04 abril 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1090

RAIVA ANIMAL
A Secretaria Municipal de Saúde define hoje as estratégias para a imunização anti-rábica, com início previsto para o mês de abril. A intenção é vacinar mais de 32 mil animais domésticos, cachorro e gato, que são os principais receptores/transmissores do vírus no meio urbano.
Este ano, por recomendação do Ministério da Saúde, a vacinação anti-rábica vai acontecer de casa em casa. É bem mais trabalhoso, mas o resultado deverá ser bem melhor, segundo avaliou Lúcia Montebello, coordenadora do Programa Nacional de Raiva, inclusive teria ainda a vantagem de maior alcance, evitando o recrudescimento da doença, por culpa de muitas pessoas que não levam seus animais ao posto de vacinação.
Conforme o gerente do CCZ, Walder Melo, os casos de raiva animal estão diminuindo, não havendo notificação de novos casos da doença nas últimas semanas. Existe, no entanto, muitos resultados laboratoriais por chegar de Belém, o que deve aumentar o número de registros positivos.
CONFERÊNCIA DO PLANO DIRETOR
Amanhã, 31 de março, realiza-se no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde, Eduardo Bezerra, a Conferência do Plano Diretor Participativo de Marabá, a partir das 8 horas. O o prefeito Tião Miranda convida toda a sociedade civil organizada para o evento. A programação é a seguinte:
Credenciamento e identificação dos participantes, por seguimento social (o número de participantes a ser considerado para o cálculo da proporcionalidade ao final do credenciamento); formação da mesa diretora e pronunciamentos; leitura e aprovação do regulamento da Conferência; breve exposição sobre os objetivos e conteúdo do Plano Diretor, com destaque ao Sistema de Gestão e Plano de Trabalho; eleição de delegados; proclamação dos delegados indicados e eleitos; almoço.
À tarde será realizada a eleição dos membros do Conselho Gestor; adição de novas propostas à minuta do regimento interno do Conselho Gestor (votação pelos delegados do regimento do Conselho); inscrição e pronunciamentos em assuntos de competência da Conferência; encerramento.
ANIVERSÁRIO DE MARABÁ
A Secdetur divulga a programação cultural dos 94 anos de emancipação político-administrativa do município de Marabá a transcorrer dia 5 de abril. O secretário Wilson Teixeira confirma a realização do Café da Manhã no bairro Francisco Coelho (Cabelo Seco), onde a cidade nasceu, com Missa em Ação de Graças, apresentação da Banda do Centro de Formação Cine Marrocos e shows com os grupos de dança Yaguara e Mayrabá.
A programação do período de 4 a 13 abril é a seguinte:
4 de abril
A partir das 21h: No núcleo Cidade Nova - DJ Eudes Banda Prima Matéria (Rock); Banda Ki Doideira e Sertanejo.
5 de abril:
A partir das 7h: No bairro Francisco Coelho (Cabelo Seco) - Café da Manhã; Missa; Apresentação do Grupo Folclórico Mayrabá e Cia de Dança Yaguara; Apresentação do Projeto Dançando e Educando (Semed) e Banda Marcial (Semed).
Às 10h: Parada Militar (Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros), na Praça Osório Pinheiro, em frente à Prefeitura, Folha 31.
A partir das 15h: Praça Duque de Caxias – Mostra de Arte (ARMA, AMASP, Associação da Mulher de Marabá e FCCM); Dança (Grupo sócio-educativo – Semed); Apresentação da Banda do Exército Brasileiro; Apresentação do Coral da Igreja da Assembléia de Deus.
A partir das 20h: Centro de Formação Cine Marrocos, Marabá Pioneira, com o Show Canta Marabá, com os cantores da terra: Newiton, Dauro Remor, Nilva Burjack, Marcelo Morhy, Xavier de Marabá.
6 de abril (Sexta-Feira Santa)
Apresentação do filme Paixão do Cristo da Praça Duque de Caxias.
7 de abril (sábado) – Velha Marabá – Orla Sebastião Miranda, a partir de 21 horas – Trilogia, com Nilson chaves, Lucinha Bastos e Marcos Monteiro. E ainda Dj Kadson, Swing Moleque e outros.
13 de abril – Exposição No GAM (Galpão de Artes de Marabá) – “Pontais”, a partir das 18 horas.
APRECIAÇÃO DE ARTESANATO EM PALHA DE BABAÇU
Hoje, 30 de março, é o último dia para apreciação da exposição “Artesanato em Palha de Babaçu”, na Pinacoteca Municipal Pedro Morbach, que está sendo realizada na Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) desde 15 de março.
O presidente da FCCM Noé von Atzingen explica que os utensílios domésticos e brinquedos criados com palha de babaçu surgiram pela necessidade e pela falta de outros materiais, mas com um olhar apurado esses objetos não são apenas utensílios, mas sim obras de arte.Na exposição, a Casa da Cultura apresenta um artesão que mostrará como esse trabalho é confeccionado.
Remanescente do processo pré-industrial de produção, a elaboração artesanal é um mini-sistema de produção que está situado entre a arte popular e a pequena indústria. Tal sistema está subordinado ao meio ambiente, ou seja, à abundância local de determinada matéria prima, e representa uma alternativa de emprego e renda firmada na tradição: o indivíduo produz determinado objeto, de uma determinada forma como seus pais e avós faziam. A característica de artesanal não recai sobre o produto, mas sobre sua forma de elaboração.
EXPOSIÇÃO CULTURA INDÍGENA
A Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), através do Núcleo de Arqueologia e Etnologia de Marabá e Pinacoteca Municipal “Pedro Morbach”, promove a exposição Cultura Indígena – Sul de Sudeste do Pará, com abertura na próxima terça-feira (3), no Salão de Exposições da FCCM.
É uma oportunidade para conhecer detalhes sobre essa cultura, não apenas através de artesanato, mas também a música, agricultura e outras atividades muitas vezes desconhecidas do “branco”.
Na abertura da exposição, prevista para as 9h de terça-feira, serão exibidos vídeos relacionados aos hábitos indígenas e suas atividades, como Cotidiano da comunidae Aikewara, os castanhais dessa reserva, guerreiros fazendo flexas, família na coleta da castanha-do-pará, dentre outros.
NÍVEL DA ÁGUA
Hoje, 30, as águas do rio Tocantins amanheceram 10,76 acima do nível normal, o que representa um decréscimo de 6 cm em relação a ontem, às 7h. A partir de abril, a tendência é o nível das águas passarem a baixar definitivamente até retornarem ao nível normal.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: