18 dezembro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1029

PLANO DIRETOR
O Plano Diretor Participativo de Marabá começa a ser efetivado em janeiro de 2007. Algumas Leis Complementares serão elaboradas para tratar de temas importantes para o município, como: Uso e Ocupação do Solo; Parcelamento e Loteamento; Lei de Criação do Novo Perímetro Urbano.
Segundo Sebastião Almeida, da coordenação do Plano Diretor na Seplan, a Lei de Criação do novo Perímetro Urbano leva em conta a Macrozona Urbana da Sede Municipal, incluído no Plano. A nova divisão urbana cria 16 distritos em Marabá, sendo que cada um possuirá uma sede, que terá um Conselho Distrital.
Os distritos sedes são: Marabá Pioneira; Cidade Nova; Nova Marabá; Distrito Industrial e Distrito de Expansão Urbana, a ser criado, devendo sua delimitação ser definida por meio de decreto expedido pelo prefeito Sebastião Miranda Filho.
Sebastião Almeida disse que no início de 2007 será realizada audiência pública para eleger o Conselho Gestor do Plano Diretor, que terá grande importância para a realização de planos e aprovação de projetos em favor do desenvolvimento do município.
SECRETÁRIA EM BRASÍLIA
Hoje, 18 de dezembro, a secretária de Educação Kátia Américo Garcia viaja a Brasília onde apresentará documentação sobre FNDE referente a atividades realizadas em 2006 e apresenta novas propostas de trabalho no setor educacional do município para 2007. Quando retornar traz novidades para Marabá.
PLANO DE AÇÃO DA SEMED 2007
A coordenadora do Departamento de Ensino/Semed Vera Froz disse que os departamentos da secretaria estão elaborando relatório final de atividades e seus Planos de Ações para 2007. As escolas municipais também elaboram seus relatórios e planos de ações e devem entregar à Semed até janeiro.
Com base nestes dados, a Semed elabora seu relatório final, encaminha-o ao MEC e elabora o Plano de Ação Geral para atender às expectativas educacionais do município.
CONFRATERNIZAÇÃO DA SEMED
A coordenadora de Ensino Vera Froz disse que será realizada uma festa de confraternização para encerramento das atividades deste final de ano, com os diretores e orientadores pedagógicos. Provavelmente será na próxima sexta, 22.
O local ainda não foi definido, porque a Semed está fazendo a escolha. Tão logo sejam feitos estes últimos ajustes, o local será divulgado.
SEGURO DO PESCADOR
Mais de 600 pessoas pleitearam o Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal, equivalente a um salário mínimo e que vigora entre 1º de novembro e 28 de fevereiro. Este é o período do defeso da piracema, quando os pescadores não podem pescar determinados peixes, pois está no período de procriação e ainda estão pequenos. Se apanhados, a espécie corre o risco de extinção.
A coordenadora do Sine, Ismaelka Tavares, acredita que o número de pescadores deve que procuram o seguro, deve aumentar para 800, pois no período referente à piracema 2005/2006 foram 770 pedidos.
O Sine faz o cadastro para três colônias de pescadores: Z-30, de Marabá, uma de Jacundá e outra da Vila Apinagés, no município de São do Araguaia.
NÍVEL DAS ÁGUAS
Na sexta-feira, 15, em Marabá, o nível das águas do Tocantins encontrava-se a 4m e 79 cm acima do normal e hoje, 18, encontra-se a 5m e 20cm acima. O que representa um acréscimo de 39cm neste final de semana.
A medição foi feita pela equipe da Sessão Fluvial do Exército (antiga Portobrás), segundo informações da equipe da Defesa Civil no município.
CLIMA
De acordo com o site www.climatempo.com.br o tempo em Marabá hoje permanecerá com Sol, algumas nuvens e chuva rápida durante o dia e à noite. Temperatura máxima de 34° e mínima de 24°. A possibilidade precipitação de chuvas é de 80%.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: