25 abril 2008

Boletim Informativo Nº 1334

O Trabalho Continua
Marabá, quarta-feira, 23 de abril de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1334
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

POSSE DO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE ENGENHEIROS
O engenheiro civil e arquiteto Carlos Brito toma posse como presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do sul e sudeste do Pará (ASSEASPA) na sexta-feira, 25, às 19:30h. A cerimônia será no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
Carlos Brito é servidor municipal, lotado na secretaria municipal de Planejamento, faz parte do Conselho Gestor do Plano Diretor e atua em projetos arquitetônicos em diversos pontos da cidade. Sua atuação serviu de base para a escolha pelos demais associados.
EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS E PLANO DIRETOR
Amanhã, 24 de abril, será realizada uma reunião do Conselho Gestor do Plano Diretor de Marabá, às 16h, na Câmara Municipal. A reunião é aberta a qualquer cidadão.
A pauta traz como itens principais a serem discutidos e votados: 1. Apresentação da proposta para LDO 2009, por Sebastião Almeida; 2. Apreciação da situação de um matadouro/frigorífico na área de expansão urbana na Nova Marabá (A área de expansão urbana no Plano Diretor está compreendida entre PA 150, rios Tocantins e Taurizinho); 3. Apresentação e discussão sobre o relatório técnico do Loteamento Residencial Morumbi.
Sebastião Almeida (Assessor de Planejamento e Orçamento e secretário executivo do Conselho Gestor), explica que a apreciação pelo Conselho das leis orçamentárias (PPA, LDO e LOA) antes de encaminhadas à Câmara Municipal, é uma exigência da Lei do Plano Diretor. Maiores informação na Seplan, pelo telefone (94) 3323-6311.
PESQUISA DE DEMANDA TURÍSTICA
No período de 02 a 07 de maio, o Departamento de Turismo em parceira com a Paratur realiza a Pesquisa de Demanda Turística Baixa Estação de Marabá.
A coordenadora do Detur, Ísis Mourão, informa que o Departamento está recrutando Pesquisadores/Estudantes, com idade a partir de 18 Anos, com Ensino Médio ou cursando 1º ano de Nível Superior, para trabalhar na aplicação de questionários no aeroporto de MARABÁ.
Os pesquisadores receberão treinamento e pagamento por aplicação de questionários. Inscrições no DETUR, no seguinte endereço: Trav. Carlos Leitão,290, Marabá Pioneira, de 8h às 14h ou pelos fones 3321.1829/3322.5238.
IDOSOS DO JAIME TÊM VACINA NA SEXTA
A vacina do idoso, destinada às pessoas de 60 anos ou mais, estará disponível em nos centros de saúde da zona urbana de Marabá neste sábado, 26 de abril, considerado o Dia "D" da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso que se estenderá até 16 de maio. Sob o tema "fique ativo, vacine-se contra a gripe", a imunização começou pela zona rural dia 15 deste mês e embora tenha a influenza como carro-chefe, também vai oferecer outros imunobiológicos, como o DT (contra difteria e tétano); contra pneumonia (pneumococos) – restrita a internos de hospital e asilos; e contra febre amarela.
O Centro de Saúde (CS) Jaime Pinto antecipa a abertura da Campanha na área urbana de Marabá para sexta-feira, 25 de abril, a partir das 15h (3 horas da tarde). O motivo da antecipação, segundo a diretora daquele CS, Solange Freire, é que ela recebe os idosos em grande estilo nos últimos quatro anos, quando realiza uma verdadeira festa, e ela acredita não ser possível preparar o evento, já em sua 5ª versão, para as 08 horas de sábado.
Para a festa de abertura da Campanha a diretora do CS Jaime Pinto convida a comunidade de 60 anos ou mais, residente no bairro Belo Horizonte, a comparecer na tarde da próxima sexta-feira para se imunizar, verificar a pressão arterial e também participar de um delicioso lanche, sorteio de brindes, música ao vivo (voz e violão – cortesia de Nilva Burjack) e outras atrações.
Solange tem um carinho todo especial com a pessoa idosa, gosta de fazer a abertura da campanha diferenciada, uma homenagem à turma da terceira idade, que além de receber o precioso imunobiológico, também participa de uma tarde festiva.
A intenção da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é imunizar mais de 12 mil pessoas contra gripe. No ano passado a SMS chegou aproximadamente a 90% da meta estipulada com o Estado e o CS Jaime Pinto foi um dos poucos locais que conseguiu ultrapassar a quantidade de imunizações que lhe foi determinada.
SEASP TEM AÇÃO DE SAÚDE AMANHÃ
Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a Seasp – Secretaria de assistência Social da Prefeitura – realiza nesta quinta-feira, 24, uma ação integrada de saúde para os mais 400 idosos cadastrados no Projeto Conviver. A ação também faz parte da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, que além da imunização vai oferecer consultas médicas, procedimentos odontológicos, teste rápido de glicemia e verificação de pressão arterial.
Segundo a coordenadora do Conviver, Onete Silva, também será oferecido lanche aos idosos e, como a ação de saúde se estenderá até o final da tarde, um sopão vai reforçar as energias daqueles que aguardam o atendimento a partir do meio dia.
TFD TEM MAIOR REDUÇÃO EM RESSONÂNCIA
Depois de inaugurado o atendimento no Hospital Regional (HR) do Sudeste do Pará, em outubro/2006, era de se esperar uma redução significativa no Tratamento Fora do Domicílio (TFD), mas isso não aconteceu de forma generalizada, apenas uma parte dos procedimentos sofreu grande redução, a exemplo de ortopedia (76% em 2007 com relação a 2005), não só devido aos serviços do HR, mas também em função do contrato do IOSP – Instituto de Ortopedia do Sul do Pará –, que atua no Hospital Municipal de Marabá.
No âmbito geral a redução do TFD, em razão das especialidades, foi pouco significativa, passando de 1.817 transferências em 2005 para 1.715 em 2006 e 1.614 no ano passado, ou seja, diminuição de 12,57% em relação a 2005. Oncologia, por exemplo, segue aumentando, porque antes não existia em Marabá especialista nesta área, por isso, o paciente corria risco de morrer antes de ser diagnosticado. Agora existem cerca de três pessoas com formação nesse setor. Por isso, a média mensal de TFD referente à oncologia passou de 33,7 por mês em 2005 para mais de 35 em 2008. Os cânceres que mais geram transferências de tratamento no município são do colo do útero e próstata.
A mais expressiva redução do TFD ocorreu em Ressonância Magnética, que caiu de 111 registros em 2005 para apenas 07 em 2007, redução de 1,486% em dois anos. Enquanto um dos maiores aumentos aconteceu na área de cardiologia, em especial cateterismo, passando 26 ocorrências em 2005 para 114 casos em 2007, um aumento superior a 338%.
A maioria dos TFD vai para Belém, aproximadamente 92%, enquanto 8% seguem para outros Estados. No ano passado, Belém recebeu 1.483 pacientes de Marabá. O volume de pessoas que ainda precisam da capital do Estado para tratamento é muito elevado, por isso há necessidade de urgente aparelhamento das casas de saúde e mão-de-obra especializada para resolver os problemas no próprio município.
No caso da ortopedia, as situações que vão para Belém, são pela simples falta de convênio com o SUS, porque só alguns médicos têm condições de fazer, mas com pagamento particular ou pela falta de estrutura do Hospital Regional. Trata-se de fraturas de crânio e joelho.
ENCONTRO DE COORDENADORES
Em Brasília, no período de 22 a 25 de abril, acontece o Encontro Nacional dos Coordenadores Estaduais, Municipais e Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição de 2008. O município de Marabá será representado pelo nutricionista Francisco Saraiva Pereira, responsável pela Divisão de Nutrição da SMS.
O evento, antes restrito às capitais, este ano também contempla municípios com mais de 200 mil habitantes. Marabá, para efeito de saúde, tem estimativa de 209 mil habitantes, por isso está enviando seu representante. Fazem parte da temática os seguintes assuntos: Mais Saúde, Nutrição nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, Programa Saúde na Escola, Organização da Nutrição na Atenção Básica à Saúde, Indicadores do Pacto, SISVAN web, financiamento, entre outros.
A nutrição, conforme Portaria nº 154, de 24 de janeiro de 2007 (Ministério da Saúde), integra os Núcleos de Apoio à Saúde da Família, os quais têm como objetivo ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade, apoiando a inserção da estratégia de Saúde da Família na rede de serviços do SUS.
Comércio de alimentos – Em Belém, no período de 22 a 25 de abril, ocorre o curso sobre Fundamentos de Higiene e Sanitização em Estabelecimentos de Produção, Industrialização e Comercialização de Alimentos. Participam Daniel Soares da Silva, Sandro Gava e Vandecinda Monteiro de Souza, da Vigilância Sanitária de Marabá.
TEMPO E TEMPERATURA
A umidade relativa do ar aproxima-se de 100% a partir de 23h desta quarta-feira, 23, mas é no período de meia noite às 4 h de quinta-feira que Marabá e região terão maiores chances de precipitação, segundo análise a partir de dados do canaldotempo.com, ou seja, é provável que se repitam as condições de ontem para hoje.
Conforme o Climatempo, o volume de chuvas para os próximos três dias é baixo, cerca de 10 mm/dia. Para sábado e domingo pode ocorrer aumento para média superior a 20 mm/dia. A temperatura pode chegar a máximas de 34ºC de hoje a domingo.



PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: