21 setembro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 973

SEMANA DO IDOSO
A ser comemorada no período de 26 a 29 deste mês, muitas são as atrações alusivas à Semana do Idoso, promovida pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp), que este ano inova com os intercâmbios entre a Secretaria de Promoção Social de Itupiranga e o Lar São Vicente de Paula.
Para a abertura das comemorações, dia 26, os idosos de Marabá deslocam-se até acontece Itupiranga para uma confraternização mútua com turma da terceira idade daquele município.
No dia 27, pela manhã, em Marabá, tem início o Torneio Esportivo da Terceira Idade, com jogos de mesa. No dia seguinte, prossegue o torneio, desta feita com outras modalidades, inclusive natação. Na ocasião, também será realizado o embelezando a terceira idade. Esses acontecimentos estão previstos para o clube Assera – Associação dos Servidores da Reforma Agrária – na Agrópolis do Incra.
Ainda no dia 27, à tarde, acontece o encontro com os velhinhos do Lar São Vicente de Paula, localizado na Folha 6 – Nova Marabá. Estes idosos que viviam sob responsabilidade dos vicentinos, agora vivem com ajuda do empresariado local, mas praticamente sem convívio social. Por isso, a Seasp está legalizando o obrigo junto ao Conselho Municipal de Assistência Social para receba os benefícios do governo, previstos na Loas – Lei Orgânica da Assistência Social.
Como encerramento da programação da semana do idoso, na sexta-feira, 29, pela manhã, acontece a IV Caminhada da Terceira Idade, ao longo da Avenida Antônio Maia (Marabá Pioneira), também com o pessoal de Itupiranga; em seguida, ainda pela manhã, tem início o Forrozão da Terceira Idade, nas dependências da Loja Maçônica da Velha Marabá.
POCILGA SAI DA ETA EM 15 DIAS
Conforme divulgado neste boletim, na terça-feira (12) a Divisa – Divisão de Vigilância Sanitária visitou a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Cosanpa – Companhia de Saneamento do Pará – situada na Nova Marabá, para certificar-se da necessidade de retirar ou não uma pocilga localizada às proximidades.
De acordo com o coordenador da Divisa, Daniel Soares, realmente a criação de porcos prejudica a captação de água, por isso o proprietário da pocilga terá de retirá-la de lá num prazo de 15 dias. Os técnicos da Cosanpa garantiam que, devido à distância, os dejetos dos animais não influenciavam na qualidade da água, porém, a Divisão de Vigilância Ambiental, sob coordenação da engenheira Thays Mesquita, em duas avaliações, considerou inadequada aquela pocilga às proximidades da área de captação de água no rio Tocantins.
CAMPANHA DO PCCU
Ontem, 13, começou pela vila Itainópolis a Campanha do Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU); hoje a equipe da Divisão Extra-muro estará no Acampamento 26 de Março. A coleta de material para exame na zona rural vai até de 10 de outubro, enquanto na zona urbana será realizada na semana de 18 a 22 deste mês.
O câncer de colo do útero é um dos que mais mata no Norte do Brasil. Em Marabá, a doença vem aumentando o número de vítimas a cada ano. Em 2005, dos exames coletados pela rede pública de saúde 29 casos deram positivo; este ano, até maio, 24 mulheres apresentaram alterações celulares. Essas pacientes estão sendo tratadas e monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde.
É importante fazer o exame preventivo para detecção das alterações celulares precocemente, visto que quanto cedo for descoberto o câncer, mais fácil será curá-lo. Por isso, as comunidades rurais devem ficar atentas ao calendário de visitas da Extra-muro, que também promove palestras e distribui material educativo sobre a prevenção dos cânceres de mama e do colo cérvico-uterino nas localidades visitadas.
BPC: SÓ 10 FORAM ATENDIDOS
A situação dos idosos e portadores de necessidades especiais está cada vez pior junto ao Instituto de Seguridade Social (INSS), no que tange à perícia médica com vista ao Benefício de Prestação de Prestação continuada (BPC). Cerca de 200 pessoas estão com a avaliação social pronta na Seasp – Secretaria de Assistência Social da Prefeitura – à espera de perícia médica, mas somente 10 pacientes (cinco idosos e cinco deficientes) tiveram oportunidade de ser recebidos pelo médico perito este mês.
Segundo a assistente social da Seasp, Maria Onete Feliz Silva, Marabá tem apenas um médico perito cuidando de todas as situações, por isso ela alerta aqueles que já fizeram a avaliação social que aguarde em casa o comunicado para comparecer ao INSS, evitando idas desnecessárias aquela agência.
O BPC é um benefício de um salário mínimo mensal pago às pessoas idosas com 65 anos ou mais, conforme o estabelecido no Art. 34 da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 - o Estatuto do Idoso, e às pessoas portadoras de deficiência, incapacitadas para a vida independente e para o trabalho. Sua operacionalização está a cargo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do INSS.
TORNEIO DE ARTES MARCIAIS
Hoje, 13 de setembro, o secretário de Cultura, Desporto e Turismo Wilson Teixeira reúne-se com representantes de academias de jiu-jitsu e boxe de Marabá, no Ginásio Olímpico de Marabá, para tratar da organização do I Interestadual de Artes Marciais.
O torneio terá a participação de lutadores da região e de outros Estados e encerra-se com um torneio de vale-tudo, no final de novembro. Wilson Teixeira disse que dará total apoio à realização do evento e colocou sua equipe para coordená-lo. As competições serão de jiu-jitsu e vale-tudo, terá apresentações de judô, capoeira e boxe.
De Marabá, participam as quatro academias de jiu-jitsu, representadas por Jefferson Vilhena, Josiel Lima, Leozinho e Vanderley, que trarão competidores de Imperatriz, Açailândia, São Luís (MA), Palmas e Araguaína (TO), alem de municípios do sul e sudeste paraense que também enviam representantes para o torneio que será disputado em dois dias. Os competidores receberão água mineral e camiseta e os vencedores serão premiados.
FESTA DA CARUARA
A coordenadora da Escola de Música “Moisés Araújo”, Mirtes Emília, e o técnico do setor de Arqueologia da Casa da Cultura, Marlon Prado, vão participar da Festa da Caruara, na Aldeia Suruí. A aldeia, localizada entre São Domingos e São Geraldo do Araguaia, realiza a festa no período de 15 a 22 de setembro, em comemoração à época de plantio nas roças.
Mirtes disse que fará um estudo das músicas indígenas apresentadas na festa e está montando um projeto a ser repassado aos professores da aldeia, no sentido de orienta-los para melhor aproveitarem a musicalidade indígena e inseri-la nas atividades em sala de aula. “Já falei do projeto ao cacique Mahu Suruí, que gostou do projeto. Pretendo colocá-lo em prática, ensinando os professores brancos da aldeia nesta semana em que estarei lá, no período da festa”.
Marlon Prado está elaborando seu Trabalho de Conclusão de Curso em Agronomia baseado na Festa da Caruara, e retirará parte do trabalho de campo, nesta visita à aldeia.
PRESERVAÇÃO DA CULTURA INDÍGENA
A Escola de Música da Casa da Cultura estimula o estudo dos ritmos indígenas com a garotada. Sempre que possível, a equipe traz representantes de tribos para apresentarem-se na cidade e também vai até as tribos conhecer de perto a cultura.
Mirtes Emília disse que mais de 20 índias adolescentes e pré-adolescentes estão aprendendo as músicas da tribo Suruí, com o Mihô (músico mais antigo da tribo). Dessa forma, as tradições indígenas continuam vivas entre os jovens. “À medida que as garotas aprendem as músicas, outros aspectos culturais também são valorizados, pois vão em busca de plantas para a pintura do corpo; cultivam o plantio de algodão utilizado na confecção do vestuário. Enfim, há a valorização de todo um contexto cultural”.
Mirtes explica que muitas pessoas podem ter impressão de que as tribos indígenas são machistas em virtude da mulher não falar português, não conversar com branco, não seguir moda feminina e ter um corte de cabelo característico. “Conversando com os mais velhos da tribo Suruí, disseram-nos que as mulheres são responsáveis pelos ensinamentos da cultura indígena, por esta razão têm que falar na língua indígena, usar roupas sem muito modelo. Elas têm a obrigação de repassar as tradições”.
CARTEIRAS DE MEIA-PASSAGEM
A partir de hoje, 13 de setembro, as carteiras de meia-passagem dos alunos que fizeram inscrição, mas não a apanharam,podem pegá-las na direção da escola em que estudam.
O cordenador do DMTU, Olympio Meneses informou que somente os alunos que ainda não fizeram a carteira devem dirigir-se ao DMTU, munidos de duas fotos 3x4, declaração da escola em que estudam e R$2,00, para solicitar sua emissão.
As carteirinhas atuais, de cores verde e laranja, podem ser usadas até de 15 de setembro. O novo modelo de carteira é de cor cinza para alunos do ensino regular e azul para os alunos de pré-vestibular.

MUSICAL INFANTIL
Alunos da Escola de Música “Moisés Araújo”, localizada na Casa da Cultura, estão ensaiando o musical infantil “Canção da Momô”, para apresentar durante a Semana da Criança, em outubro. O musical seria apresentado em homenagem ao Dia da Árvore, em 21 de setembro, mas a coordenadora da Escola, Mirtes Emília, disse que ainda falta terminar a montagem do cenário e há necessidade de mais ensaios antes da apresentação.
O musical traz um cenário vivo com personagens como árvores, animais, cogumelo, sol e lua. A Momô é uma tartaruga em torno da qual se deslancha o enredo. São 8 personagens principais e 60 crianças que formam o jardim com borboletas, flores, entre outros personagens.
A apresentação será feita nos três núcleos urbanos: Cidade Nova, Marabá Pioneira e Nova Marabá, mas os locais ainda não estão definidos. Mirtes Emília explica que a encenação necessita de luzes especiais e espaço para movimento do cenário, por isso os locais têm que ser escolhidos cuidadosamente.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: