13 março 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1075

FARMÁCIAS VÃO AO MP
Uma reunião na manhã de ontem, 7, no Ministério Público (MP) do Estado, com a presença de representantes da Associação Comercial de Marabá (ACIM), Sindicato do Comércio de Marabá (Sindicom), Conselho Municipal de Saúde, Conselho Regional de Farmácia e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), resultou em novo acordo entre as partes, quanto à presença obrigatória de um farmacêutico em plantão de 8h nas farmácias e drogarias da cidade.
De acordo com Pedro Correa Lima, titular da SMS, a legislação que trata dessa obrigatoriedade data de 1973, mas se tem protelado sua aplicação, o que resultada em prejuízo ao paciente com a venda de medicação errada. No entanto, como as farmácias consideraram o prazo muito exíguo para a adaptação, principalmente devido à falta de profissionais para cada uma das cerca de 90 farmácias de Marabá, um novo acordo foi firmado.
Pelo novo pacto assinado, o início do cumprimento da legislação que deveria ocorrer a partir deste mês, os donos de farmácias têm agora até 20 de junho para começar um novo arranjo com vista ao cumprimento da legislação que, para este ano, terão de dispor de farmacêutico por plantão mínimo de 2h/dia; a partir de 2008, a carga horária passará para 4h; e assim sucessivamente, devendo chegar em 2010 com o plantonista de 8h, além do farmacêutico responsável pelo estabelecimento.
TRÊS PODERES REIVINDICA POSTO DE SAÚDE
Distante mais de 100 quilômetros da sede municipal, a Vila Três Poderes que recentemente foi contemplada com uma escola, agora reivindica um posto de saúde, contratação (via concurso) de agentes comunitários de saúde e ao menos um enfermeiro (a) para trabalharem permanentemente naquele lugarejo.
As reivindicações foram feitas durante reunião ocorrida ontem, 7, naquela comunidade, com a presença da assessora de Gabinete da SMS, Leda Pereira, e a coordenadora do Departamento de Ações Básicas Marly Solange Maltarolo. O resultado do encontro dará origem a um relatório a ser apresentado ao secretário de Saúde Pedro Correa Lima, que analisará as possibilidades de atendimento, diante das dificuldades de expansão imediata da infra-estrutura de saúde existente no município.
Pedro adianta, no entanto, que os projetos de assentamento são criados pelo governo federal, que resultam em aumento da população do município, mas para esse aumento de demanda em saúde, educação, e outras necessidades, não há qualquer repasse de recurso, recaindo todo o ônus para o município.
De imediato, a solução para os problemas de saúde da zona rural, incluindo a Vila Três Poderes, diz o secretário de Saúde, virá de uma programação da Divisão Extra Muro, que poderá atendê-la de modo mais freqüente, amenizando as questões de saúde, enquanto seja encontrada uma forma definitiva para a situação.
ATUALIZANDO INFORMAÇÕES
Reunião na manhã de hoje, 8, nas dependências da própria Secretaria de Saúde, congregando as diversas coordenadorias de departamentos e divisões, serviu para retransmitir informações sobre as novidades em saúde pública, ministradas durante o I Seminário Estadual sobre a Saúde e Vida dos Paraenses – Importância da Atenção Básica de Saúde e os Impactos das Endemias, promovido pela Sespa, através do Núcleo de Controle de Endemias, no período de 27 a de fevereiro a 1º de março, em Belém.
O encontro que contou com a presença do ministro da Saúde, Agenor Álvares, discutiu e avaliou a organização e o funcionamento dos sistemas estadual e municipais de saúde quanto ao controle das endemias no Pará e seus impactos na vida das populações afetadas. "Vamos abordar a saúde coletiva em nossa região, onde a dengue, a malária e a doença de Chagas são os maiores desafios" disse o coordenador do Núcleo de Endemias da Sespa, médico Walter Amoras.
Segundo o médico, o atual quadro da saúde pública paraense revela a necessidade de constante atendimento às demandas das populações urbanas e dos povos da floresta, como populações indígenas, ribeirinhas, garimpeiros, catadores de castanha, agricultores, coletores e batedores de açaí, pescadores e quilombolas. "Esse assunto será amplamente discutido com os representantes dos sistemas municipais e estaduais de saúde a fim de reforçar o comprometimento e a articulação na busca de soluções dos problemas que afetam essas populações", complementa.
RAIO-X DA RAIVA ANIMAL
Mais dois cães suspeitos de raiva morreram esta semana no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Um foi capturado na Folha 5 e outro no Km 7, Nova Marabá. Sem contar os casos suspeitos, a exemplo desses dois animais, Marabá registra, até o mês de fevereiro, 29 casos da doença, sendo 22 no ano passado, a partir de junho, e 07 este ano, todos confirmados pelo laboratório do Estado.
A raiva animal também esteve presente em Jacundá, onde um caso da doença foi confirmado em outubro do ano passado. No caso de Marabá 12 cães eram errantes (de rua), 16 domiciliados e peridomiciliado, ou seja, aquele cachorro que de casa que tem liberdade para sair.
Segundo o titular da SMS, os casos da doença têm aparecido devido ao trabalho do CCZ, que tem sido implacável na retirada dos animais errantes das vias públicas. Por outro lado, a população tem colaborado, dando informações sobre os cães com alterações de comportamento para serem capturados nas residências pelo setor de zoonose.
Por sua vez, o coordenador do CCZ, Walder Melo, oferece às associações de bairros a oportunidade de ações educativas, com palestras e material didático para esclarecimento sobre a raiva, com vista intensificar o combate à transmissão do vírus. Basta, portanto, que elas manifestem interesse, formalizando pedido a Secretaria de Saúde ou diretamente no Centro de Controle de Zoonoses.
Uma nova campanha de vacinação, desta feita de casa em casa, será deslanchada no mês de abril
Independentemente da vacinação em massa, que ocorre duas vezes por ano, o CCZ realizou diversos bloqueios de focos nas áreas de prevalência da raiva e dispõe de posto de vacinação permanente em sua sede, na Av. 2000, no bairro Belo Horizonte.
15 ANOS DO ORQUIDÁRIO DA CASA DA CULTURA
Este ano, o Orquidário Municipal Margareth Mee, da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), completa quinze anos. Atualmente possui cerca de 200 plantas e 100 espécies de orquídeas. O orquidário formou-se a partir das diferentes espécies de orquídeas encontradas em expedições feitas à Serra das Andorinhas.
Com o objetivo de preservar as espécies em um espaço adequado, a FCCM realizou contato com a Sociedade Paraense dos Orquidófilos em Belém, e adquiriu informações técnicas sobre o cultivo e preservação das orquídeas. O presidente da FCCM, Noé von Atizngen incentivou a criação da Sociedade dos Orquidófilos de Marabá (SOM) para fazer a catalogação e preservação das espécies.
Noé explica que as orquídeas são responsáveis pela criação de um ecossistema favorável a inúmeras plantas de pequeno porte às suas proximidades e alegram os olhos humanos com sua delicadeza e beleza inigualável.
Quem quiser apreciar a beleza dessas flores, aprender mais sobre seu cultivo e preservação pode dirigir-se à sua sede, na Casa da Cultura de Marabá, localizada na Folha 31, Quadra Especial, Lote 01 – Nova Marabá. Maiores informações pelos fones (94) 3322-2315/4176 ou e-mail fccm@leolar.com.br.
AVISO
O DMTU avisa aos usuários do transporte coletivo que a partir do dia 12/03/2007 (segunda-feira), os ônibus urbanos das linhas Liberdade/São Félix e Novo Horizonte/São Félix, passarão pelo campus II da UFPa e Hospital Municipal, para melhor atender os usuários do sistema.
TOMADA DE PREÇOS PARA LOCAÇÃO DE VEÍCULOS
A Comissão Permanente de Licitação/Sevop publica o Edital na modalidade Tomada de Preços N.º 009/2007/CPL/SEVOP, cuja abertura está marcada para 22 de março, às 15 horas. O Objeto desta licitação é a locação de veículos destinados a atender as necessidades da Secretaria Municipal de Educação do município de Marabá. Maiores informações: Secretaria de Viação e Obras Públicas (SEVOP), Rodovia BR-230, Km 5,5 – Nova Marabá, Marabá - Pará – Fones/FAX: (94) 3322-2827/2931/3092 – Valor do Edital = R$ 100,00.
TOMADA DE PREÇOS PARA LOCAÇÃO DE CAMINHÕES
A Comissão Permanente de Licitação/Sevop publica o Edital na modalidade Tomada de Preços n.º 010/2007/CPL/SEVOP, com abertura marcada para dia 23 de março, às 15 horas. O Objeto é a locação de veículos tipo caminhões 6 Ton destinados a atender as necessidades da Secretaria Municipal de Educação do município de Marabá – Pará – A locação será custeada com recursos próprios do município. O edital completo pode ser adquirido pelo valor de R$ 100,00. Mais informações na Secretaria de Viação e Obras Públicas (SEVOP), Rodovia BR-230, Km 5,5 – Nova Marabá, Marabá - Pará – Fones/FAX: (94) 3322-2827/2931/3092.
NÍVEL DO RIO EM BAIXA
Conforme medida hidrológica feita pela Defesa Civil do município, hoje às 7h, as águas do rio Tocantins encontram-se a 11m acima do nível normal, o que representa um decréscimo de 16cm em relação a ontem. Se não fosse as chuvas da madrugada, o nível provavelmente seria mais baixo.
De acordo com a previsão do Boletim da Eletronorte, as águas continuam em baixa. A previsão para os próximos dias é a seguinte: 09/03/2007 - 10,85
10/03/2007 - 10,73
11/03/2007 - 10,55
12/03/2007 - 10,49
13/03/2007 - 10,34
O boletim com previsão hidrológica do rio Tocantins também está disponível na Internet no site da Eletronorte, no endereço: http://www.eln.gov.br/usinas/bvn.pdf, conforme informa Antonio Augusto Bechara Pardauil, da Regional de Produção e Comercialização de Tucuruí – CTC.



PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: