02 outubro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº1196

MAIS UMA ESCOLA

Para atender necessidades da comunidade da Folha 35 e adjacências, de onde os alunos são obrigados a atravessar a Rodovia Transamazônica para estudar em escolas de ensino fundamental, o prefeito Tião Miranda, através do Decreto 285/2007-GP, declarou de utilidade público terreno de 3 mil metros quadrados para a construção de mais uma escola naquela área.

De acordo com o decreto em referência, datado de 17 de setembro, a desapropriação será feita em caráter de urgência, por via amigável ou judicial, estando a Procuradoria Geral do Município encarregada de promover as medidas necessárias à consecução do ato expropriatório; enquanto o levantamento topográfico da área e demais atos relativos à caracterização e localização do imóvel ficam sob responsabilidade da Superintendência de Desenvolvimento Urbano de Marabá.

EXPOSIÇÃO MARABÁ E SUAS LENDAS

A pinacoteca municipal Pedro Morbach, localizada na Fundação Casa da Cultura de Marabá, apresenta a Exposição “Marabá e suas lendas”, no período de 28 de setembro a 1º de novembro, de 8h às 18h.

A abertura da exposição será dia 28, às 9h, no Salão de Exposições da FCCM. Conta com obras dos artistas Netinho da Princesa, Rildo Brasil, Rita Correa e Thaís Vivacqua.

O presidente da FCCM, Noé von Atzingen, explica que as lendas e as estórias constituem importantes expressões folclóricas. “Através delas, o povo narra fantásticos fatos e acontecimentos que despertam o interesse popular”.

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA DIRETORES

Amanhã, 21, a Semed realiza o curso de formação para diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais. Os locais da formação são: Escola “Judith Gomes Leitão”, sob coordenação de Vera Froz; Biblioteca do Professor, coordenado Leia e Arley e Casa do Professor, sob coordenação de Conceição Silva. A formação será no horário de 8 às 12h e 14 às 18h.

A Semed oferece continuamente cursos de formação para profissionais da educação, em busca da melhoria do processo ensino-aprendizagem nas escolas do município.

VI TORNEIO DO SERVIDOR

O VI Torneio do Servidor Público, organizado pela Secretaria de Desporto e Turismo (Secdetur), tem início dia 25 de setembro, no campo da Asfem (Associação dos Ferroviários de Marabá). Os times que jogam na primeira rodada são: Semma x Semad, às 19:30h e CCZ x Obras, às 20:30h.

Dez equipes de jogadores de futebol, formadas por funcionários das secretarias municipais disputam na competição. Os times são Seagri e Cultura, Semed, HMM, Progem, Saúde, Semma, Semad, Obras, CCZ e DMTU.

A sexta edição do Torneio termina em 28 de setembro, dia do Servidor Público, a exemplo dos anos anteriores, na festa em homenagem ao servidor. Na ocasião serão distribuídos troféus e medalhas aos vencedores.

JOGOS ABERTOS DO PARÁ

Marabá vai sediar a terceira edição dos Jogos Abertos do Pará no período de 11 a 14 de outubro. Este ano conta com a disputa de futsal, handebol, voleibol, basquete, tênis de mesa e atletismo. O evento conta com patrocínio do Governo do Estado e Prefeitura de Marabá e está sendo organizado pela Secretaria Estadual de Esportes e Lazer (Seel) e Secretaria municipal de Desporto e Turismo (Secdetur).

Confirmaram participação nos jogos, os municípios de Breu Branco, Goianésia, Jacundá, Nova Ipixuna, Rondon do Pará, São Geraldo, São João do Araguaia, Tucuruí, Ulianópolis, Eldorado, Itupiranga, São Domingos e o município anfitrião, Marabá.

O coordenador de Desporto/Secdetur, Itamar Chaves, disse que este ano a competição deve apontar o melhor índice técnico, pois as equipes estão mais preparadas. “Os vencedores de cada categoria vão a Belém disputar a fase estadual, que dá direito aos campeões o direito de disputa a fase nacional, em cidade a ser definida”.

DEFENSORIA DA INFÂNCIA

Logo mais às 16h30 será inaugurado o Núcleo e Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente (Naeca), fruto de convênio entre a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp) e Defensoria Pública do Estado.

Segundo Ronaldo Batista Chaves, titular da Seasp, doravante todos os encaminhamentos jurídicos relativos à infância e adolescência serão feitos diretamente daquela secretaria, o que irá facilitar processos relativos à adoção e tudo que estiver afeto ao Estatuto da Criança e do Adolescente, inclusive para aqueles menores em conflito com a lei e respectivas famílias.

A Defensoria Pública, sob o coordenação de Mayanna Silva de Sousa Queiroz, somará esforços com outros órgãos da Seasp ou a ela ligados, como o Conselho Tutelar, Sentinela/Colibri e Espaço de Acolhimento Provisório, que através de uma equipe multidisciplinar, formada de assistentes sociais, psicólogos e pedagogos facilitarão as ações envolvendo crianças e adolescentes em risco social.

MATADOURO TERÁ DUAS INTERDIÇÕES

O matadouro Morada Nova, localizado às proximidades do núcleo habitacional de mesmo nome, deverá sofrer duas interdições, uma pelo Estado, através da Adepará (Agência de Defesa Agropecuária do Pará), e outra pela Seagri – Secretaria Municipal de Agricultura – em virtude de ter sido avisado da necessidade de adaptar-se às normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não ter se adequado no tempo hábil e continuar com matança para os açougues de São Félix e Morada Nova.

Francisco Gerardo, que ainda não teve o estabelecimento interditado, entrou na Justiça e ganhou liminar, dia 21 de agosto, para garantir o funcionamento do matadouro Morada Nova, alegando desconhecer quaisquer informações acerca das exigências da Anvisa. Acontece que, segundo o veterinário Neuder Wesley França da Silva, responsável pela inspeção de carne na Seagri, Gerardo participou de audiência no Ministério Público do Estado e assinou ata da reunião, comprometendo-se a adotar medidas saneadoras para adequação de seu abatedouro às normas de produção de carne bovina.

É interessante observar que carne e o leite e outros derivados in natura (couro, vísceras), produzidos na margem direita do Rio Tocantins, não deveriam ser vendidos na outra margem, em razão do controle da aftosa. Uma situação atípica para Marabá, que resultou em tratamento diferenciado para pecuaristas do mesmo município. No entanto, Neuder acredita que aos domingos, como não há abate no Frigonorte, único com o SIM – Selo de Inspeção Municipal –, gado abatido do outro lado do rio está sendo vendido principalmente no núcleo Nova Marabá.

A fiscalização de açougues está a cargo da Divisão de Vigilância Sanitária, que foi convidada pela Seagri a verificar essa situação conjuntamente. De acordo com Neuder, é fácil desmascarar o açougueiro que está burlando o esquema de inspeção, porque não havendo abate aos domingos, não existe carne fresca na segunda-feira. Além disso, o açougue é obrigado a apresentar documento da quantidade de carne e vísceras que adquiriu no Frigonorte.

TRANSPORTE INADEQUADO

Embora o abate de gado passe por inspeção no Frigonorte, que hoje abastece o município com cerca de 150 reses/dia, o transporte dessa carne até os pontos de vendas está deixando a desejar. Por isso, segundo Neuder Silva, os proprietários de caminhões baú foram convidados a fazer urgente adequação das carrocerias desses veículos e assim como os depósitos de vísceras, num prazo de 20 dias, tempo esse que deve terminar no início de outubro.

Ainda de acordo com Neuder, o Frigonorte comprometeu-se a concluir a instalação de câmara fria até o final do ano. A partir de então a matança será em quantidade maior, ficando estoque para abastecer o mercado de Marabá diuturnamente. Quando isso acontecer, a carne só poderá ser transportada em carrocerias com refrigeração.

TEMPO E TEMPERATURA

Para hoje (20) e os próximos 04 dias a previsão é de sol com algumas nuvens. Não chove, segundo o site Climatempo. A temperatura máxima pode chegar aos 37ºC; umidade relativa do ar também fica reduzida mais ou menos 38% entre 14h e 15 horas.

De acordo com o canaldotempo.com, hoje há predominância de sol em Marabá. A partir de amanhã o tempo estará parcialmente nublado. Não há possibilidade de chuva nesta quinta-feira.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

Nenhum comentário: