18 dezembro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1024

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
No decorrer do período da piracema, 1º de novembro A 28 de fevereiro, a Semma – Secretaria Municipal de Meio Ambiente – pretende realizar diversas ações de educação ambiental com pescadores e ribeirinhos acerca da preservação dos rios e respeito à desova dos peixes neste espaço de tempo.
Até agora aconteceram duas ações: uma delas na Vila Espírito Santo, tendo como palco a Escola Municipal, e se destinou aos alunos, professores e pescadores do povoado.
Uma segunda ação aconteceu às proximidades da Colônia Z-30 e Porto das Mangueiras, no bairro Santa Rosa, mas a intenção da Semma é estender essas palestras educacionais a um grande número de comunidades ribeirinhas.
AÇÃO DE SAÚDE
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão Extra-muro, faz entrega de resultados de exames de PCCU – Preventivo do Câncer do Colo do Útero – nesta sexta-feira (8) na comunidade de Josinópolis; amanhã, a mesma equipe desloca-se ao PA Frutão; e no domingo fará entrega na Vila Capistrano de Abreu.
Também foram visitadas pela Extra-muro, deste o mês passado, outras quatro comunidades com o mesmo propósito, onde foram entregues 256 resultados de exames, realizado palestras e distribuído remédios às mulheres, quando prescritos pelo médico. Nestas últimas vilas devem ser entregues mais de 280 exames de PCCU e tomadas às mesmas providências.
Toda essa campanha é direcionada principalmente as mulheres, em razão da elevada incidência do câncer de colo do útero na região. As palestras versam sobre a prevenção às DST/Aids. Um médico faz parte da comitiva para entrega do exame e consulta. Os remédios, quando necessário, são doados à paciente. A maioria é medicamento comprado especificamente para DTS, não fazendo parte da farmácia básica determinada pelo governo.
FÓRUM AMBIENTAL
Neste período a Semma também está iniciando as conversações com vista à realização do Fórum Ambiental, o qual tem como principal objetivo a eleição dos membros da 3ª gestão do Conselho Municipal de Meio Ambiente.
Embora ainda dependa de orçamento e fechamento de datas, inclusive quantidade de dias para o evento, convidados e outros detalhes, que dependem de uma reunião na próxima semana, é provável que o evento aconteça na primeira quinzena de janeiro e reúna representantes dos municípios ligados à Amat – Associação dos Municípios do Araguaia/Tocantins.
AUTO DE NATAL
A Praça São Francisco (Cidade Nova) será o palco de apresentação de um Auto de Natal no dia 15 de dezembro, às 18h, a ser realizado com os alunos dos projetos sócio-educativos do Centro de Formação “Cine Marrocos”, incluindo Banda Marcial, Teatro, Ginástica Rítmica (extensão que funciona na Escola Geraldo Veloso), Sambalelê (flauta doce e percussão) e Dançando e Educando. Atualmente cerca de 450 alunos participam ativamente das atividades oferecidas pela Semed no Centro de Formação.
CONVITES
Na segunda-feira, 11, a Câmara Municipal de Marabá (CMM) e a empresa MC Log S/A convidam para o lançamento do novo sistema de transporte fluvial de Marabá. A audiência será aberta à comunidade, entidades e instituições relacionadas ao projeto. O evento acontece às 19 horas, no plenário Demósthenes Azevedo, com explanação do diretor da MC Log, Eduardo Carvalho, esclarecendo sobre a logística e operação do novo sistema.
A CMM convida também para uma Sessão Especial na próxima terça-feira, 12, também a partir das 19h, no mesmo plenário, em homenagem à Cultura Marabaense. Na ocasião serão entregues honrarias aos talentosos artistas de nossa cidade.
TEMPO E TEMPERATURA
Segundo o instituto de meteorologia Clima Tempo, nesta sexta-feira faz sol com aumento de nuvens, podendo ocorrer pancadas de chuva no fim da manhã, à tarde e a noite.
O sábado também é de sol com algumas nuvens, chove rápido à tarde e a noite. Esta é praticamente a mesma previsão para domingo e segunda-feira, com um porém, a pluviosidade aumenta de 15mm para 20mm no domingo, podendo chover também cerca de 15mm/m² na segunda-feira, ou seja, são esperados 50mm de chuva entre hoje e segunda.
NÍVEL DO RIO EM BAIXA
Em São Paulo poderia ser uma catástrofe, mas para os grandes rios da Amazônia, a exemplo do Tocantins, 4,43 metros acima do nível normal parecem nem ter aumentado o volume da lâmina d’água. É claro, não dá para preocupar ninguém, principalmente considerando que esse volume está em baixa.
Acontece que a partir deste final de semana o tempo começa a mudar, voltando aquele jeito de inverno amazônico, devendo os rios começar mais um período de cheia.

PREFEITURA DE MARABÁAssessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: