25 abril 2008

Boletim Informativo Nº 1336

O Trabalho Continua
Marabá, sexta-feira, 25 de abril de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1336
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

DMTU ELABORA MAIS UM INFORMATIVO
Até o final da próxima semana o DMTU (Departamento de Trânsito e Transporte Urbano) deve distribuir mais um informativo à população, que em sua 4ª edição está cheio de dicas, principalmente ao condutor de veículos, que precisa ficar atento às notícias do órgão fiscalizador do trânsito na área urbana do município.
Dentre as principais informações, destaque para o novo prazo de fiscalização de capacetes, de acordo com a nova regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contan); defesa prévia e os serviços voluntários dos agentes de trânsito, em parceria com outras instituições, a exemplo das polícias Militar e Rodoviária Federal.
Os estudantes de Marabá devem ficar de olho no prazo de inscrição para obtenção da Carteira do Estudante, que vale meia passagem no sistema de transporte coletivo. Os formulários devem começar a ser distribuídos ainda este mês e a inscrição deve acontecer no período de 02 de maio a 30 de junho. Este ano, diferentemente do que tem ocorrido, a 1ª via da Carteira de Estudante é gratuita.
JAIME PINTO PROMOVE FESTA DA VACINAÇÃO
Hoje, 25, a partir das 3h da tarde, o Centro de Saúde Jaime Pinto abre sua campanha de vacinação do idoso para a qual está convidada a terceira idade do bairro Belo Horizonte. Quem se fizer presente será agraciados com música ao vivo, lanche e sorteio de brindes. Solange Freire, diretora daquele Centro de Saúde, promove pelo 5º ano consecutivo essa versão diferenciada do primeiro dia de vacinação.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além da vacina da gripe, também vai disponibilizada imunização contra febre amarela e tétano em todos os centros de saúde. E ainda contra pneumococos para idosos abrigados ou internos em casas de saúde. No Jaime Pinto, ainda haverá verificação de pressão, mas não acontecerá hoje à tarde teste de glicemia, porque as refeições alteram o nível de açúcar no organismo.
O Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso acontece amanhã, 26, quando todos os centros de saúde estarão recebendo a população de 60 anos ou mais. A SMS pretende imunizar aproximadamente de 12 mil pessoas.
Na zona urbana a vacinação do idoso começou ontem, com a imunização de mais de 170 pessoas cadastradas no Projeto Conviver, mantido pela Seasp – Secretaria de assistência Social da Prefeitura. A parceria com a SMS ainda ofereceu outros serviços de saúde como consultas médicas, procedimentos odontológicos, teste rápido de glicemia e verificação de pressão arterial.
MEDO DA VACINA
Mesmo os idosos mais esclarecidos e participam de atividades sócio-educativas, a exemplo dos cadastrados no Projeto Conviver, têm medo de tomar a vacina contra gripe. Segundo Onete Silva, coordenadora daquele projeto, muitos alegam que adoecem logo depois de tomar a vacina, em especial de gripe, embora isso seja atribuído a terem contraído virose antes do efeito da imunização, que acontece 12 dias depois da vacina.
Não estão descartadas algumas reações adversas, como febre e moleza, mas são exceções e mesmo assim passageiras. Os casos de contra-indicação são apenas para aquelas pessoas que têm alergia a ovo, porque a vacina é produzida em embrião de galinha, mesmo assim não há registro em Marabá desse tipo de reação alérgica.
EXPOSIÇÕES NA CASA DA CULTURA
O Museu Municipal de Marabá localizado na Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) dispõe de exposições permanentes sobre temas ligados ao meio ambiente e patrimônio histórico-cultural. O roteiro das exposições permanentes traz:
1. Geologia – com aspectos sobre a formação de área geológica existente na região de São Félix, Marabá e Itupiranga. Nela existem pequenos lagos que comprovam essa afirmativa. A exposição aborda aspectos da formação geológica regional, hidrovia do Araguaia Tocantins, garimpos e hidrelétricas.
2. Arqueologia – o Núcleo de Arqueologia e Etnologia de Marabá tem 325 sítio arqueológicos documentados na região.
3. Espeleologia – o Grupo Espeleológico e o Núcleo Espeleológico de Marabá tem documentado o mundo subterrâneo da região há 18 anos.
4. Botânica – Os vários ecossistemas da região são catalogados em fotos e vídeos nesta exposição.
5. Zoologia – mais de 600 animais vertebrados, inclusive os ameaçados de extinção, são apresentados nesta exposição. A fauna diversificada começa com pequenos insetos até grandes jacarés.
6. Antropologia – dados sobre o homem da floresta, o índio e o homem tecnológico. Sua memória é registrada através de trabalhos e textos.
7. Ciclos Econômicos – produtos extraídos da Amazônia: caucho, castanha, madeira, plantas medicinais, diamante, ouro e ferro. A intenção é levar o conhecimento dos ciclos econômicos importantes da história da região.
8. Orquidário Margareth Mee – fundado em 1992 pela Sociedade dos Orquidófilos de Marabá é mantido na Casa da Cultura, com cerca de 480 exemplares de orquídeas da região.
O presidente da FCCM, Noé von Atzingen fala de outras iexposições permanentes que existem como a Pinacoteca Pedro Morbach; Lendas da região; Casa do Castanheiro; Artes Plásticas e Árvores Nativas.
COOPERAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA
A UFPA renovou com a Fundação Casa da Cultura de Marabá o Convênio de Cooperação Técnico-Científica para 2008. O convênio tem como objetivo a realização de projetos conjuntos de pesquisa e extensão, visando o desenvolvimento da Região Amazônica.
NÍVEL DO TOCANTINS
As chuvas, localizadas praticamente na área do sudeste para o norte do Pará, não estão sendo capazes de aumentar o nível do Rio Tocantins, que de ontem para hoje baixou de 9,90 metros para 9,84 metros. O último boletim (24/04/2008) da Eletronorte segue com previsão de vazante.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: