18 dezembro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1028

SURTO DE RAIVA NÃO PÁRA
Ontem, 14, logo depois do fechamento deste Boletim, o CCZ – Centro de Controle de Zoonoses – capturou uma cadela no bairro Laranjeiras, cujo diagnóstico preliminar aponta para a raiva animal, visto estar com comportamento muito estranho. Com mais esta ocorrência sobe para duas suspeitas só esta semana. Na terça-feira, 12, um cão foi apreendido, na casa do dono do animal, no bairro Belo Horizonte, muito agressivo, o bicho morreu no dia seguinte.
Os animais capturados com suspeita de raiva ficam em observação, segundo os técnicos do CCZ, por cerca de 10 dias. Caso esteja com a doença o animal morre em no máximo oito dias. Foi justamente o que aconteceu com o cachorro. Por enquanto a cadela capturada ontem, na rua, segue em observação.
Para analisar a situação e encontrar meios para conter o surto de raiva animal em Marabá, uma equipe da Sespa/Belém esteve recentemente no município e, junto aos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, traçou algumas medidas para ampliar o combate à doença. Dentre as medidas está a extensão do bloqueio de foco para todos os núcleos da cidade.
SINE BATEU RECORDE DE SERVIÇOS
Dentre os muitos serviços oferecidos pelo Sine – Sistema Nacional de Emprego de Marabá está à qualificação de mão-de-obra. Este ano aquele órgão ofereceu cerca de 40 cursos, treinamentos e palestras sobre as mais variadas atividades, a exemplo de cabeleireiro, decoração de unhas, pintura em tecidos, informática, corte e costura, pedreiro, bijuterias, biscuit, eletricidade de baixa e alta tensão, dentre outros.
Os últimos cursos foram encerrados já este mês, sendo que o destinado a auxiliar de contabilidade, foi concluído dia 2; manutenção de microcomputadores, dia 9; e alta e baixa tensão, dia 13. No decorrer do ano esses cursos beneficiaram mais 1.660 pessoas em todo o município, e foram realizados principalmente nas áreas mais carentes.
Os cursos do Sine contam com apoio do Planteq – Plano Territorial de Qualificação Profissional – através do Fundo de Amparo do Trabalhador e e tem como objetivo promover a universalização do direito do trabalhador à qualificação, com vista a contribuir na formação integral (intelectual, técnica, cultural e cidadã); aumento da probabilidade de obtenção de emprego e renda; inclusão social; permanência no mercado de trabalho, dentre outros.
SEGURO DEFESO
Este ano todos os pescadores praticamente já deram entrada no Seguro-desemprego do Pescador Artesanal. Até esta semana mais de 600 pessoas haviam pleiteado esse abono, equivalente a um salário mínimo e que vigora entre 1º de novembro e 28 de fevereiro, ou seja, período do defeso da piracema.
O Sine trabalha com três colônias de pescadores, a Z-30, de Marabá, uma de Jacundá e outra da Vila Apinagés, no município de São do Araguaia. Mesmo com esse número de pedidos, a coordenadora do Sine, Ismaelka Queiroz Tavares, acredita que ainda pode haver procura, devendo chegar à casa dos 800 pescadores, visto referente à piracema 2005/2006 foram 770 pedidos desse tipo de seguro.
NÚMEROS DO SINE
Dentre os diversos segmentos do Sine, no período de janeiro a outubro deste ano, foram concedidos 800 seguros (formal); 770 seguro-pescador artesanal; 100 financiamentos através do Proger – Programa de Geração de Renda ( Banco do Brasil); 130 financiamentos através do Banco Cidadão, do Governo do Estado.
Ainda na área de atendimento, o Sine dispõe de um cadastro de 16.798 pessoas; tendo encaminhado no período em referência 5.588 trabalhadores às empresas, com vista ao preenchimento de 1.910 vagas ofertadas, conseguindo empregar o equivalente a 1.524 pessoas. Além disso, pelo balcão de atendimento, passaram até outubro, mais de 24 mil trabalhadores, que solicitaram diversos serviços, inclusive 52 deles foram atendidos com solicitação médica para desempregados.
ALÉM DAS LETRAS
Projeto da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que tem como objetivo incentivo à leitura, o Além das Letras encerra suas atividades referentes a 2006 nesta sexta-feira, 15, no auditório Eduardo Bezerra, da Secretaria de Saúde. O projeto visa ampliar o prazer da leitura em alunos e professores, que trabalham como multiplicadores desse importante hábito educativo/cultural.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: