02 outubro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº1191

ESCOLA ATIVA

Nos dias 25 e 26 de setembro realiza-se na Biblioteca do Professor, um curso de formação para 44 professores da zona rural de Marabá, sob a coordenação da professora Áurea.

A coordenadora da Biblioteca do Professor, Elaine Pacheco, disse que o curso tem por objetivo levar conhecimentos sobre formas diferenciadas de ensino.

A Escola Ativa é um programa do MEC, que se caracteriza como uma nova maneira de conduzir o ensino-aprendizagem. É oferecido material didático especial, de caráter modular; os alunos podem concluir de acordo com seu ritmo próprio; trabalham em grupo e são estimulados a participar da gestão da escola.

BIBLIOTECA DO PROFESSOR

Durante o mês de setembro, a Biblioteca do Professor dispõe de uma série de murais informativos com as comemorações do mês, como Dia da Árvore e Semana Nacional do Trânsito.

A coordenadora da Biblioteca, Elaine Pacheco, informou que mensalmente cerca de 320 professores e 500 alunos passam por aquele espaço, para pesquisar e conhecer a área de estudo. “Na Semana Nacional do Trânsito vamos distribuir material educativo a todos que passarem por aqui, para que as pessoas sejam orientadas para um trânsito seguro.”

SERRA DAS ANDORINHAS EM CHAMAS

O presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), Noé von Atzingen e um grupo de pesquisadores da Fundação estiveram esta semana no Parque Estadual Serra das Andorinhas, onde constataram muitos focos de queimadas.

Noé disse que o fogo toma conta do Parque e que a paisagem é de tristeza, desolação e muito calor. “As nascentes estão secas, pois os invasores do Parque derrubam e queimam a vegetação ciliar. Grande parte da vegetação de cerrado está queimada, boa parte da restrita vegetação de galeria que protegem as nascentes, também”.

Muitas carcaças de animais silvestres queimados são encontradas ao longo da Serra das Andorinhas. “Notamos que as cercas avançam dentro do Parque. Há criação de gado e novas invasões”, explica Noé.

O Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas é uma das mais importantes áreas de preservação da biodiversidade amazônica, criado em 25 de julho de 1996, pela Lei 5.982. As queimadas estragam a área.

DANOS À MAIOR CAVERNA DA SERRA DAS ANDORINHAS

Na excursão de estudos espelológicos realizada esta semana na Serra das Andorinhas, o Grupo Espeleológico de Marabá (GEM) constatou que o fogo e a fumaça causaram irreparáveis prejuízos à fauna da maior caverna do Pará.

O presidente da FCCM, Noé von Atzingen explica que ali havia a maior colônia de morcego Pteronotus Parnellii encontrada na região. “Boa parte dos morcegos estão mortos pelo chão e o restante simplesmente desapareceu. Os morcegos levavam material orgânico para a caverna e assim mantinham a rica diversidade biológica em seu interior. Agora morreu toda a fauna associada ao guano (excrementos das aves e morcegos quando estes se acumulam. Pode ser usado como um excelente fertilizante devido aos seus altos níveis de nitrogênio) produzido por eles”.

SEDE DO PARQUE SERRA DOS MARTÍRIOS/ANDORINHAS

A Sectam (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente) inaugurou recentemente a sede do Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas, em São Geraldo do Araguaia. A Professora Euzi Silva foi empossada como sua primeira diretora.

Noé explica que a ação da Sectam já é um avanço. “Mas não só as entidades ligadas à questão ambiental, mas a sociedade regional aguardam ansiosamente que a Sectam tome as providências necessárias para resolver estes graves problemas”.

As entidades abaixo estão à disposição para apoiar no que for necessário para minimizar este quadro de devastação no Parque:

FCCM -Fundação Casa da Cultura de Marabá

GEM - Grupo Espeleológico de Marabá

SOM - Sociedade dos Orquidófilos de Marabá

NAM- Núcleo de Arqueologia e Etnologia de Marabá

NEPAM - Núcleo de Educação Ambiental e Patrimonial de Marabá

FZB - Fundação Zoobotânica de Marabá

SEASP ENVIA PROJETOS SOCIAIS AO MDS

Um dos gargalos para a maioria das prefeituras no Norte e Nordeste brasileiro conseguirem recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) é a falta de projetos que justifiquem suas necessidades. Geralmente não são poucas, diante de uma sociedade carente, mas essas administrações não dão conta de elaborar os pedidos, ficando o dinheiro sem nenhuma função naquela pasta.

Segundo o próprio ministério, recurso existe, e muito, falta apenas os municípios apresentarem onde gastá-lo. Por isso, para aplicar ainda este ano, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp) apresentou dois projetos ao MDS para conseguir recurso de emenda parlamentar do deputado Asdrúbal Bentes e, um terceiro, para inserção no Orçamento da União de 2008.

Um dos projetos pleiteia equipamentos e veículo automotor para o Conviver, que trabalha com cerca de 500 idosos, parte deles sem atividade pela própria idade ou por doença, mas que precisam de exercícios físicos, cuidados médicos e locomoção para ter uma vida mais saudável.

Outro projeto requer equipamentos e veículo automotor para o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – o qual presta serviço às comunidades carentes do entorno das Folhas 11 e 12, na Nova Marabá, inclusive com assistência domiciliar. Esses dois projetos prevêem verba da ordem R$ 220 mil.

O terceiro projeto, para ser atendido em 2008, está ligado ao Colibri/Sentinela, refere-se à aquisição de equipamentos para atendimento social de média e alta complexidade para crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual.

DIA DA ÁRVORE

Começa na próxima segunda-feira (17) ampla programação em alusão ao Dia da Árvore, a transcorrer dia 21. Nesse período a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) vai desenvolver diversas atividades com a comunidade da Folha 33.

A programação será deslanchada, todos os dias desse período, no horário das 10h às 17h, tendo como palco a Escola Municipal Silvino Santis, a igreja evangélica Batista Bíblica, a igreja católica Menino Jesus e Praça da Folha 33, onde acontece replantio de árvores de pequeno e médio porte e plantas ornamentais.

É intenção da Semma chamar a atenção daquela comunidade para os benefícios que as plantas trazem à cidade. Por isso, com a contribuição dos moradores, será realizado o replantio na praça do bairro, inaugurada em janeiro deste ano, seguido de recomendações técnicas para a manutenção das plantas.

Benefícios – Uma árvore pode trazer muitos benefícios, desde a sombra aconchegante à folha de papel. As florestas plantadas (reflorestamentos) pelo homem devolvem a ele serviços e bens. Mas o equilíbrio tem que ser mantido com a preservação das matas nativas e a proteção dos mananciais, onde a flora e a fauna encontram ambientes diversificados.

Do ponto de vista econômico, diversos produtos são obtidos da árvore: madeira para as construções e mobiliário, celulose para o papel, carvão para as caldeiras, substâncias medicinais, óleos, resinas, gomas, essências, mel, frutos, flores e muitos outros.

Sob o aspecto ecológico, dela recebemos incontáveis benefícios: a proteção dos solos, rios, nascentes; a preservação da vida silvestre; a manutenção da qualidade de vida, e muito mais.

Por tudo isso, é da maior importância à conscientização e a contribuição de cada pessoa quanto o plantio de árvores e cuidados para que se desenvolvam. Existem cidades no sul do país que têm campanhas para cada habitante adotar uma árvore. Porto alegre, por exemplo, é das mais arborizadas e se utiliza desse recurso.

Segundo a coordenadora do Departamento de Educação Ambiental da Semma, essa idéia de adotar árvore já foi sugerida à população e Marabá, a comunidade se compromete, até cuida uns dias, mas depois esquece, os vândalos destroem, a seca mata os canteiros.

TEMPO E TEMPERATURA

Não há previsão de chuva para Marabá. Segundo o canaldotempo.com, de hoje (13) até 22 de setembro o tempo fica entre parcialmente nublado, encoberto a predominância de sol. A temperatura fica elevada, com máximas de 37ºC e umidade relativa do ar abaixo dos 40%, por volta das 14 horas.

A baixa umidade somada à fumaça, provocada pelas queimadas para renovação de pastos, prejudica a respiração e causa ardor nos olhos. Por causa da baixa visibilidade o avião da Gol não pousou hoje (13) pela manhã em Marabá. Deu duas arremetidas e seguiu para outro destino.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

Nenhum comentário: