13 março 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1078

ESCORPIÃO

Conforme divulgado esta semana em jornal local, uma criança foi a óbito em virtude de picada de escorpião. Segundo relatos clínicos, existem diversos fatores que modulam a toxicidade do veneno do escorpião para humanos. Os principais fatores são: 1) a toxidez do veneno do tipo de escorpião envolvido; 2) a quantidade de veneno injetada pelo escorpião; 3) o tamanho do corpo da vítima; 4) a condição médica geral da vítima. Devido a seu pequeno tamanho, as crianças sofrem maior risco de envenenamento grave do que os adultos. A maior parte das mortes resultantes de picadas de escorpião ocorre em crianças pequenas.

Algumas pessoas são alérgicas ao veneno dos escorpiões, da mesma forma que outras podem ser ao veneno das abelhas. Nestes casos, conseqüências muito graves, inclusive a morte, podem ocorrer rapidamente, mas não têm relação à toxicidade do veneno. Mortes ocorridas por envenenamento causado por espécies de escorpião sem importância médica resultam de choque anafilático induzido por alergia.

O QUE FAZER? – Nos acidentes por aranhas e escorpiões, que provocam dor intensa, práticas como espremer ou sugar o local da picada, têm demonstrado ser de pouca eficácia.

O tratamento sintomático, à base de anestésicos e analgésicos, tem sido utilizado com resultados satisfatórios na maioria dos casos.

Se o acidentado for criança menor de 7 anos, o procedimento mais indicado é levá-la à Unidade Básica de Saúde (posto de saúde) mais próxima. Infelizmente, Geovane Lima dos Santos, que foi atendido, medicado, não resistiu ao veneno e foi a óbito.

PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE MARABÁ

Em comemoração aos 94 anos de emancipação político-administrativa do município de Marabá, em 5 de abril, a secretaria municipal de Cultura e Desporto organiza uma vasta programação.

O secretário de Cultura Wilson Teixeira disse que haverá o tradicional café da manhã com a comunidade do bairro Francisco Coelho (Cabelo Seco), onde a cidade nasceu. Haverá apresentação da Banda do Centro de Formação Cine Marrocos, shows com os grupos de dança Yaguara e Mayrabá.

Às 10h, será realizada a parada militar em frente ao Paço Municipal. À tarde será feita a programação cultural na Praça Duque de Caxias, com bandas do Exército, da PM e Shalom, Coral da Fundação Casa da Cultura de Marabá, grupos Yaguara e Mayrabá, Abadá Capoeira, projeto Dançando e Educando, do Cine Marrocos, exposições de arte da Arma (Associação dos Artistas Plásticos de Marabá) e da FCCM.

A Secdetur convida artistas da cidade para uma apresentação especial, no Centro de Formação também no dia 5, a partir das 20:30h. devem apresentar-se Dauro Remor, Néviton Ferreira, Marcelo Mourhy, Felizmar, Nilva Burjack, Jorginho, Washington e Nenzinha. Wilsao explica que está buscando viabilizar a realização de shows com bandas locais na noite do dia 4, na praça São Francisco, Cidade Nova.

Na Sexta Feira Santa, dia 6, a Secdetur pretende promover sessão aberta do filme A Paixão de Cristo, na Praça Duque de Caxias. A abertura fica por conta do coral da Escola de Música “Moisés Araújo”, da Casa da Cultura, Coral da Assembléia de Deus e grupo de teatro Máskara.

CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE CULTURA

A 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura deverá ser realizada em Marabá até junho, conforme anunciou o secretário municipal de Cultura Wilson Teixeira, que esteve em reunião com o secretário de Estado de Cultura, Edílson Moura. O objetivo da Conferência é inserir o Estado no Programa de cultura do governo federal.

Em 2007, as Conferências Municipais de Cultura serão realizadas até julho, quando ocorrerá a 1ª Conferência Estadual de Cultura, em Belém. A Secult pretende fazer 16 conferências municipais em cidades pólo do Pará: Marabá, Ananindeua, Marapanim, Bragança, São Miguel do Guamá, Soure, São Sebastião da Boa Vista, Abaetetuba, Acará, Rondon do Pará, Tucuruí, São Félix do Xingu, Redenção, Altamira, Almerim e Itaituba.

Até a próxima semana, Wilsão reúne todos os segmentos da cultura de Marabá para discutir as propostas de interesse de cada área para levar os temas à conferência.

AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA

No dia 26 de março, a Comissão Municipal de Licitação abre o Pregão Presencial nº 015/2007, forma menor preço por item, com abertura às 09:00h. A pregoeira Lucimar Andrade informa que o objeto é a aquisição de equipamentos de informática e móveis, em atendimento à Lei Federal nº 8.666/93 e suas alterações e Lei n.º 10.520/02.

O edital completo pode ser adquirido no site www.comprasnet.gov.br. Maiores informações pelo fone (94) 3322-5272, e-mail cml@skorpionet. com.br ou na sede da CML.

RECONSTRUÇÃO DE ESCOLA EM MURUMURU

Entra no calendário de inaugurações do prefeito Sebastião Miranda, a Escola "Rui Barbosa” que deve ser entregue à comunidade de Murumuru nos próximos dias. Sob a administração da Diretora Marlene Soares, a escola possui 5 salas e atende cerca de 260 alunos, com turmas da Educação Infantil ao 9º ano.

A prefeitura de Marabá está fazendo a reconstrução da Escola “Rui Barbosa” para melhorar a qualidade do prédio e consequentemente o processo ensino-aprendizagem. A escola ganha reforma de telhado, forro, piso, salas de aula, banheiros e setor administrativo. Passa por melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas e também ganha pintura nova.

PREVISÕES CLIMÁTICAS

Para o canaldotempo.com a previsão é de tempo sujeito a trovoadas esparsas nos próximos 10 dias em Marabá. Hoje, por exemplo, as nuvens estão mais concentradas na área do sudeste para o norte do Estado, não evidenciando fortes chuvas a montante do Rio Tocantins. A possibilidade de ocorrer precipitação é maior no decorrer da tarde/noite. A temperatura entre 24ºC e 30ºC.

Esta é praticamente a mesma situação climática prevista pela Climatempo: Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. São esperados 80 milímetros/m³ até sábado, com maiores volumes de chuva na quarta e quinta-feira (14 e 15), podendo alcançar 20 mm/dia.

NÍVEL DO RIO ESTABILIZOU

De ontem para hoje o nível das águas do Rio Tocantins manteve-se estável em 10,48 metros, não se confirmando a redução prevista pela Eletronorte. Certamente o volume de chuvas influenciou na vazante que ocorria desde 1º de março. No entanto, embora a Eletronorte preveja águas em baixa, o nível elevou-se dois centímetros na manhã de hoje, passando para 10,50 às 11 horas.

Veja na tabela a seguir o comportamento da cheia nos próximos cinco dias, conforme último boletim da Eletronorte:

DATA

TUCURUI

MARABÁ

14

9,12

10,44

15

9,04

10,31

16

8,98

10,23

17

8,98

10,14

18

9,73

10,05

Níveis de alerta

9,50

10,00

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

Nenhum comentário: