05 outubro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1199

EDUCAÇÃO SEXUAL PARA OS JOVENS

No início da semana, as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social e uma equipe de formadores da Fundação Vale do Rio Doce (FVRD) estiveram reunidos para tratar da formação de membros que serão multiplicadores do programa de Educação Sexual e Reprodutiva, a ser desenvolvido em escolas públicas do município.

O programa Vale Juventude está sendo desenvolvido em Marabá, numa parceria entre (FVRD), Semed, Seasp e SMS, além de ONG’s que atendem a menores. O programa teve início ano passado, com a realização de um levantamento das potencialidades e desafios, detectados através de 120 entrevistas realizadas com jovens de áreas periféricas da cidade.

O coordenador do Departamento de 5ª ao 9º ano/Semed, Nilton Cardoso, disse que desde o primeiro semestre de 2007, a equipe da FVRD e Instituto Aliança estão realizando em Marabá encontros com as secretarias envolvidas para desenvolver o trabalho. Inicialmente as escolas Inácio Moita (KM 07) e Irmã Teodora (Liberdade) são as primeiras em que o projeto é desenvolvido.

VALE JUVENTUDE

A formação ofertada em Marabá na semana passada contou com a participação de professores da Semed e demais profissionais da secretaria de Saúde e Seasp. O programa Vale Juventude terá três anos de vigência, com apoio da FVRD e depois os multiplicadores darão sustentabilidade ao programa em Marabá.

A FVRD desenvolve um trabalho em parceria com quatro municípios do Pará, onde há influência de projetos da Vale, priorizando dois eixos temáticos: “Desenvolvimento social, pessoal e reprodutivo de adolescentes e jovens” e “Educação pela Arte e pelo Esporte”. Os municípios são Marabá, Parauapebas, Barcarena e Abaetetuba.

O coordenador da Semed, Nilton Cardoso Rios, explica que através de pesquisas detectou-se que 25% da população marabaense é jovem. “Portanto é necessário que façamos algo para ajudar essa população, seja estimulando através da arte e também oferecendo informações adequadas sobre os cuidados com o corpo e com a sexualidade”.

OLÍMPIADAS DE MATEMÁTICA

Será divulgado dia 5 de outubro, o resultado dos alunos do 5º ao 9º ano da rede pública, aprovados na 1ª fase das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Na ocasião, o MEC faz a divulgação nacional dos classificados para a 2ª Fase.

Nilton Cardoso explica que na segunda etapa, participam 5% dos estudantes com melhor desempenho na 1ª fase, em cada nível. A prova será discursiva e realizada sob a responsabilidade de aplicadores escolhidos pela organização da olimpíada. Em Marabá, a informação sobre local de realização desta 2ª fase também será divulgada em 5 de outubro.

Os competidores são divididos em três níveis de escolaridade e participam de duas fases eliminatórias. Na primeira etapa, foram aplicadas provas objetivas de 20 questões que os alunos fizeram na própria escola. A correção foi feita pelos professores, a partir de instruções e gabaritos elaborados pela Direção Acadêmica da OBMEP.

Entre os prêmios estão medalhas de ouro, prata e bronze, bolsas de iniciação cientifica para alunos, cursos de aperfeiçoamento destinados a professores, um notebook com kit de datashow e livros para composição de uma biblioteca de matemática para os estabelecimentos de ensino. Os municípios com maior pontuação em seus Estados e no quadro geral do país também recebem troféus.

CALENDÁRIO DA OBMEP 2007

5 de outubro – Divulgação nacional dos classificados para a 2ª Fase (com informação sobre local de realização das provas) ;

20 de outubro – Provas da 2ª Fase – 14h30min (horário de Brasília);

10 de dezembro – Divulgação dos premiados

A Obmep é promovida pelo governo federal por meio dos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Educação (MEC) e realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição tem como principal objetivo o incentivo ao ensino da matemática e a descoberta de talentos entre estudantes das escolas públicas brasileiras da 5ª a 8ª séries e ensino médio.

DMTU ENCERRA SEMANA DO TRÂNSITO

A última ação alusiva a Semana do Trânsito, que tem o jovem como alvo principal, acontece a partir das 15h de hoje (25), com evento na Praça de São Félix de Valois, na Marabá Pioneira, reunindo cerca 50 estudantes de 10 escolas municipais, que participarão de brincadeiras, teatro de fantoche e de uma transitolância, representação em miniatura do trânsito ideal.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), com base nos índices de morbimortalidade, garante que os jovens de todo o mundo, são considerados o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de mortes em acidentes de trânsito. Eles circulam como pedestres, ciclistas, motociclistas, condutores e, principalmente, como passageiros. Por isso escolheu o tema: Jovem – Paz e Amor no Trânsito.

De acordo com especialistas, as condições emocionais da adolescência, como a busca de intensas e prazerosas sensações, a necessidade de auto-afirmação, competitividade, exibicionismo, onipotência, em conjunto com a bebida alcoólica, fazem do jovem um forte candidato ao grupo de risco de acidentados no trânsito. Os “rachas” são um exemplo desse comportamento, onde as demonstrações de onipotência e exibicionismo são procuradas nas altas velocidades e manobras radicais. Já a bebida responde às necessidades emocionais e sociais de aceitação, valorização e de poder típicas da idade.

Ainda conforme o Contran, muitos jovens interpretam a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) como um “ritual de passagem” para a vida adulta e que lhe dará o direito de participar ativamente na sociedade. Nesta fase, o jovem possui autoconfiança acentuada e, mesmo havendo exemplos de sobra, acredita que nada de ruim vai lhe acontecer quando está na direção de um automóvel.

APREENSÃO DE CARNE CLANDESTINA

Daniel Soares, coordenador da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), garante estar havendo confusão, parte da advogada dos proprietários de matadouros considerados clandestinos, quanto à competência de fiscalização. A Secretaria de Agricultura age na fonte, na inspeção antes e depois do abate do gado; a Divisa trabalha nos pontos de venda, os açougues. A primeira foi notificada pela juíza , mas a segunda, não.

A fiscalização da Divisa está amparada no Código Sanitário Municipal vigente e legislação federal e estadual, não só para carne in natura como para todo tipo de alimentação, saneantes, medicamentos e outros. Por outro lado, a inspeção nesses matadouros pela Seagri é matéria já julgada pelo Tribunal de Justiça, o que segundo o veterinário Neuder França, não deveria caber uma nova inicial sobre o mesmo assunto.

Ainda de acordo com Daniel Soares, a Divisa vai prosseguir com sua fiscalização, o que poderá resultar, além da apreensão de carne, como os cerca de 600 quilos retirados do comércio na segunda-feira (24), mas também na suspensão das atividades dos açougues que insistirem na venda de produto de origem clandestina.

IDOSOS TÊM DIA DE ESPORTE E LAZER

Hoje (25) os idosos do Projeto Conviver, coordenado pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp), têm uma manhã de esporte e lazer na Chácara Recanto da Nascente (ex-Chácara Botelho), como parte das comemorações da Semana do Idoso.

Na ocasião a Secretaria Municipal de Saúde oferece serviços de verificação de pressão arterial e teste glicêmico rápido, aqueles que julgarem necessário, principalmente em função de alguns exercícios físicos na água e no solo.

Amanhã, 26, acontece o intercâmbio entre os idosos de Marabá e os de Nova Ipixuna, naquele município. Três ônibus levarão 150 pessoas de Marabá até aquela cidade para participarem de uma confraternização pela manhã. Aliás, por recomendação da geriatra Márcia Zveiter todas as atividades com essas, em função do clima atual, devem ser realizadas pela manhã.

No Dia do Idoso (27) ocorre a integração e socialização dos idosos do Conviver com os internos do Lar são Vicente de Paula, localizado na Folha 6. A festividade inicia com café da manhã, seguido de competições, jogos de mesa. Devido a idade muito avançada e alguns deles adoentados, os idosos do São Vicente de Paula participam de atividades fora daquele abrigo.

No encerramento da Semana do Idoso, dia 28 pela manhã, está prevista a 5ª Caminhada “Integrando a 3ª Idade”, nas ruas da Marabá Pioneira, com concentração na Praça Duque de Caxias, que também é ponto final do passeio, com recepção pela Banda do Exército. Em seguida os idosos deslocam-se até a Maçonaria daquele núcleo para uma festa dançante, à base de muito forró.

TEMPO E TEMPERATURA

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Isso é o que prevê o site Climatempo para Marabá nesta terça-feira. De amanhã até sábado, sol com algumas nuvens. Não chove.

Segundo o canaldotempo.com, há pouca possibilidade de chuva. Pela manhã e primeiras horas da tarde predominância de sol. A partir das 15h pode chover. Temperatura entre 25ºC e 36ºC.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

Nenhum comentário: