05 outubro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1206

FORMAÇÃO DO GESTAR

A Semed dá continuidade ao Gestar, curso de formação para diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais. O objetivo é ofertar subsídios para que os gestores escolares estimulem o ensino de conteúdos atraentes e úteis aos alunos.

As datas da Formação são: 09/10- Escola “Elinda Simplício Costa”, no núcleo Cidade Nova; 10/10- Escola “José Mendonça Vergolino”, na Marabá Pioneira e Escola “Walquize Viana”, no núcleo São Félix;11/10- Escola “Luzia Nunes”, núcleo Nova Marabá.

Os diretores e coordenadores dirigem-se ao Programa de Gestão de Aprendizagem Escolar (Gestar) em Língua Portuguesa e Matemática, na escola do núcleo urbano em que trabalham.

O Gestar é um programa de formação continuada na modalidade presencial e semipresencial para capacitação de professores de 1º ao 9º ano das disciplinas Matemática e Língua Portuguesa, orientado pelo MEC, com abordagem de uma nova metodologia para ensinar aos alunos.

AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA

Como preparo às análises curriculares do Ministério da Educação (MEC) diretores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino que participam do da Semed (Secretaria de Educação), estão fazendo estudo de matrizes de avaliação a serem aplicadas aos alunos do 5º e 9º ano.

A coordenadora de ensino/Semed, Vera Froz, disse que o estudo das matrizes de avaliações dos alunos do 5º e 9º ano está sendo realizado para que as escolas não sejam pegas de surpresa quanto às avaliações do MEC que serão aplicadas no final do ano. “As avaliações têm um comando que necessitam de uma leitura crítica. Não são apenas de responder ou marcar objetivamente”.

MARABÁ PEDE PAZ

A Caminhada da Paz será realizada no sábado, 6 de outubro, às 8h, com saída da Praça São Francisco, Cidade Nova. O clima de impunidade e violência toma dimensões que agridem o dia-a-dia dos moradores, razão pela qual diversos órgãos juntaram-se para realizar esse manifesto.

Entre os órgãos envolvidos estão: Prefeitura de Marabá; OAB/Subseção Marabá; Conselho Interativo de Segurança e Justiça de Marabá (Cisju); ACIM; Câmara Municipal de Marabá; Semed; Igrejas Católicas e Evangélicas.

O convite para a caminhada expressa o desejo por uma Marabá não violenta, distante das ameaças e do medo constante, onde cada um possa mostrar seu melhor e aprender com o melhor do outro.

DST NA ZONA RURAL

A exemplo do que acontece na cidade, onde muitas pessoas são contaminadas pelas doenças sexualmente transmissíveis, mesmo havendo fácil acesso ao preservativo, na zona rural não é diferente. Embora se suponha maior fidelidade entre os parceiros no mundo, inclusive limitados pela distância entre as localidades, o número de mulheres infectadas é muito elevado.

Segundo dados da Divisão de Atenção à Zona Rural e Extra Muro da Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 80% do material coletado para exame do Programa de Câncer do Colo do Útero (PCCU) têm alguma doença sexualmente transmissível.

O problema é de tal importância que, ao fazer a entrega dos exames de PCCU na zona rural, a equipe responsável leva medicamentos especiais, ou seja, fora dos compostos da farmácia básica, para o combate às diversas DST.

A campanha do PCCU na zona rural está prevista para começar dia 18 deste mês. A intenção é coletar mais de atender mais de 10 mil mulheres em idade fértil.

CARNE BOVINA – PERIGO IMINENTE

É interessante o despertar da população para o perigo iminente da carne bovina sem fiscalização. Marabá é uma cidade de onde prolifera muita tuberculose, câncer e outros males, cuja origem não é do conhecimento popular. Na carne bovina não inspecionada pode ter origem parte dessas doenças, conforme comprova o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) realizado em parceria da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) e Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará).

Conforme o relatório do SIM, no mês de agosto deste ano, duas carcaças, oriundas da Fazenda Paloma, de propriedade de José Antônio Coelho, foram condenadas. Uma por contusão e outra por brucelose e tuberculose. A tuberculose tem efeitos bem conhecidos no ser humano; a brucelose, geralmente atinge a fertilidade masculina e provoca aborto nas rezes e também no ser humano. Em tempo: Antônio Coelho é proprietário de um dos matadouros clandestinos.

Também em memorando de 01/2007, de 28 de setembro, do SIM ao Secretário de Agricultura Rubens Sampaio, estão detalhadas as condenações de vísceras bovinas ocorridas no Frigonorte durante o mês de setembro. São 1035 pulmões, 77 corações, 337 fígados, 687 rins e 27 línguas.

Ainda de acordo com o veterinário Neuder França, responsável pelo SIM, alguns bovinos são condenados no pátio de acesso ao matadouro, sem a necessidade de abate, porque suas configurações são de animais doentes.

Na Justiça – Os despachos judiciais a favor dos matadouros considerados pela Seagri e Adepará como clandestinos têm prazo de 10 e 15 dias para recurso ao Tribunal de Justiça do Estado, por parte da Procuradoria Geral do Município e pelo Ministério Público do Estado.

Quanto à fiscalização da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) nos açougues, segundo Carlos Nunes, procurador geral do Município, não existe impedimento legal. Mas, por uma questão de bom senso, o serviço foi temporariamente suspenso por conta daquela Divisão da Secretaria Municipal de Saúde.

TEMPO E TEMPERATURA

Para hoje, segundo o canaldotempo.com, o tempo será parcialmente nublado em Marabá. Para sexta-feira e sábado (5 e 6) estão previstas trovoadas esparsas. Temperatura entre 22º C e 36ºC. Existe 30% de possibilidade de chuva pela manhã, mas essa chance vai minguando no decorrer da tarde.

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto. Esta é a previsão do site Climatempo para o período de hoje (4) a segunda-feira, 08 de outubro.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

Nenhum comentário: