25 abril 2008

Boletim Informativo Nº 1335

O Trabalho Continua
Marabá, quinta-feira, 24 de abril de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1335
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

VELHA MARABÁ SERÁ RECAPEADA
Melhorar o fluxo de veículos e pedestres, beneficiar o comércio e recuperar vias que sofreram desgaste com as intensas chuvas e inundação, são alguns dos motivos que levaram o prefeito Tião Miranda a autorizar o recapeamento asfáltico de diversas ruas da Marabá Pioneira.
Dentre as vias que foram ou estão recebendo benefício estão Barão do Rio Branco, Getúlio Vargas, Magalhães Barata, Norberto de Melo, 5 de Abril, Antônio Maia, 13 de Maio, Carlos Gomes Leitão, João Abade, Travessa do Hospital, 15 de Novembro, Bartolomeu Igreja e Santa Terezinha.
Embora exista previsão de compor o recurso com outras fontes, a prefeitura está tocando o serviço com recursos próprios, porque a intenção é recuperar agora para evitar maior prejuízo no futuro, tanto aos cofres públicos como a terceiros.
VACINAÇÃO COMEÇA SEASP
Os idosos cadastrados no Projeto Conviver, mantido pela Seasp – Secretaria de assistência Social da Prefeitura – serão os primeiros a participar da Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe na zona urbana, nesta quinta-feira, 24, nas dependências da Seasp. Trata-se de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que além da vacinação oferece outros serviços de saúde como consultas médicas, procedimentos odontológicos, teste rápido de glicemia e verificação de pressão arterial.
O Conviver tem mais 480 idosos cadastrados, mas somente cerca de 300 participam rotineiramente das atividades promovidas pela Ação Social. A outra parcela é constituída de enfermos ou pessoas com idade muito avançada que não têm condições de se locomover até a Seasp, que oferece alfabetização, oficinas de artesanato, inclusão digital e lazer às quintas-feiras.
Segundo a coordenadora do Conviver, Onete Silva, também será oferecido lanche aos idosos e, como a ação de saúde se estenderá até o final da tarde, um sopão vai reforçar as energias daqueles que aguardam o atendimento a partir do meio dia.
O Dia “D” da campanha de vacinação contra gripe ocorre no sábado, 26, quando todos os centros de saúde estarão recebendo a população de 60 anos ou mais. A Secretaria de Saúde pretende imunizar aproximadamente de 12 mil pessoas.
Amanhã, 25, o Centro de Saúde Jaime Pinto abre sua campanha à tarde, a partir das 15h, quando os idosos também serão agraciados com música ao vivo, lanche e sorteio de brindes. Solange Freire, diretora daquele Centro de Saúde, recebe a turma da terceira idade do bairro Belo Horizonte em grande estilo na sua 5ª versão diferenciada.
TRANSFERIDA TERÇA-FEIRA AUDIÊNCIA DA CARNE
Prevista par acontecer ontem, 23, conforme Ofício nº 08/08, datado de 15/04/2008, da Presidência da Câmara Municipal, a palestra sobre a situação da carne bovina comercializada em Marabá foi transferida para o dia 29 deste mês, em razão da baixa presença dos edis e também para que tivesse maior abrangência na sociedade. O encontro, agora transformado em audiência pública, também deve contar com representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Secretaria Executiva de Agricultura do Pará (Sagri), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ministério Público do Pará, Ordem dos Advogados do Brasil, dentre outros.
Tendo como principal palestrante o veterinário Neuder França da Silva, coordenador do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), de responsabilidade da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), a audiência pública vai discutir sobre a qualidade da carne bovina consumida em Marabá que, devido liminar concedida pela juíza Maria Aldecy de Souza Pissolati, teve a inspeção suspensa no final de setembro de 2007.
Segundo Neuder, a carne bovina sem inspeção sujeita a comunidade a diversas doenças: raiva, tuberculose, brucelose dentre outras. E para quem aprecia vísceras, o risco parece ainda maior. No decorrer de setembro do ano passado, o SIM condenou mais de 2000 vísceras bovinas: 1035 pulmões, 77 corações, 337 fígados, 687 rins e 27 línguas.
Ainda de acordo com Neuder, muitos animais sequer chegam ao abate, são condenados no pátio do frigorífico porque estão visivelmente doentes. No caso dos matadouros clandestinos, estes são os primeiros a ir para a mesa do consumidor.
NÍVEL DO TOCANTINS
Estabilizado nas últimas 24 horas em 9,90 metros, o nível das águas do Tocantins ameaça um repique devido ao volume de chuvas deste período, que se configura acima do previsto pela meteorologia. Mesmo assim, o boletim de hoje da Eletronorte prevê vazante até dia 29, quando a régua pluviométrica deve assinalar 9,57 metros.
PREVISÃO DO TEMPO
Segundo o canaldotempo.com, o período de hoje (24 de abril) a 3 de maio ainda está sujeito a trovoadas esparsas, ou seja, as chamadas chuvas de manga, que acontecem em espaços isolados. O aumenta da umidade relativa do ar, a partir das 23 horas, é o momento mais propício para chover em Marabá, a exemplo do que tem acontecido nos últimos dias.
O site climatempo.com prevê aumento do volume de chuva até domingo, 27, quando pode chover mais 50 milímetros neste período. Depois a quantidade de precipitação volta para cerca de 10 mm/dia.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: