13 março 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1076

MUNICÍPIOS E RAIVA ANIMAL
Ainda acerca do surto de raiva animal que acontece em Marabá desde junho do ano passado, o secretário municipal de Saúde, Pedro Correa Lima, observa que a falta de setores específicos para cuidar da saúde animal em municípios próximos a Marabá, leva essas cidades a não divulgarem os casos de raiva que lá acontecem. Geralmente quando ocorrem casos da doença, a maioria pede socorro a Marabá que já se encontro com recurso no limite para cuidar dos problemas locais.
Também de acordo com Pedro Lima, foi bom os técnicos de endemias do Estado (Alberto Begot) e União (Lúcia Montebello) virem a Marabá ver a realidade do município e quanto ele padece, em sendo um pólo regional, com o atendimento de outras cidades no seu entorno.
A própria Montebello, que é responsável técnica do Programa Nacional da Raiva no Ministério da Saúde, viu a necessidade do Estado melhor aparelhar as demais cidades próximas a Marabá, para que elas resolvam seus problemas de saúde. Sugestão que Begot (técnico do Departamento de Controle de Endemias da Sespa) levou em sua bagagem para apresentar aos seus superiores na capital paraense.
Pedro está receoso também sobre a operacionalização da próxima campanha de vacinação, à moda antiga (de casa em casa) que poderá absorver mais recurso, além de viciar a população que deveria levar seus animais ao posto de saúde para ser vacinado. Acontece que parte dos cães que apresentam a doença não foi vacinada.
O veterinário Walder Melo, gerente do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses – acredita que mesmo mais dispendiosa e demorada a vacinação de casa em casa nas próximas campanhas é necessária, porque os cães domiciliados que apresentaram a doença não foram vacinados. “Os donos dizem que seus cães foram vacinados, mas não apresentam ficha comprovando a imunização. Alguns não sabem sequer o ano em que o animal foi vacinado”.
Independentemente da vacinação em massa, que ocorre duas vezes por ano, o CCZ realizou diversos bloqueios de focos nas áreas de prevalência da raiva e dispõe de posto de vacinação permanente em sua sede, na Av. 2000, no bairro Belo Horizonte.
AVISO
Para melhor atender aos usuários do sistema de transporte urbano de Marabá, o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) avisa que a partir da próxima segunda-feira (12) os ônibus urbanos das linhas Liberdade/São Félix e Novo Horizonte/São Félix, passarão pelo campus II da UFPa e Hospital Municipal.
A medida leva em consideração a pavimentação da pista que liga o Campus II e várias conexões e ligações de folhas populosas; também é um resgate de contrapartida da prefeitura com aquele setor universitário, visto que as empresas de transporte alegavam não poder circular coletivos por ali devido à falta de asfalto, embora suas planilhas de custos previssem tal expansão desde o último acordo para reajuste da tarifa da passagem.
LOCAÇÃO DE VEÍCULOS - LEVES
A Comissão Permanente de Licitação/Sevop torna pública a licitação na modalidade Tomada de Preços N.º 009/2007/CPL/SEVOP, cuja abertura está marcada para 22 de março, às 15 horas. O Objeto desta licitação é a locação de veículos destinados a atender as necessidades da Secretaria Municipal de Educação do município de Marabá. Edital completo, no valor de R$ 100 está disponível aos interessados na Secretaria de Viação e Obras Públicas (SEVOP), situada na BR-230, Km 5,5 – Nova Marabá, Marabá - Pará – Fones/FAX: (94) 3322-2827/2931/3092.
LOCAÇÃO DE CAMINHÕES
Também foi publicada pela Comissão Permanente de Licitação/Sevop a licitação na modalidade Tomada de Preços n.º 010/2007/CPL/SEVOP, com abertura prevista para dia 23 de março, às 15 horas. O Objeto é a locação de veículos tipo caminhões (6 toneladas) destinados a atender as necessidades da Secretaria Municipal de Educação do município de Marabá – Pará – A locação será custeada com recursos próprios do município. O edital completo pode ser adquirido pelo valor de R$ 100,00. Mais informações na Secretaria de Viação e Obras Públicas (SEVOP), Rodovia BR-230, Km 5,5 – Nova Marabá, Marabá - Pará – Fones/FAX: (94) 3322-2827/2931/3092.
NÍVEL DO RIO EM BAIXA
Segundo a Eletronorte as águas do Tocantins prosseguem em baixa, mas num ritmo mais lento do que o verificado até ontem (8), quando a redução chegou a 16 centímetros/dia. Nas últimas 24 horas a baixa foi apenas 4 cm, permanecendo as águas estagnadas nas últimas 12 horas ao nível de 10,96 metros.
CONDIÇÕES CLIMÁTICAS
Para os próximos cinco dias a Climatempo prevê Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Até terça-feira, 13, estão previstos 55 mm de chuva, com maior volume no sábado (15mm). A temperatura hoje fica entre a mínima de 25º e máxima de 35ºC em Marabá.
O mapa de satélite do canaldotempo.com mostra poucas nuvens de chuva sobre a região nesta sexta-feira, porém não estão descartadas chuvas e trovoadas no decorrer dos próximos 10 dias, principalmente ao cair da tarde e a noite, quando a umidade relativa do ar aumenta.
Certo é que, embora pouca, as chuvas estão influenciando na vazão dos rios, havendo um prenúncio de nova elevação do nível das águas, visto que a média de chuva esperada para os próximos dias, superior a 50 mm, pode fazer com que não ocorra a previsão da Eletronorte, que já mudou bastante de ontem para hoje.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: