20 março 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1081

VIGILÂNCIA SANITÁRIA X AÇOUGUES
No decorrer da semana passada mais de 300 quilos de carne exposta de forma irregular foram apreendidos pela Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que iniciou dia 13 uma nova fase de fiscalização de açougues, com vista ao cumprimento da legislação vigente sobre a comercialização de carne bovina.
A Divisa está de olho principalmente quanto à exposição de carnes in natura ao ar livre, carne pré-moída e carne-de-sol exposta sem proteção. Também fazem parte da fiscalização a higiene do ambiente e dos servidores dos açougues, que devem estar de jaleco, calçados de sapato fechado e gorro.
A fiscalização também visa a interdição dos açougues que não se ajustaram ao padrão exigido pela Anvisa. Segundo o coordenador da Divisa, Daniel Soares, a maioria dos estabelecimentos de venda de carne preparou a estrutura, mas uma parte não requereu licenciamento. Esses que relutam para se regularizar terão prazo de três dias para fazê-lo, sob pena de ter a venda interditada. Outros serão obrigatoriamente fechados porque não tiveram condições de fazer as adaptações.
No período de 13 a 16 deste mês a fiscalização concentrou-se nos açougue dos núcleos Pioneiro (Centro, Cabelo Seco, Santa Rosa e Santa Rita) e Cidade Nova (Cidade Nova, Novo Horizonte, Belo Horizonte, Laranjeiras, Liberdade e outros). Esta semana a fiscalização estará nos núcleos Nova Marabá, São Félix e Morada Nova.
A carne apreendida, por motivos óbvios, não pode ser doada, embora muita gente esteja necessitando, principalmente os desabrigados da enchente. Porém, não há como obter um laudo técnico sobre as condições do produto, que está moído ou em pedaços, por isso, toda a carne apreendida será incinerada na próxima sexta-feira.


BPC TEM AGENDA FECHADA ATÉ JUNHO
Idosos e portadores de deficiência que precisam requerer o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não poderão fazê-lo até o mês de junho, porque o INSS está com o agenda lotada, não podendo receber novos pedidos.
Em todos os plantões da Seasp – Secretaria de Assistência Social da Prefeitura – está lotado de pessoas ávidas por esse benefício, mas mesmo sendo feito o cadastro social, não há como agendar para que sejam atendidas na Previdência Social.
CONTROLE DE INALANTES
Está previsto para iniciar em 1º de abril a fiscalização para controle de inalantes, através da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), subordinada a Secretaria Municipal de Saúde, nos estabelecimentos que se credenciaram a venda de produtos de cola de sapateiro, thinner e adesivos que contenham substâncias inalantes, que afetam o sistema nervoso central, muito utilizados como droga por estudantes e meninos de rua.
Os comerciantes que já requereram licenciamento pediram um prazo para se adaptarem ao controle desse material. Porém, quem for pego vendendo clandestinamente terá seus estoques confiscados.
O comércio varejista deveria cumprir o que determina a resolução RDC nº. 345/2005 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde meados de junho/2006, porém foi concedido prazo de 180 dias para o setor se ajustar à regulamentação.
Com as novas regras, fica proibida a venda destes produtos para menores de 18 anos. Todo estabelecimento comercial, que trabalha com esses produtos, terá de providenciar para cada uma das embalagens, um número de controle individual, que permita relacioná-lo à nota fiscal de compra. Tal medida visa o controle da quantidade disponível em estoque.
Além disso, a resolução determina a identificação do comprador. No ato da venda, será preenchida uma ficha, elaborada pela Anvisa, onde constam o número do documento de identidade, assinatura do comprador e dados como data da venda, o nome do estabelecimento, o número de controle e o produto que foi vendido.
A indústria, por sua vez, já está lançando no comércio os mesmos produtos sem o cheiro característico, o que deve contribuir para a redução do uso de thinner e cola como entorpecente.

CONVIVER TEM TERAPEUTA OCUPACIONAL E PSICÓLOGA
Os cerca de 490 idosos assistidos pelo Projeto Conviver, mantido pela Seasp, agora contam com os serviços de uma terapeuta ocupacional e duas psicólogas para orientá-los nos casos de stress e depressão, o que tem ocorrido com freqüência em razão da morte de entes queridos e também por doença.
Também no sentido de melhorar o nível de vida dos idosos, a Seasp oferece opções variadas de atividades, como aulas de informática, agora com dois computadores, visto que ganharam mais um do Fórum de Marabá, e alfabetização de adultos, que vai até o 3º ano do Ensino Fundamental.
E ainda são ministradas palestras, sempre com temas variados, que neste período está ocorrendo as quintas-feiras à tarde. Na última delas foi abordado o tema Sexualidade na 3ª Idade e, anteriormente, a respeito da Campanha da Fraternidade.
Está previsto para o próximo dia 29, em parceria com o Colégio Alvorada, a apresentação de uma peça teatral. O forró, geralmente oferecido também às quintas-feiras, foi suspenso porque muitos idosos são tradicionais e não concordam com festas no decorrer da quaresma, devendo retornar no 12 de abril.
TROCA DE LÂMPADAS
O Departamento de Iluminação Pública (DIP) está fazendo a constante troca de lâmpadas dos postes da cidade. De acordo com Idelfran Aires, coordenador do DIP, a equipe inicia esta semana o trabalho de reposição na Folha 35, mas continua atendendo aos demais chamados da população nos outros bairros da cidade. “O nosso objetivo é deixar a cidade iluminada, que além de facilitar o tráfego nas áreas, contribui para diminuir a violência”.
No sábado, a Sevop adquiriu mais 100 reatores a serem utilizados na rede de iluminação pública. No período de chuvas, muitas vezes a equipe tem que parar o trabalho externo, pois a água é um grande condutor de eletricidade e pode provocar acidentes graves na equipe do DIP, mas a cada vez que tem estiagem, a equipe volta a fazer o trabalho externo.
ANIVERSÁRIO DE MARABÁ
Em comemoração aos 94 anos de emancipação político-administrativa do município de Marabá em 5 de abril, a Fundação Casa da Cultura organiza uma série de exposições com histórico e fotografias antigas e atuais de Marabá, a serem colocadas em pontos estratégicos da cidade.
As exposições históricas estarão na anti-sala do gabinete do prefeito, no Aeroporto e no Pátio Ferroviário. No coreto da Praça Duque de Caxias a partir do dia 5 de abril haverá exposições histórica, fotográfica e de lendas da região. As exposições históricas também ficarão disponíveis nas escolas que solicitarem. As escolas municipais “Josineide Tavares” e “Raimundo José de Souza”, no bairro Liberdade, são duas que já têm exposição confirmada sobre a história de Marabá.
MÚSICA NAS HOMENAGENS A MARABÁ
Na programação do aniversário de Marabá, em 5 de abril, o coral da Escola de Música “Moisés Araújo”, localizada na FCCM, homenageia o município em uma apresentação na Praça Duque de Caxias.
Na ocasião, apresentam-se também as bandas do Exército, da Polícia Militar e Shalom, grupos Yaguara e Mayrabá, Abadá Capoeira, projeto Dançando e Educando, do Cine Marrocos e haverá exposições de arte da Arma (Associação dos Artistas Plásticos de Marabá) e da FCCM.
SEVOP E SEMED ARTICULAM TRABALHO AMBIENTAL
Na semana passada, foi realizado o lançamento do Programa de Educação Ambiental a ser implementado na Marabá Pioneira com apoio de 11 Escolas públicas e particulares daquele núcleo. O objetivo do programa é promover ações de educação ambiental e sanitária que estimulem reflexões e mudança de comportamento, discutindo com os participantes a co-responsabilidade na melhoria da qualidade sócio-ambiental no referido distrito. O programa é articulado pela equipe do setor Social/Sevop e do Departamento de Ensino/Semed para incentivar a preservação do meio ambiente.
A pedagoga Irismar Sampaio, do Setor Social/Sevop, disse que a iniciativa busca levar às gerações presentes a importância de cuidar bem do planeta para melhor qualidade de vida.
O Programa será desenvolvido durante todo o ano. Serão realizadas 04 oficinas para professores, coordenadores pedagógicos e equipe operacional (servente e vigia) das escolas envolvidas, com a finalidade de disseminar informações referentes ao lixo e às soluções formuladas para reduzir ou evitar seus prejuízos.
A Assistente Social Marlene Santos, do Setor Social/Sevop, entre as ações do programa estão: Oficinas para professores; Produção de cartazes; adesivos; faixas; bottons; folhetos; exposição em bibliotecas; artigos para jornal escolar; artigos para imprensa/cartas ao editor; cartilha educativa; literatura de cordel; produção diversificada; “blitz” educativa e Avaliação.
A escolha dos locais das ações será feita de acordo com o andamento do programa de Educação Ambiental. As secretarias de Obras e de Educação farão o mapeamento dos pontos críticos que necessitem de mais conscientização. A proposta da campanha ambiental é que os alunos organizem com professores e coordenação pedagógica para ampliar a conscientização sobre o assunto.
DIA MUNDIAL DA ÁGUA
No próximo dia 22 de março, quinta-feira, comemora-se o Dia Mundial da Água, criado pela ONU em 1992. Este ano, o tema em discussão é “Lidando com a escassez de água”.
Um documento contendo compromissos a serem cumpridos sobre a gestão da água no Brasil deve ser entregue à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, na próxima quinta-feira (22), em um encontro promovido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Pesquisas recentes indicam que, se forem mantidas as tendências atuais, 70% da população mundial sofrerá com a escassez de água em 20 anos.
Os programas educativos desenvolvidos nas escolas municipais de Marabá, voltados para a preservação ambiental tratam também da importância da água potável para o ser humano.
NÍVEL DA ÁGUA
Em Marabá, hoje, 19, as águas do rio Tocantins amanheceram a 10,63m acima do nível normal, conforme medida hidrológica às 7h, o que representa um acréscimo de 23 cm de sexta-feira,16, até hoje.
Segundo a crendice popular, o rio atinge o ápice no dia de São José em 19 de março, a partir daí começa a regredir e volta ao seu nível normal. Na verdade, não se pode confiar nisso, mas na maioria das vezes as águas começam a baixar realmente neste período.
PREVISÕES CLIMÁTICAS
Segundo a Climatempo hoje será chuvoso durante o dia e à noite, com volume de chuva esperado de 20mm. Amanhã, sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite. Temperatura entre mínima de 24º e máxima de 30ºC.



PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: