13 março 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1077

SMS ANALISA METAS AO PACTO COM O ESTADO
No decorrer desta segunda-feira, 12, as coordenadorias de departamentos e divisões da Secretaria Municipal de Saúde têm reunião preliminar para analisar a situação do município em relação às metas de saúde do ano passado e estabelecer novas proposições com vista ao novo Pacto Integrado da Saúde, a ser elaborado no período de 19 a 23 deste mês com a 11ª RPS – Regional de Proteção Social.
Este momento serve para criticar os números alcançados durante 2006, onde houve avanços e onde não foi possível alcançar o que foi pactuado; analisar as dificuldades e formular uma proposta a ser discutida com o Estado, com objetivo de facilitar a reunião com técnicos da Sespa – Secretaria Executiva de Saúde do Estado do Pará – estarão em Marabá na próxima semana, para reunião com representantes da saúde dos 21 municípios abrangidos pela 11ª RPS.
Dentre os pontos positivos do ano passado na ação básica de saúde estão as campanhas de vacinação (infantil, idoso e outros), hipertensão e diabetes; parcialmente a SMS cumpriu a meta referente às ações materno-infantil, sobre pré-natal e teste do pezinho, bem como referente aos exames de PCCU – Preventivo do Câncer do Colo do Útero.
ALÉM DA META
Embora tenha ocorrido um surto de raiva animal em Marabá, o serviço do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) bateu todos os recordes no período de julho/2006 a fevereiro/2007, no tange à captura de animais errantes, diagnósticos de raiva e envio de encéfalos para análise no laboratório do Estado.
O pacto com o Estado determina a remessa de uma amostra de 0,2% de encéfalos da população canina, estimada em 32 mil cães, mas a secretaria está enviando material de 100% dos crânios de animais com suspeita da doença, o que resultou em 1.600% além do pactuado, em virtude da elevada prevalência da raiva neste período.
No final da semana passada mais dois casos de raiva foram confirmados, ainda referentes ao mês de fevereiro, mas espera-se que a partir de agora a prevalência do ataque do vírus diminua em conseqüência dos bloqueios de focos que vem sendo realizados em praticamente toda a cidade.
O gerente do CCZ aguarda contato das associações de bairros, sindicatos e outras instituições para ministrar palestras educativas sobre a raiva e disseminar a cultura da vacinação, único meio de evitar a raiva, cujo vírus é comum na região em virtude da presença de morcegos hematófagos e grande migração de animais de municípios próximos e também de cidades maranhenses onde não há controle da doença.
PCCU NO DIA DA MULHER
A Divisão Extra Muro realizou 116 coletas de material para análise do Preventivo do Câncer de Colo do útero (PCCU) no decorrer da semana da mulher. A coleta da Extra Muro foi realizada nos centros de saúde que não são contemplados pelo programa. Assim, foram coletadas 33 amostras no Centro de Saúde Hiroshi Matsuda, 34 no Centro Enfermeira Zezinha e 49 no Posto de Saúde da Vila Murumuru.
Também foi intensificada a campanha do PCCU nos demais centros de saúde no decorrer da semana passada. É mais uma preocupação da Secretaria de Saúde para com a mulher na passagem do seu dia. No ano passado foram encontrados mais de 400 casos de alteração celular, cujas pacientes foram encaminhadas a repetir o exame e fazer o respectivo tratamento.
RECONSTRUÇÃO DE ESCOLA EM MURUMURU
Entra no calendário de inaugurações do prefeito Sebastião Miranda, a Escola "Rui Barbosa” que deve ser entregue à comunidade de Murumuru nos próximos dias. Sob a administração da Diretora Marlene Soares, a escola possui 5 salas e atende cerca de 260 alunos, com turmas da Educação Infantil ao 9º ano.
A prefeitura de Marabá está fazendo a reconstrução da Escola “Rui Barbosa” para melhorar a qualidade do prédio e consequentemente o processo ensino-aprendizagem. A escola ganha reforma de telhado, forro, piso, salas de aula, banheiros e setor administrativo. Passa por melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas e também ganha pintura nova.
ARTESANATO EM PALHA DE BABAÇU
A Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) apresenta a exposição “Artesanato em Palha de Babaçu”, na Pinacoteca Municipal Pedro Morbach, de 15 a 30 de março. A abertura oficial da exposição ocorreu hoje pela manhã, no Salão de Exposição da Casa da Cultura.
O presidente da FCCM Noé von Atzingen explica que os utensílios domésticos e brinquedos criados com palha de babaçu surgiram pela necessidade e pela falta de outros materiais, mas com um olhar apurado esses objetos não são apenas utensílios, mas sim obras de arte.Na exposição, a Casa da Cultura apresenta um artesão que mostrará como esse trabalho é confeccionado.
Remanescente do processo pré-industrial de produção, a elaboração artesanal é um mini-sistema de produção que está situado entre a arte popular e a pequena indústria. Tal sistema está subordinado ao meio ambiente, ou seja, à abundância local de determinada matéria prima, e representa uma alternativa de emprego e renda firmada na tradição: o indivíduo produz determinado objeto, de uma determinada forma como seus pais e avós faziam. A característica de artesanal não recai sobre o produto, mas sobre sua forma de elaboração.
LANÇAMENTO DE LIVRO DE CHARGES
A Fundação Casa da Cultura de Marabá organiza o lançamento do livro de charges e cartuns ecológicos “Vou rir agora, para não chorar depois”, do cartunista paraense Rildo Brasil, para dia 16 de março, às 20h, no Salão de Exposição.
De acordo com informações do IBGE, o desmatamento em grande escala já chega a 46% das matas primitivas da terra. Dos 62.200.000 Km2 de florestas originais, somente 33.400.000 ainda cobrem a superfície do planeta.
Todo ano, cerca de 170 mil Km2 de mata s desaparecem, sendo a principal forma de desmatamento as queimadas de grandes áreas para o cultivo da agricultura e a prática da pecuária. A comercialização da madeira, a expansão dos centros urbanos, a construção de estradas e o extrativismo de interesse econômico são outros importantes motivos que levam à devastação.
Segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o Brasil é o recordista no mundo em desmatamento, sendo derrubados anualmente na Amazônia em torno de 15 mil Km2 de floresta.
A preocupação com a preservação da Amazônia deve ser de todos, pois a instabilidade climática e o conseqüente aquecimento global têm levado o mundo a catástrofes que o ser humano poderia evitar se cuidasse melhor do meio ambiente.
PREGÃO ELETRÔNICO PARA REPROGRAFIA
A prefeitura de Marabá realiza o Pregão Eletrônico nº 010/2007 em 22 de março, com abertura às 10h. O Objeto do Pregão é a Prestação de Serviços de reprografia de documentos e encadernação. São materiais que farão parte do acervo da Secretaria Municipal de Saúde. O edital completo pode ser apanhado no site www.comprasnet.gov.br. Maiores informações pelo fone (94) 3322-5272 ou e-mail cml@skorpionet.com. br ou na sede da Comissão Municipal de Licitação (CML), na Folha 32, Qd- 09, Lt- 01, Nova Marabá. Marabá/PA.
A pregoeira oficial do município Lucimar Andrade informa que há um pregão eletrônico marcado para hoje, 12 de março. O objeto é a aquisição de material de laboratório a ser utilizado no Hospital Municipal de Marabá, mas o site do comprasnet não está oferecendo acesso para a recepção de dados.
Lucimar Andrade já entrou em contato com a equipe de manutenção do Comprasnet e aguarda resposta para a solução do problema.
AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA
No dia 26 de março, a Comissão Municipal de Licitação abre o Pregão Presencial nº 015/2007, forma menor preço por item, com abertura às 09:00h. A pregoeira Lucimar Andrade informa que o objeto é a aquisição de equipamentos de informática e móveis, em atendimento à Lei Federal n.º 8.666/93 e suas alterações e Lei n.º 10.520/02.
O edital completo pode ser adquirido no site www.comprasnet.gov.br. Maiores informações pelo fone (94) 3322-5272, e-mail cml@skorpionet. com.br ou na sede da CML.
VAZÃO DA ÁGUA
Conforme Boletim da Eletronorte, hoje dia 12 de março de 2007, a situação hidrológica em Marabá é a seguinte: 10,48 m acima do nível normal. A Previsão de Níveis em Marabá para os próximos cinco dias (ref.: às 7:00h):
DATA MARABÁ
13/03/2007 10,17
14/03/2007 10,05
15/03/2007 9,86
16/03/2007 9,86
17/03/2007 9,57
Níveis de Alerta 10,00
O boletim da ELETRONORTE que informa a previsão das condições hidrológicas do Rio Tocantins também está disponível na Internet no site da Eletronorte:http://www.eln.gov.br/usinas/bvn.pdf

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: