04 abril 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1093

ANIVERSÁRIO DE MARABÁ
A programação cultural dos 94 anos de emancipação político-administrativa do município de Marabá a transcorrer dia 5 de abril, começa hoje à noite na Cidade Nova. A programação divulgada pela Secdetur é a seguinte:
4 de abril
A partir das 21h: No núcleo Cidade Nova - DJ Eudes, Banda Prima Matéria (Rock); Banda Ki Doideira e Sertanejo.
5 de abril:
A partir das 7h: No bairro Francisco Coelho (Cabelo Seco) - Café da Manhã; Missa; Apresentação do Grupo Folclórico Mayrabá e Cia de Dança Yaguara; Apresentação do Projeto Dançando e Educando (Semed) e Banda Marcial (Semed).
Às 10h: Parada Militar (Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros), na Praça Osório Pinheiro, em frente à Prefeitura, Folha 31.
A partir das 15h: Praça Duque de Caxias – Mostra de Arte (ARMA, AMASP, Associação da Mulher de Marabá e FCCM); Dança (Grupo sócio-educativo – Semed); Apresentação da Banda do Exército Brasileiro; Apresentação do Coral da Igreja da Assembléia de Deus.
A partir das 20h: Centro de Formação Cine Marrocos, Marabá Pioneira, com o Show Canta Marabá, com os cantores da terra: Newiton, Dauro Remor, Nilva Burjack, Marcelo Morhy, Xavier de Marabá.
6 de abril (Sexta-Feira Santa)
Apresentação do filme Paixão do Cristo da Praça Duque de Caxias.
7 de abril (sábado) – Velha Marabá – Orla Sebastião Miranda, a partir de 21 horas – Trilogia, com Nilson chaves, Lucinha Bastos e Marcos Monteiro. E ainda Dj Kadson, Swing Moleque e outros.
13 de abril – Exposição No GAM (Galpão de Artes de Marabá) – “Pontais”, a partir das 18 horas.
INAUGURAÇÃO DA ESCOLA JUDITH
O prefeito Tião Miranda beneficia a comunidade marabaense com a inauguração da Escola “Judith Gomes Leitão”, na Marabá Pioneira, no dia 05 de abril, às 17h, como parte da programação comemorativa dos 94 anos de emancipação político-administrativa de Marabá. A prefeitura de Marabá convida a população para a cerimônia de entrega da Escola.
A Escola dirigida por Margarida Bonjardim Porto passou por verdadeira transformação para melhor atender seus 1500 alunos da rede pública de ensino fundamental. São 12 aulas de ensino regular e uma de educação especial.
A escola ganhou um novo bloco de salas para abrigar o setor administrativo, além de reforma nas salas de aula. São salas da direção, vice-direção, coordenação pedagógica, orientação educacional, de professores e secretaria. Também está em construção um auditório com capacidade para 108 pessoas. Os serviços incluem a reforma de telhado, novas instalações elétrica e hidráulica, muro, pintura, biblioteca, nova cozinha, refeitório e banheiros.
CAMPANHA CONTRA A GRIPE
Com a intenção de vacinar 9.874 idosos contra gripe, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já iniciou os preparativos para início da campanha na zona rural, prevista para começar em 14 de abril. O Dia “D” ocorre no sábado, 28 de abril, mas na área urbana a campanha se estenderá de 23 de abril a 04 de maio, enquanto no campo prossegue até 11 de maio.
No ano passado, Marabá vacinou 90% da população com 60 anos ou mais. A campanha só não foi melhor porque há resistência de uma parcela da população em tomar a vacina, com medo de reações adversas, o que dificilmente acontece. Mesmo assim, é preferível ter um dia de indisposição a contrair gripe inúmeras vezes no ano. Apenas as pessoas alérgicas a ovo não devem tomar a vacina, o que é uma situação raríssima.
A meta do Ministério da Saúde é imunizar em todo o País cerca de 11 milhões de pessoas acima de 60 anos. Embora seja um gasto bem significativo, o governo economiza com a vacinação dos idosos porque evita despesas bem maiores com tempo de internação, em conseqüência de doenças oportunistas, como a pneumonia e outras doenças do trato respiratório, muito prevalente na faixa etária em referência.
MUNICÍPIOS DISCUTEM METAS DO PACTO
A discussão do pacto de saúde entre a 11ª Regional Proteção Social e as secretarias municipais dos 21 municípios que a compõem acontece desde segunda-feira (19) e prossegue até sexta-feira (23), no auditório “Eduardo Bezerra”, localizado nas dependências da SMS. O objetivo do encontro é discutir as metas do ano passado e elaborar as metas a serem alcançadas este ano.
Os municípios menores geralmente têm dificuldade para cumprir suas metas, devido à falta de recursos financeiros e consequentemente humanos. Os maiores, a exemplo de Marabá, Parauapebas, Tucurui e Rondon do Pará, têm mais facilidade, chegando até a ultrapassar os quantitativos que lhes firmados no pacto.
Um exemplo típico de meta alcançada em Marabá é o número de nascidos vivos no próprio município (4.880) 104,6%. Exemplo de meta não alcançada, graças a Deus, foi notificação de meningite, que o pacto 2006 previu 24 casos e foram registradas em Marabá 15 ocorrências. Em compensação o município ultrapassou praticamente todas as metas de vacinação.
PROJETO VENCENDO A VIOLÊNCIA
A Semed lançou o projeto “Vencendo a Violência”, na segunda-feira, 2,no auditório do Colégio Rio Tocantins (Caic) às 17h, com a presença da secretária de Educação Kátia Américo Garcia, alunos, pais, professores e coordenadores do projeto.
O objetivo do projeto é atrair ao ambiente escolar, 80 crianças que vivem em situação de risco social, para aprender judô em companhia de outras crianças, sob a supervisão de profissionais competentes.
A secretária Kátia Américo incentiva os alunos à prática do judô e aos pais a não desistirem da educação dos filhos, mesmo que uns aparentem dar mais trabalho que outros. “É a nossa missão como pais, apostar todas as fichas em nossos filhos”.
O projeto está sob coordenação do professor de Educação Física Dourival Marques. As aulas funcionarão na UEPA e No CAIC, com duas turmas de 40 alunos.
PREGÃO ELETRÔNICO
A Pregoeira do Município de Marabá Lucimar Andrade torna público a realização da licitação na modalidade Pregão nº. 013/2007-PMM, forma Eletrônico, menor preço por item, com abertura para hoje, 04 de abril, às 09h.
O objeto do Pregão Eletrônico é a contratação de empresa para prestação de serviços gráficos, em atendimento a Lei Federal n.º 8.666/93 e suas alterações e Lei n.º 10.520/02.
O edital completo pode ser adquirido no site www.comprasnet.gov.br. Maiores informações pelo fone (94)33225272 ou pelo e-mail cml@skorpionet.com.br ou na CML localizado na Fl. 32, Qd. 09, Lt. 01, N. Marabá. Marabá (PA), 22.03.2007.
INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
O Município de Marabá torna público a realização da Inexigibilidade de Licitação nº 003/2007-PMM, com abertura para o dia 26 de abril, às 9h. O objeto é a habilitação de pessoa jurídica para prestação de serviço médico especializado em gastro-enterologia, conforme Anexo I, do edital, em atendimento a Lei Federal n.º 8.666/93 e 9.648/98.
O edital completo pode ser adquirido na CML, localizada na Fl. 32, Qd. 09, Lt. 01, N. Marabá, das 08:00 às 14:00 horas. Informações pelo fone (94) 3322-5272. Marabá (PA), 22.03.2007.
NÍVEL DO TOCANTINS
As águas do rio Tocantins amanheceram a 9,90m acima do nível normal, conforme última medição feita na régua pluviométrica da Portobrás, às 7h. Observa-se uma seqüência de dias em vazante e provavelmente não haverá mais subida no nível das águas neste período do ano.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: