04 abril 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1091

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO ANIVERSÁRIO DE MARABÁ
A programação cultural dos 94 anos de emancipação político-administrativa do município de Marabá a transcorrer dia 5 de abril está bastante diversificada. O secretário de Cultura e Desporto Wilson Teixeira informa que as comemorações iniciam com a realização do Café da Manhã no bairro Francisco Coelho (Cabelo Seco), onde a cidade nasceu, com Missa em Ação de Graças, apresentação da Banda do Centro de Formação Cine Marrocos e shows com os grupos de dança Yaguara e Mayrabá.
A programação do período de 4 a 13 abril é a seguinte:
4 de abril
A partir das 21h: No núcleo Cidade Nova - DJ Eudes Banda Prima Matéria (Rock); Banda Ki Doideira e Sertanejo.
5 de abril:
No bairro Francisco Coelho (Cabelo Seco) às 7h: - Café da Manhã; Missa; Apresentação do Grupo Folclórico Mayrabá e Cia de Dança Yaguara; Apresentação do Projeto Dançando e Educando (Semed) e Banda Marcial (Semed).
Folha 31, em frente à Prefeitura, às 10h: Parada Militar (Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros), na Praça Osório Pinheiro.
Praça Duque de Caxias, na Marabá Pioneira, a partir das 15h: Mostra de Arte (ARMA, AMASP, Associação da Mulher de Marabá e FCCM); Dança (Grupo sócio-educativo – Semed); Apresentação da Banda do Exército Brasileiro; Apresentação do Coral da Igreja da Assembléia de Deus; Apresentação do Dançando e Educando (Semed) e Apresentação da Entidade Abada-Capoeira.
Centro de Formação Cine Marrocos, Marabá Pioneira, a partir das 20h: Show Canta Marabá, com os cantores da terra: Néviton, Dauro Remor, Nilva Burjack, Marcelo Morhy, Xavier de Marabá.
6 de abril (Sexta-Feira Santa)
Apresentação do filme Paixão do Cristo da Praça Duque de Caxias.
7 de abril (sábado) – Velha Marabá – Orla Sebastião Miranda, a partir de 21 horas – Trilogia, com Nilson Chaves, Lucinha Bastos e Marcos Monteiro. E ainda Dj Kadson, Grebbtetug e Swing Moleque.
13 de abril – Exposição No GAM (Galpão de Artes de Marabá) – “Pontais”, a partir das 18 horas.
INAUGURAÇÃO DA ESCOLA JUDITH
A prefeitura de Marabá fez uma verdadeira transformação na Escola “Judith Gomes Leitão”, na Marabá Pioneira. A escola será inaugurada no dia 5 de abril, no dia do aniversário de emancipação político-administrativa de Marabá, às 17h. A Escola Judith é dirigida por Margarida Bonjardim Porto e atende 1500 alunos da rede pública de ensino fundamental. São 12 aulas de ensino regular e uma de educação especial.
A escola ganhou um novo bloco de salas para abrigar o setor administrativo, além de reforma nas salas de aula. São salas da direção, vice-direção, coordenação pedagógica, orientação educacional, sala dos professores e secretaria. Também está em construção um auditório com capacidade para 108 pessoas. Os serviços incluem a reforma de telhado, nova instalação elétrica e hidráulica, muro, pintura, biblioteca, nova cozinha e refeitório e banheiros.
EXPOSIÇÃO DA CULTURA INDÍGENA
Amanhã, 3 de abril, às 9h, será aberta a exposição Cultura Indígena – Sul de Sudeste do Pará, na sede da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), Folha 31. O evento é promovido pela FCCM através do Núcleo de Arqueologia e Etnologia de Marabá e Pinacoteca Municipal “Pedro Morbach”. A abertura será no Salão de Exposições da FCCM.
A coordenadora do projeto “Música Indígena” (FCCM), Mirtes Emília, que já desenvolve um amplo trabalho no setor há mais de três anos, explica que a música precisa ser entendida contextualizada, porque tem todo um significado, que justifica os rituais indígenas. “Esta é uma oportunidade para conhecer detalhes sobre essa cultura, não apenas através de artesanato, mas também a música, agricultura e outras atividades muitas vezes desconhecidas de todos nós”.
Durante a mostra serão exibidos os seguintes vídeos relacionados aos hábitos indígenas e suas atividades: Cotidiano da comunidade Aikewara; Alimentação e algumas pessoas da comunidade; Os Castanhais da Reserva Aiekewara; Guerreiros fazendo flechas, Família no café da manha; Ciclo da Agricultura (roças e ritual); Coleta da castanha-do-pará na comunidade indígena Aiekewara (Este vídeo é indicado para assistir em abril, quando Marabá aniversaria, pois a colheita da castanha-do-pará faz parte da história de Marabá).
Mirtes Emília informa que após o dia de abertura os filmes serão exibidos em horário marcado para o público que tiver interesse. As escolas podem marcar horário pelos fones (94) 3322-2315/4176 para levar alunos para conhecer um pouco mais sobre a cultura indígena.
VALORIZAÇÃO DA MÚSICA INDÍGENA
Mirtes Emília pesquisou atividades na tribo Xicrin, fazendo um levantamento do calendário anual das festas indígenas; um relato da participação da mulher nessas festas relacionada ao aspecto histórico-cultural. Suas diversas visitas às tribos proporcionaram a elaboração dos vídeos sobre a cultura indígena.
Ano passado esteve na Festa da Mandioca com os Xicrin, onde fez imagens sobre o ciclo da agricultura. O vídeo levou mais de um ano para ser montado, pois mostra desde o período de caieira, plantio e colheita da mandioca, envolvendo os rituais que compõem cada fase. “Razão pela qual a música não pode ser descontextualizada”.
VISITA OFICIAL AO MUSEU EMÍLIO GOELDI
A coordenadora do projeto “Música Indígena” (FCCM), Mirtes Emília, esteve recentemente no Museu Emílio Goeldi, em Belém, onde foi recepcionada pelos doutores Ana Vilaci e Denny Moore. Na reunião, pode conhecer o trabalho realizado pelo museu em relação às tribos indígenas.
“Fiquei feliz ao saber que desenvolvemos um trabalho nos moldes do Museu Paraense, visto que lá a música indígena também é estudada dentro de um contexto. Apesar de não dispormos de muitos recursos financeiros, estamos caminhando para fazer um trabalho bastante rico em informações”.
OFICINA DE ANIMAÇÃO DE FESTAS INFANTIS
Na semana passada, realizou-se a Oficina de Produção de Animação de Eventos Infantis, para 30 pessoas, na sede da Casa do Professor, Marabá Pioneira. A oficina de Animação de Eventos Infantis foi ministrada pelo instrutor Marcelo Andrade, da Fundação Curro Velho (FCV).
Inicialmente, as vagas foram disponibilizadas aos professores de Artes da Semed, ao Galpão de Artes de Marabá (GAM) e palhaços da cidade. A realização do curso é resultado de uma parceria entre Prefeitura de Marabá, Secretaria de Cultura e Desporto e FCV.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: