20 março 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1082

TUBERCULOSE CONTRIBUIU PARA ÓBITOS
As mortes não são diretamente provocadas pela tuberculose (TB), mas em conseqüência dela, através das chamadas doenças oportunistas, que pegam o organismo já debilitado em suas defesas naturais e matam o indivíduo. No ano passado foram registrados 05 óbitos relacionados à tuberculose em Marabá.
O movimento da doença de Koch (descobridor do bacilo em 1882) em Marabá no ano de 2006 foi o seguinte: ocorreram 51 curas; 05 óbitos; 04 abandonos de tratamento; e 06 transferências. Em 2007 foram registrados 13 casos novos e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conta com 41 pessoas em tratamento este mês.
A TB é uma doença infecciosa causada por um micróbio chamado bacilo de Koch. É contagiosa, ou seja, passa de uma pessoa para outra. Ela atinge principalmente os pulmões, mas pode ocorrer noutras partes, como nos gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges.
Esta semana, em razão do Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, a transcorrer no sábado (24), a SMS intensifica em todos os centros de saúde a busca ativa de novos casos da doença, objetivamente envio de material para exame e respectivo tratamento das pessoas que estejam desenvolvendo infecções causadas pelo bacilo.
Também serão realizadas palestras educativas e outras atividades, com linguagem acessível ao entendimento da população, acerca da gravidade da TB, doença contraída anualmente no Brasil por cerca de 800 mil pessoas e quase 05 mil mortes.
SEMMA COMEMORA DIA DA ÁGUA
Em alusão ao Dia Mundial da Água, que acontece nesta quinta-feira, 22, a Prefeitura de Marabá através de parceria entre as secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Educação, promove extensa programação no decorrer desta semana educativa, visando a preservação das fontes de água potável.
Na quinta-feira, das 8 às 18 horas, acontecem duas atividades. A primeira delas numa escola do bairro Liberdade, tendo como público alvo crianças de 03 a 07 anos; à tarde a equipe desloca-se para a Vila Espírito Santo, onde dará palestra para os alunos da escola local e comunidade.
As equipes de educação ambiental, que terão as palestras proferidas pela coordenadora da Divisão de Vigilância Ambiental, Thays Mesquita, também utilizam recursos de teatro de fantoches e murais bem ilustrativos das situações de degradação de nosso ecossistema, a exemplo das queimadas, destruição de matas ciliares e outros aspectos de grande impacto ambiental na região.
SARAU EM HOMENAGEM A ARTISTA DE MARABÁ
Entidades de setores culturais de Marabá realizam um sarau até o final de março, como forma de cumprir a primeira etapa para realização da Conferência Intermunicipal de Cultura, que deve ocorrer em Marabá, no mês de junho.
O sarau foi decidido na sexta-feira (16), na secretaria municipal de Cultura e Desporto, com representantes da área de educação e de vários setores artísticos, entre eles o GAM (Galpão de Artes de Marabá). O secretário de Cultura e Desporto Wilson Teixeira, falou sobre o interesse do Estado em trazer para Marabá a Conferência Municipal de Cultura. Para isso, será necessária a realização do sarau até o final deste mês.
ATIVIDADES DA CONFERÊNCIA DE CULTURA
O local e as atividades a serem desenvolvidas devem ser definidos ainda esta semana, na segunda reunião entre as entidades para discutir a realização da I Conferência Intermunicipal de Cultura.
Wilson Teixeira informou que a Secretaria de Estado de Cultura deixou claro a necessidade das entidades locais homenagearem um escritor marabaense durante o sarau, que deve acontecer por ocasião da Feira Pan-Amazônica do Livro, em setembro. “O secretário Edílson Moura garantiu a realização de uma feira do livro em Marabá, com apoio e logística do Estado”.
Para que Marabá tenha boa representatividade na Conferência Intermunicipal, é necessário que cada categoria discuta as pautas a serem apresentadas no município e posteriormente na Conferência Estadual, em julho.
OFICINA DE FOTOGRAFIA
O Galpão de Artes de Marabá em parceira com a Fundação Curro Velho, de Belém e a prefeitura de Marabá inicia hoje, 20, um curso de fotografia: “Do artesanal ao Digital”, com o objetivo de formar agentes multiplicadores, com idade mínima de 18 anos.
A instrutora do curso é Simone Machado, da Fundação Curro Velho, que vai ministrar aulas até o dia 29 deste mês, de 14 às 20 horas, totalizando carga horária de 60 horas.
Segundo a direção do GAM, a pedida da instrutora, cada participante do curso deve levar uma máquina fotográfica comum (analógica), uma garrafa peti, uma lata de leite em pó e uma lupa com lente de aumento.
O curso de fotografia é um dos vários ofertados pelo GAM, Ponto de Cultura, que recebe financiamento do Ministério da Cultura. A entidade oferece ainda cursos de xilogravura, desenho, pintura, teatro, dança, música, serigrafia, cinema e artesanato.
NÍVEL DA ÁGUA
Em Marabá, hoje, 20, as águas do rio Tocantins amanheceram a 10,69m acima do nível normal, conforme medida hidrológica às 7h, na régua pluviométrica da antiga Portobrás. Segundo o Boletim da Eletronorte, o rio sofrerá pequena alteração, aumentando um pouco o volume de água nos próximos dias e torna a baixar no dia 25 de março. A previsão da Eletronorte é a seguinte:
21/03 - 10,69
22/03 - 10,88
23/03 - 10,87
24/03 - 10,79
25/03 - 10,69
O boletim também está disponível na Internet no site da Eletronorte, no endereço: http://www.eln.gov.br/usinas/bvn.pdf
PREVISÃO DO TEMPO
Para hoje o Climatempo prevê dia chuvoso tanto no período diurno quanto noturno. Para amanhã, sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite. Para quinta, sexta e sábado (22 a 24) sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. A precipitação média é de 15 mm de chuva/dia, sendo esperados 75 mm de chuva até sábado.



PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
http://www.maraba.pa.gov.br/ - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: