção, atendimento individualizado para psicólogos (2), assistente social (1). Todos os móveis e equipamentos já foram adquiridos, estando apenas na dependência da agenda do prefeito Tião Miranda para sua inauguração.
Além do atendimento fixo, o CRAS também está incumbido de trabalho externo com as famílias em situação de vulnerabilidade social daquela área. Os casos que não têm solução in loco, devem ser encaminhados para programas específicos na Seasp.
MOTIVAÇÃO E QUALIDADE
A parceria entre a Universidade Adventista de São Paulo e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para a promoção de palestras de incentivo ao funcionalismo da finalística da saúde pública, acerca do tema Motivação e Qualidade de Vida, iniciadas em meados de janeiro, encerram-se na segunda-feira (5), no Centro de Saúde Mariana Moraes, depois de passar por praticamente todos os centros de saúde, auditório da SMS e Hospital Municipal de Marabá.
Nesta sexta-feira, 2, a equipe da Universidade Adventista profere palestras pela manhã no CAPS (Centro de Assistência Psicossocial) e, a partir do meio dia, no Centro de Saúde Amadeu Vivácqua, em São Félix II.
AÇOUGUES E FARMÁCIAS
Com o retorno das férias de toda a equipe da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), retornam na segunda-feira, 5, as fiscalizações nos açougues e drogarias de Marabá, com vista ao licenciamento anual. Algumas farmácias já se antecipam com o pedido de renovação do licenciamento anual, que vence em 31 de março. Aquelas que não se licenciaram em 2006, portanto, na ilegalidade, estão sujeitas à interdição.
Marabá tem hoje 92 farmácias e drogarias cadastradas na Vigilância Sanitária, a maioria delas apta a pleitear novo licenciamento. Quando foi iniciado o controle desse serviço no município eram 102 estabelecimentos e, segundo Daniel Soares, coordenador da Divisa a quantidade de drogarias ainda é muito alta, o ideal seria em torno de 60 estabelecimentos.
Diante dessa situação, Daniel acredita que até o final de março esse número deverá ser reduzido para 80 farmácias, em conseqüência da falta de condições exigidas para o funcionamento. E até o final do ano é provável que sejam reduzidas à quantidade ideal a população do município.
Quanto aos açougues, a fiscalização tem como objetivo fazer cumprir a adequação da venda de carne bovina às normas da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. De acordo com Daniel Soares, muitos açougues já se adequaram e requereram licenciamento; outros estão em fase de conclusão das exigências da portaria da Anvisa, que disciplina a maneira correta de como deve ser o ambiente, equipamentos e recursos humanos necessários ao manuseio desse tipo de alimento.
ESTERILIZAÇÃO HOSPITALAR
Dirigido a enfermeiros, técnicos e estudantes de enfermagem, a direção de enfermagem do Hospital Regional do Sudeste do Pará, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove o I Encontro de Esterilização do Sudeste do Pará, a acontecer no dia 9 de fevereiro, no auditório Eduardo Bezerra.
Valor da inscrição: nível superior, um quilo de leite; nível médio e estudantes, um quilo de alimento não perecível (exceto sal). As inscrições serão realizadas momentos antes da abertura do evento, prevista para as 8 horas da próxima sexta-feira.
Programação: esterilização, limpeza e desinfecção; processos de esterilização a vapor saturado, calor seco e peróxido de hidrogênio; monitoramento do processo de esterilização a vapor; e modelos de registros.
O encontro tem como palestrantes Terezinha Neide de Oliveira, enfermeira do Hospital Geral César Carls (Fortaleza – CE); Eliana Lobato, enfermeira do Hospital Metropolitano (Belém – PA); e Cândido Freitas, enfermeiro da 3M do Brasil (São Paulo – SP), empresa fornecedora de equipamentos para esterilização.
ENTREGA DE PCCU
Reiniciou na quinta-feira, 1º, e vai até 17 deste mês a entrega de resultados de exames preventivos do colo do útero em pelo menos 12 vilarejos da zona rural. A conclusão do trabalho, no entanto, pode atrasar em virtude da elevada quantidade de chuva na estrada do Rio do Preto.
A equipe da Divisão Extra-muro da SMS, na impossibilidade de enviar médico nessas ações, este é substituído por enfermeiras na entrega dos resultados e orientações às possíveis pacientes de doenças sexualmente transmissíveis. As mulheres com alteração celular não recebem o resultado onde moram, elas são orientadas a vir a Marabá confirmar o exame e, se realmente for positivo, iniciar tratamento.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: