05 outubro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1203

OBRAS NO KM 7 E FOLHA 29

A prefeitura de Marabá está com diversas frentes de trabalho de drenagem e pavimentação no município. No Km-7 estão sendo realizadas obras de drenagem e asfaltamento nas ruas G, I, C, e D, ligando o eixo principal do bairro à BR-222, escolas, igrejas e comércio do setor, totalizando R$ 339.837,13 de investimento. Na Folha 29, a mesma estratégia do prefeito Tião Miranda, a de drenar e asfaltar primeiro os eixos principais, as zonas mais densamente povoadas e ligações com serviços do bairro. A pista asfaltada vai unir a Br-222 à rua do Cemitério e terá investimentos de R$ 619.721,17, tudo recurso próprios.

MAIS ESCOLAS NA ZONA RURAL

Novas escolas na zona rural, desta vez, com obras em assentamentos e vilas mais povoadas, como a escolas Maravilha, nas 4 Bocas, escola do assentamento Tapirapé, na Vila Cupu, escola Princesa Isabel, na Vila Conquista, escolas Ayrton Senna no PA Volta do Tapirapé, escolas Darci Ribeiro, no PA – Jatobá/Piranheiras na PA-150, escolas Jardim Esperança, na estrada Cristalândia, no Centrão, escolas Bela Vista no PA Volta Grande na Vila Boa Vista e escolas União do Povo, na vila Macaco Careca, na gleba Plano Dourado.

TREINAMENTO PARA CADASTRO TÉCNICO DO MUNICÍPIO

Hoje, 1º de outubro, às 15:30h, tem início o Curso de Cadastro Técnico Municipal Multifinalitário (CTM), para 70 alunos do CEFET, dos cursos de Informática, Agrimensura e Edificações. O curso será realizado no Itacaiúnas Hotel, no período de 2 a 6 de outubro, de 8 às 12h e de 14 às 18h. Trata-se de uma exigência do Plano Diretor Participativo de Marabá.

O CTM dará uma visão geral do município, por núcleo, bairro, quadra e rua. Os dados deverão ter número de moradores, escolas, fazer identificação das áreas saneadas e servidas com pavimentação, entre outros números identificadores. Todos os dados serão expostos na Homepage da Prefeitura, possibilitando a qualquer pessoa conhecer diversas informações sobre Marabá.

O coordenador geral do CTM, Carlos Brito, informa que está sendo feito o cadastro dos alunos interessados em participar do curso, na sede da Seplan, até hoje, 1º de outubro. “Devemos contratar 40 pessoas como estagiárias, mas 70 serão capacitados, pois ao longo do trabalho, se houver desistência ou faltas teremos uma reserva técnica apta a trabalhar no cadastro.”

1ª ETAPA DO CADASTRO DO MUNICÍPIO

A primeira etapa do Cadastro Técnico Municipal Multifinalitário será feita nos núcleos Nova Marabá, Marabá Pioneira, Cidade Nova e Distrito Industrial.

O cadastro deve ser formalizado em um ano a partir da coleta de dados em campo, no final de outubro, conforme informou Carlos Brito.

Os estagiários receberão uma bolsa custeada através de uma parceria entre Prefeitura de Marabá/Seplan e Governo do Estado/Sedurb.

CALENDÁRIO ELEITORAL

Os possíveis candidatos às Eleições de 2008, devem ficar atentos às datas do calendário eleitoral. Este calendário vai reger as eleições municipais de 2008 e começa a vigorar a partir do dia 5 de outubro, exatamente um ano antes do dia da eleição. Os candidatos a vereador e a prefeito devem realizar a filiação partidária, até a sexta-feira, 5.

Até dia 5 de outubro, os partidos devem registrar seus estatutos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), conforme determina a Lei 9.504/97, denominada de Lei das Eleições, e ainda os candidatos precisam ter seus domicílios eleitorais definidos na mesma circunscrição onde vão concorrer aos cargos eletivos.

COLETA DO PCCU NA ZONA RURAL

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Atenção à Zona Rural e Extra Muro, começa este mês a coleta de material para exame referente ao programa do câncer de colo do útero (PCCU) nas comunidades fora do núcleo urbano.

No decorrer de 2006 aconteceram 443 casos positivos de alteração celular em Marabá (zona rural e urbana), a partir da realização de mais de 10 mil exames preventivos do PCCU, ou seja, resultados atípicos em células escamosas, com lesão intra-eptelial de baixo grau (compreendendo efeito citopático pelo HPV e neoplasia intra-eptelial cervical grau I).

De acordo com a Estimativa de Incidência de Câncer no Brasil, o câncer de colo do útero é a terceira neoplasia maligna mais comum entre as mulheres, sendo superado pelo câncer de pele (não-melanoma) e pelo câncer de mama. É a quarta causa de morte por câncer em mulheres. A cada ano ocorrem mais de 20 mil novos casos de câncer do colo do útero.

Os fatores de risco identificados para o câncer do colo do útero são inúmeros, sendo que alguns dos principais estão associados às baixas condições sócio-econômicas, ao início precoce da atividade sexual, à multiplicidade de parceiros sexuais, ao tabagismo (diretamente relacionados à quantidade de cigarros fumados), à higiene íntima inadequada e ao uso prolongado de contraceptivos orais. Estudos recentes mostram ainda que o vírus do papiloma humano (HPV) tem papel importante no desenvolvimento da neoplasia das células cervicais e na sua transformação em células cancerosas. Este vírus está presente em mais de 90% dos casos de câncer do colo do útero.

LICENCIAMENTO DE HOSPITAIS

Esta semana a Divisão e Vigilância Sanitária (Divisa) da SMS dá seqüência à fiscalização de hospitais e clínicas de Marabá com vista à renovação de licenciamento. O trabalho iniciou pelo Hospital Regional, devendo passar pelo Hospital de Guarnição do Exército, Hospital Municipal, Santa Terezinha e Climec.

Uma segunda equipe da Divisa fiscaliza consultórios médicos e odontológicos, trabalho este que deverá ser concluído esta semana. Esta mesma equipe deve começar semana que vem a fiscalização nos supermercados da cidade.

DIA INTERNACIONAL DO IDOSO

No Brasil o Dia do Idoso foi comemorado em 27 de setembro, mas a partir de 2008 será festejado em 1º de outubro, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Internacional do Idoso, data esta que integra o calendário de celebrações daquela instituição.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 10% da população brasileira, o que corresponde a cerca de 19 milhões de pessoas, têm 60 anos ou mais. Diante desse contingente e do descaso para com essa parcela da sociedade no Brasil, o Estatuto do Idoso, em vigor desde 2003, regulamentou uma série de dispositivos legais para garantir direitos das pessoas com mais de 60 anos.

Entre as medidas está à criação de delegacias especiais, a garantia de assistência social, o direito à gratuidade dos transportes públicos urbanos e a reserva de duas vagas por veículo interestaduais para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos.

Apesar dos avanços do estatuto, ainda há situações de preconceito, exploração e violência contra os idosos no Brasil. Uma campanha lançada pelo Ministério do Desenvolvimento Social quer que o Dia Internacional seja marcado pelo respeito aos direitos das pessoas com mais de 60 anos. A iniciativa "Envelhecer com Dignidade" pretende sensibilizar sociedade, organismos governamentais e não-governamentais (ONGs) para a importância da construção de uma cultura de respeito aos idosos.

TEMPO E TEMPERATURA

Segundo o site Canaldotempo.com, de hoje ao dia 4 o tempo em Marabá será parcialmente nublado. Para sexta-feira e sábado estão previstas trovoadas esparsas. Depois o volta a ficar parcialmente nublado. A temperatura oscila entre a mínima de 22ºC e máxima de 37ºC. A umidade relativa do ar está bem melhor esta semana, podendo chegar ao mínimo de 52% entre as 14 e 15 horas.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

Nenhum comentário: