02 outubro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº1197

SEMANA DO TRÂNSITO

“A pressa é inimiga da perfeição”. O dito popular está diretamente relacionado com o trânsito, justamente porque grande parte dos acidentes é provocada pelo excesso de velocidade. Também é importante notar que a maioria desses desastres em Marabá acontece em pistas retas e bem conservadas, segundo dados do DMTU – Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano.

Pesquisa nacional mostra que ocorrem mais acidentes de trânsito nas cidades, mas são as ocorrências nas rodovias que causam mais estragos, maior número de vítimas porque, devido à alta velocidade, os impactos são mais violentos. No trecho urbano da Rodovia Transamazônica é onde mais acontecem acidentes com vítima fatais em Marabá.

É por isso que no decorrer desta semana, em todo o território nacional, os órgãos ligados ao trânsito fazem intensa campanha em prol da educação dos condutores de veículos automotores, com vista à prevenção de acidentes. Respeitar os sinais de trânsito, incluindo o limite de velocidade de cada pista, é de fundamental importância, porque esta é uma das regras mais desobedecidas deste país.

A educação no trânsito prossegue hoje (21) com a presença do Palhaço na Faixa, em frente ao INSS. Marabá, por incrível que pareça, está conseguindo um hábito de países evoluídos, ou seja, motoristas pararem na faixa para o pedestre atravessar a rua. Essa rotina também já provocou alguns acidentes, inclusive com vítimas fatais, porque o transeunte acredita que vai atravessar com segurança, mas é atropelado pelo condutor imprudente.

Na terça-feira, 25, o DMTU encerra a programação, a partir das 15h, com evento na Praça de São Félix de Valois, na Marabá Pioneira, reunindo cerca 50 estudantes de 10 escolas municipais, que participarão de brincadeiras, teatro de fantoche e de uma transitolância, uma representação em miniatura do trânsito ideal.

SEAGRI VAI ARBORIZAR ESCOLAS

Começa nesta sexta-feira (21), Dia da Árvore, a arborização das escolas municipais de Marabá, através da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri). Hoje, o plantio acontece na Escola da Vila São José, no Km-7 da Transamazônica (Sentido Itupiranga).

Segundo o titular da Seagri, Rubens Borges Sampaio, foi solicitado a Secretaria Municipal de Educação a relação das escolas que têm espaço e carecem de arborização para que, até o final do mandato de Tião Miranda, todas estejam beneficiadas.

A intenção do secretário de Agricultura é trabalhar três ou quatro escolas por mês, utilizando mudas de essências florestais (ipê, mogno e outras) e frutíferas a exemplo da manga e caju, o que deverá amenizar o calor nos próximos anos, melhorando principalmente as áreas de recreação.

Por sua vez, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) encerra sua campanha do Dia da Árvore, com replantio na Praça Menino Jesus, localizada na Folha 33. Aliás, toda a semana de atividades foi voltada para aquela comunidade, principalmente aos estudantes da Escola de Ensino Fundamental Silvino Santis.

A programação consistiu de teatro de fantoches (temas variados), oficina de reciclagem de papel e palestras sobre o aquecimento global.

TURISMO

A demanda de emendas parlamentares voltadas para o turismo no Pará foram encaminhadas à Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo. Ísis Mourão (coordenadora do Departamento de Turismo/PMM) disse que a informação foi dada pela presidente da Paratur Ann Pontes, em recente reunião feita em Marabá com representantes do Fórum Regional de Turismo.

Para Marabá, as emendas sugerem investimentos no valor R$ 120 mil para a implantação do Centro de Informações Turísticas e R$ 3 milhões para a implantação de um Centro de Convenções e Eventos no município.

Ísis explica que as propostas também tratam de verbas para implantação da sinalização indicativa dos atrativos turísticos em Marabá e da Reurbanização dessas áreas.

QUALIFICAÇÃO NA ÁREA TURÍSTICA

A Paratur anunciou cursos disponíveis aos municípios visando o Programa de Qualificação e Capacitação Profissional. São cursos técnicos e também de formação básica no setor turístico.

Para a Rota do Minério, está disponível o Curso de Qualificação de Agentes Multiplicadores para Enfrentamento à Exploração Sexual. A coordenadora do Detur/PMM, Ísis Mourão disse que os coordenadores de turismo dos municípios que fazem parte da rota, devem se reunir em breve para definir a localização do curso e as estratégias de divulgação. Os municípios da Rota do Minério são: Canaã dos Carajás, Parauapebas, Igarapé Mirim, Conceição do Araguaia, Itupiranga, Marabá e São João do Araguaia.

SÃO JOÃO NA ROTA DO MINÉRIO

A Paratur acatou a inserção do município de São João do Araguaia na Rota do Minério, o que representa um avanço para região, pois trata-se de mais um espaço turístico com belezas naturais a serem exploradas.

Francisco Araújo (assessor de turismo de Parauapebas e também coordenador da Rota de Minérios) deve encaminhar reunião com a participação dos demais coordenadores de Turismo da Rota do Minério, em breve, para tratar dos cursos a serem disponibilizados pela Paratur. Entre os cursos estão “Qualificação de prestação de serviços turísticos”; “Interpretação do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural”.

As datas para realização dos cursos serão discutidas pela assembléia do Fórum Regional de Turismo, a ser realizada em Jacundá, nos dias 25 e 26 de outubro.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

Nenhum comentário: