21 setembro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 972

MUSICAL INFANTIL
Alunos da Escola de Música “Moisés Araújo”, localizada na Casa da Cultura, estão ensaiando o musical infantil “Canção da Momô”, para apresentar durante a Semana da Criança, em outubro. O musical seria apresentado em homenagem ao Dia da Árvore, em 21 de setembro, mas a coordenadora da Escola, Mirtes Emília, disse que ainda falta terminar a montagem do cenário e há necessidade de mais ensaios antes da apresentação.
O musical traz um cenário vivo com personagens como árvores, animais, cogumelo, sol e lua. A Momô é uma tartaruga em torno da qual se deslancha o enredo. São 8 personagens principais e 60 crianças que formam o jardim com borboletas, flores, entre outros personagens.
A apresentação será feita nos três núcleos urbanos: Cidade Nova, Marabá Pioneira e Nova Marabá, mas os locais ainda não estão definidos. Mirtes Emília explica que a encenação necessita de luzes especiais e espaço para movimento do cenário, razão pela qual os locais têm que ser escolhidos cuidadosamente.
FESTA DA CARUARA
A coordenadora da Escola de Música “Moisés Araújo”, Mirtes Emília, e o técnico do setor de Arqueologia da Casa da Cultura, Marlon Prado, vão participar da Festa da Caruara, na Aldeia Suruí. A aldeia, localizada entre São Domingos e São Geraldo do Araguaia, realiza a festa no período de 15 a 22 de setembro, em comemoração à época de plantio nas roças.
Mirtes disse que fará um estudo das músicas indígenas apresentadas na festa e está montando um projeto a ser repassado aos professores da aldeia, no sentido de orienta-los para melhor aproveitarem a musicalidade indígena e inseri-la nas atividades em sala de aula. “Já falei do projeto ao cacique Mahu Suruí, que gostou do projeto. Pretendo colocá-lo em prática, ensinando os professores brancos da aldeia nesta semana em que estarei lá, no período da festa”.
Marlon Prado está elaborando seu Trabalho de Conclusão de Curso em Agronomia baseado na Festa da Caruara, e retirará parte do trabalho de campo, nesta visita à aldeia.
PRESERVAÇÃO DA CULTURA INDÍGENA
A Escola de Música da Casa da Cultura estimula o estudo dos ritmos indígenas com a garotada. Sempre que possível, a equipe traz representantes de tribos para apresentarem-se na cidade e também vai até as tribos conhecer de perto a cultura.
Mirtes Emília disse que mais de 20 índias adolescentes e pré-adolescentes estão aprendendo as músicas da tribo Suruí, com o Mihô (músico mais antigo da tribo). Dessa forma, as tradições indígenas continuam vivas entre os jovens. “À medida que as garotas aprendem as músicas, outros aspectos culturais também são valorizados, pois vão em busca de plantas para a pintura do corpo; cultivam o plantio de algodão utilizado na confecção do vestuário. Enfim, há a valorização de todo um contexto cultural”.
Mirtes explica que muitas pessoas podem ter impressão de que as tribos indígenas são machistas em virtude da mulher não falar português, não conversar com branco, não seguir moda feminina e ter um corte de cabelo característico. “Conversando com os mais velhos da tribo Suruí, disseram-nos que as mulheres são responsáveis pelos ensinamentos da cultura indígena, por esta razão têm que falar na língua indígena, usar roupas sem muito modelo. Elas têm a obrigação de repassar as tradições”.
CARTEIRAS DE MEIA-PASSAGEM
A partir de hoje, 13 de setembro, as carteiras de meia-passagem dos alunos que fizeram inscrição, mas não a apanharam,podem pegá-las na direção da escola em que estudam.
O cordenador do DMTU, Olympio Meneses informou que somente os alunos que ainda não fizeram a carteira devem dirigir-se ao DMTU, munidos de duas fotos 3x4, declaração da escola em que estudam e R$2,00, para solicitar sua emissão.
As carteirinhas atuais, de cores verde e laranja, podem ser usadas até de 15 de setembro. O novo modelo de carteira é de cor cinza para alunos do ensino regular e azul para os alunos de pré-vestibular.


PREFEITURA DE MARABÁ Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
J

Nenhum comentário: