21 setembro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 977

PROGRAMA CONTRA ANALFABETISMO FUNCIONAL
A Fundação Vale do Rio Doce (FVRD) e a Fundação Roberto Marinho (FRM) firmam parceria com Semed para eliminar analfabetismo funcional. O objetivo é oferecer aos jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou não puderam freqüentar a escola, a oportunidade de concluir o primeiro segmento do ensino fundamental. Trata-se do projeto Tecendo o Saber, que traz proposta inovadora de ensino de 1ª a 4ª série para jovens e adultos, apresentado ontem, 20, para técnicos da Semed. O projeto foi apresentado por Adriana Trindade, da FRM; Maristela Junqueira, da Fundação Vale do Rio Doce; Valéria Nascimento, Luis Veloso e João Elias, da Companhia Vale do Rio Doce.
Outros quatro municípios do Estado também serão contemplados com o programa: Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás, que durante o ano letivo de 2007, vão participar de ações voltadas para mobilização de alunos, formação de educadores, implantação de tele-salas, acompanhamento pedagógico e avaliação.
O Tecendo o Saber é resultado da parceria entre a Fundação Vale do Rio Doce, Fundação Roberto Marinho e o Ministério da Educação, e vai possibilitar a conclusão, em menos tempo e com qualidade, das primeiras séries do ensino fundamental.
Segundo Adriana Trindade, da Fundação Roberto Marinho, o material didático a ser utilizado integra livros para alunos e professores e vídeos como material de apoio. O Instituto Paulo Freire foi parceiro na elaboração dos textos dos 12 volumes que compõem a coleção de material impresso.
O projeto busca oferecer à população maior de 15 anos uma alternativa inovadora que atenda às necessidades básicas de aprendizagem, respeitando as demandas e ritmos específicos de jovens e adultos que já participam ou, de alguma forma, buscam oportunidades para participar do mercado de trabalho, formal ou informal.

TECENDO O SABER SERÁ EXIBIDO NA TV
Adriana Trindade, da FRM, disse que o Telecurso 2000, que abarca os conteúdos de séries mais avançadas, é uma espécie de irmão mais velho do novo programa, cuja estrutura gira em torno de uma série de televisão que começará a ser exibida no dia 3 de outubro na Rede Globo e no dia 4 no Canal Futura.
Como numa novela, o telespectador acompanha uma história. Só que tudo é pensado de forma pedagógica. Os personagens representam o estrato social e cultural do público-alvo. Os episódios não são divididos por disciplinas, como Português, Matemática ou Geografia, mas o conteúdo da trama cria a possibilidade de trabalhar esses temas. Tudo de forma adulta.
A secretária de Educação, Kátia Américo Garcia, disse que o programa deve ajudar a minimizar a lacuna de educação fundamental para jovens e adultos, por conter atividades bastante atrativas para os alunos, o que deve contribuir para vencer a evasão escolar e distorção idade/série.
A exemplo do Telecurso 2000, os estudantes do novo projeto vão se reunir em telessalas onde serão orientados por um professor. O vídeo é uma forma de ensino amigável. Nas salas, os estudantes vão desenvolver atividades em torno do programa de TV, guiados por dois livros especialmente preparados.
LIBERAÇÃO DE FGTS AOS DESABRIGADOS
Apesar da situação de emergência ter sido decretada em Marabá há 5 meses, a Caixa Econômica Federal (CEF) começa a liberar agora em setembro os recursos do FGTS dos trabalhadores, que tiveram suas casas deterioradas pela enchente. O limite a ser resgatado é de R$2.600,00.
O coordenador da Defesa Civil, Francisco Ribeiro Alves (Bebé) disse que até o momento 500 familias receberam encaminhamento da Defesa Civil para receber o beneficio na Caixa. Mas este atendimento tem sido lento, pois só são distribuídas 10 senhas por dia na Caixa Econômica.
As pessoas atingidas pela enchente que pedirem declaração à Defesa Civil de que tiveram imóveis danificados pelo desastre natural, serão atendidas. Bebé disse que as declarações são emitidas gratuitamente às pessoas que comprovadamente foram prejudicadas.

PÓLO ARAGUAIA-TOCANTINS
A 2ª reunião do Fórum Regional de Turismo Araguaia-Tocantins, realizada na semana passada em Belém, fez uma avaliação positiva do primeiro semestre deste ano, destacando a importância no cenário turístico do estado na III Feira Internacional de Turismo (III FITA) em Belém e no Salão de Turismo, em São Paulo.
As rotas turísticas do pólo apresentadas ao público surpreenderam por sua potencialidade turística e sua diversidade de produtos, disse a coordenadora do Detur, Ísis Mourão. “Como resultados, já estão sendo comercializadas, com a ida de grupos para os municípios das rotas, o que gera um aquecimento do movimento econômico”.
Entre os participantes da reunião estiveram secretários municipais de turismo, representantes de turismo/secretários e Diretores de Turismo dos municípios do sul e sudeste do Pará e do Baixo Tocantins, além de empresários do ramo hoteleiro que fizeram avaliações do contexto turístico da região, na busca de alternativas e metas para o fortalecimento do Fórum.
NOVO PRESIDENTE PARA O FÓRUM DE TURISMO
O presidente do Fórum Regional de Turismo, Vilmar Peixoto, sinalizou afastamento do cargo em virtude de sérios problemas de saúde. Disse que pretende continuar contribuindo para o turismo sustentável na região.
Diante da situação, sob orientação e apoio de Vilmar Peixoto, inicia-se a articulação para a indicar uma nova diretoria que fortaleça o Fórum, com representantes do empresariado da região, terceiro setor e órgãos públicos que contribuam para o avanço do turismo e representem os interesses da região, no Fórum Estadual de Turismo.
VISITANTES NA ROTA DO MINÉRIO
O segundo grupo de turistas da terceira idade composto de 22 normalistas aposentadas, esteve no sudeste paraense, de 15 a 17 de setembro, para conhecer a Rota do Minério, com visitação da mina de Carajás, passeio pela cidade Marabá, visitação a Galerias, Casa da Cultura e by night na orla e praças da cidade, propiciando o turismo receptivo. A Rota do Minério inserida pela Paratur no calendário turístico do Brasil tem atraído muitas pessoas para o sul e sudeste paraense.
A coordenadora do Departamento de Turismo Ísis Mourão disse que o aquecimento da comercialização das rotas turísticas trazidos pela Agencia Lecytur de Belém, representam o fruto do trabalho desenvolvido pela Paratur, Fórum Regional de Turismo, Prefeituras de Marabá, Parauapebas e Itupiranga, Sindicato dos Hotéis de Marabá e empresariado local.
Ísis Mourão acompanhou o grupo em visita a pontos turísticos como a Casa da Cultura de Marabá, Orla do Tocantins, Casa de Shows, Clubes, Serra dos Carajás (incluindo a área das minas de ferro), ponte sobre o rio Tocantins e show com o cantor Felizmar, no restaurante do Itacaiúnas Hotel. Em sua avaliação sobre o turismo receptivo, Ísis disse que o município precisa se preparar mesmo fora de temporada, para recepcionar turistas na cidade. Se o turista for bem tratado, ele volta e ainda indica com mais impacto a outras pessoas. Atendimento e criatividade é tudo no turismo.”
O presidente do SindiHotel, Dauro Remor, disse que todos podem ganhar, basta que sejam apresentados produtos e serviços de qualidade.
Os turistas vindos de Belém gostaram muito de conhecer essa região do Estado. Daqui a turma já agendou para conhecer a Rota do Açaí, que inclui os municípios de Belém, Igarapé Mirim, Abaetetuba, Cametá, Moju e Barcarena. “A Lecytur pretende trazer novo grupo a Marabá nos próximos dias”.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: