05 outubro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1202

FISCALIZAÇÃO DE AÇOUGUES SUSPENSA

Reunião ocorrida na manhã de hoje (28) na sede do Ministério Público do Estado (MPE), reunindo representantes das secretarias municipais de Saúde, Agricultura, Meio Ambiente e do próprio MPE, decidiu que as ações do município referentes à fiscalização de carne bovina nos açougues, realizadas pela Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), serão temporariamente suspensas, em razão de decisão judicial.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Rubens Borges Sampaio, os promotores ligados à questão da carne bovina consideraram absurda a decisão da juíza Maria Aldecy de Souza Pissolati, porém não há outra saída além de cumprir o mandado de segurança, enquanto não a outra parte não requerer outra medida judicial. Com esse objetivo, o procurador geral da Prefeitura, Carlos Nunes, está hoje em Belém para entrar com recurso contra a medida de Aldecy em favor dos matadouros clandestinos.

Outra reunião no MPE está marcada para quarta-feira, 3 de outubro, quando serão discutidas novas estratégias para a fiscalização da carne nos açougues, desta feita com a presença de Carlos Nunes. No Frigonorte, único matadouro em condições de abater bovinos para consumo em Marabá, a inspeção municipal vai prosseguir, embora seu proprietário tenha alegado prejuízo frente à concorrência, que ele considera desleal, mas Rubens Sampaio afirma que é seu dever zelar pela saúde dos munícipes.

Diante da alegação de prejuízo, caso a situação perdure, Rubens orientou ao proprietário do Frigonorte tomar medidas legais para suspender a inspeção.

COMPACTAÇÃO E DRENAGEM

O prefeito Tião Miranda autorizou à Secretaria Municipal de Obras dar início ao serviço de limpeza, compactação e macrodrenagem na Folha 27, na rua principal e na paralela a VP-8.

Os serviços estão sendo realizados com recursos próprios da prefeitura. Em breve, terá início o serviço de pavimentação da área, melhorando bastante o acesso naquela área.

PREMIAÇÃO PARA ALUNOS DE MATEMÁTICA

Hoje, 28 de setembro, será realizada a entrega de medalhas e prêmios aos alunos da rede pública de Marabá, que ficaram entre os primeiros colocados nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática (OBMEP/2006). A entrega será no auditório da UFPA, na Folha 31, com a participação de representantes da Semed, Seduc e UFPA, a partir das 18h. A UFPA não realizou a cerimônia no ano passado, em virtude de ter ocorrido alguma mudanças na equipe de coordenação.

Os alunos, pais e professores participarão do evento que representa uma forma de estímulo ao estudo da matemática. Mais surpresas aos participantes serão apresentadas no decorrer do evento.

RESULTADO DAS OLIMPÍADAS SAI EM OUTUBRO

O resultado da 1ª etapa das OBMEP sai em outubro e os 5% dos alunos com melhor classificação realizarão a segunda prova, marcada para o dia 18 de novembro, que será composta de questões discursivas. O local ainda será informado pelo MEC.

Os estudantes vencedores receberão medalhas nas categorias ouro, prata e bronze, certificados de menção honrosa e 2.001 bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT). Os professores dos cem melhores alunos ganharão estágio de 15 dias no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

As provas da primeira fase elaboradas pela coordenadoria da Obmep, forma aplicadas e corrigidas pelas próprias escolas. Serão selecionados 5% dos alunos inscritos por escola, que farão a segunda fase da competição em 18 de novembro, com a aplicação e a correção das provas feitas por fiscais da olimpíada.

A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que a Olimpíada motiva o estudo da matemática através da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes.

CCZ NÃO PÁRA DE VACINAR CÃES

Embora tenha diminuído drasticamente a ocorrência de cães raivosos em Marabá, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) segue com a vacinação para total bloqueio dos focos da doença. O último caso confirmado de hidrofobia aconteceu em agosto deste ano, depois de mais de três meses sem ocorrência.

Esta semana uma equipe de 10 pessoas, incluindo o gerente do CCZ, Walder Melo, está na zona rural, vacinando cães e gatos em todos os vilarejos ao longo da Estrada do Rio Preto. A partir de 15 de outubro, uma nova campanha de vacinação anti-rábica volta acontecer na área urbana, a exemplo da anterior, de casa em casa, cumprindo recomendação técnica do Ministério da Fazenda.

Segundo Melo, nas regiões onde não há circulação do vírus rábico a primeira vacina de um cão pode ser feita até o quarto mês de vida, mas numa região endêmica como Marabá, gatos e cachorros devem ser vacinados contra raiva no primeiro mês de existência. Por isso, caso o animal nasça no intervalo das campanhas, seu dono deve procurar o posto de vacinação permanente do CCZ para imunizá-lo o quanto antes.

É importante observar que, mesmo os órgãos de saúde pública fazendo a imunização duas vezes por ano, Marabá e região não estão livres da raiva, porque existem fatores que contribuem para a circulação viral da doença por aqui, através de animais silvestres como os morcegos hematófagos.

AQUECIMENTO GLOBAL

A Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio ambiente (Semma) está atendeu pelo menos oito escolas esta semana, tanto públicas quanto privadas, no que a pesquisa para trabalhos de feiras ciência ou para fazer palestras nesses estabelecimentos. Os alunos querem principalmente conhecer mais sobre os danos do aquecimento global.

Umas das escolas palco da palestra ambiental foi a “Monteiro Lobato”, ligada ao Colégio Alvorada. Nesta sexta-feira (28), pela manhã e á tarde, os técnicos da Semma estão na Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, no bairro Liberdade, onde será apresentado teatro de fantoches, mural de fotografias e realização de palestras sobre temas diversos, como escassez de água, resíduos sólidos, queimadas urbanas e outras.

SEASP ENCERRA SEMANA DO IDOSO

Depois da 5ª Caminhada “Integrando a 3ª Idade” pelas ruas da Marabá Pioneira, a Seasp (Secretaria de Assistência Social da Prefeitura) encerra nesta sexta-feira (28) as atividades relativas à Semana do Idoso com o 2º Forrozão da Melhor Idade.

A concentração para a caminhada acontece às 8h30, na Praça Duque de Caxias, que também é ponto final do passeio, com recepção pela Banda do Exército. Em seguida os idosos deslocam-se até a Maçonaria, no mesmo núcleo, para a finalização da festividade. A Seasp conta com a presença de representantes da 3ª idade de Itupiranga e Nova Ipixuna.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

Nenhum comentário: