11 abril 2008

Boletim Informativo Nº 1319

O Trabalho Continua
Marabá, terça-feira, 1º de abril de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1319
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

ARQUIVO PÚBLICO MUNICIPAL
A inauguração do Arquivo Público Municipal, prevista ainda para esta quinzena, integra a programação alusiva ao aniversário de Marabá. Construído ao lado do Centro Administrativo da Prefeitura, na Folha 32, o novo espaço abrigará inicialmente as pastas do arquivo funcional da Semad.
O secretário de Administração Nilton Medeiros disse também que, aos poucos, será arquivado todo o material das demais secretarias municipais. “A Semad possui um banco de dados com informações sobre cada funcionário, mas guardamos os papéis bem acondicionados para comprovação quando necessário, por exemplo, junto ao INSS no período de aposentadoria”.
No novo arquivo não há preocupação quanto a mofo ou incêndio, pois o espaço é arejado e com boa iluminação natural. O espaço é de 50m x 20m, alto e coberto com telha a base de amianto. O arquivo é muito importante para que se tenha informações precisas sobre os funcionários e a própria estrutura de cada secretaria.
SEMAD TEM BANCO DE DADOS DOS CEMITÉRIOS
A secretaria municipal de Administração está fazendo um banco de dados dos cemitérios de Marabá, com uma ficha sobre os falecidos incluindo localização e família. Há cerca de oito meses, o Chefe de Divisão/Semad Francisco de Sales está trabalhando na compilação destes dados.
O secretário José Nilton disse que este banco de dados é muito importante, pois oferece a exata localização de cada um dos falecidos, facilitando inclusive a procura por parte dos parentes e amigos.
ANIVERSÁRIO DE MARABÁ
A programação oficial do aniversário de Marabá inclui shows de dança, teatro, missa campal, parada militar, torneios desportivos e inaugurações. O prefeito Tião Miranda aproveita a data para participar de eventos comemorativos e inaugurar obras para a população.
03 de abril – Cine Teatro Marrocos, a partir das 20h: Show Faço Parte desta História. Com apresentação do Projeto Vertigem, e cantores da terra Marcelo Mourhy, Jorginho, Álvaro José e banda Swing Moleque.
04 de abril – Praça Duque de Caxias a partir das 17h: apresentação dos grupos folclóricos Mayrabá, Cia. de Danças Yaguara, Abada Capoeira e Street Boys; Tecnoshow; Projeto Dançando e Educando; Coral Casa da Cultura; Banda de Música de Marabá e Fundação de Assistência à Criança e ao Adolescente (bairro Amapá)
05 de abril – Bairro Francisco Coelho (Cabelo Seco), Marabá Pioneira, a partir das 7:30h; Missa Campal; Café da Manhã; Banda Marcial (Semed);
Praça Osório Pinheiro (em frente à prefeitura – Folha 31), a partir das 10h: Parada Militar (Exercito, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro Militar e DMTU); Inauguração da Escola Manoel Cordeiro no Km 2 e Escola Jardim Bela Vista.
Orla do Tocantins, a partir de 21h: Show – Artistas da Terra, Banda Amazonas (Belém), Banda Louca Tentação, Pagode e DJ.
06 de abril - Orla do Tocantins, a partir de 8h – Pesque e Solte no Cais (Semma); Parada Gay a partir das 19h;
Ginásio Poliesportivo Renato Veloso (Folha 16), a partir de 8h – Torneio de Sinuca, Torneio de Skate, Torneio de Judô e Moto Show.
SAÚDE ELEGE CONSELHEIROS
As 9h desta terça-feira, 1º de abril, o Conselho de Saúde (provisório) iniciou a 7ª Conferência Municipal de Saúde, que tem como principal objetivo eleger um novo Conselho Municipal, para o próximo biênio. Esse evento, que tem lugar no Auditório Eduardo Bezerra (Secretaria Municipal de Saúde), deveria ter ocorrido em maio do ano passado, não aconteceu e o antigo conselho, destituído por decreto no início deste ano, teve sua gestão prorrogada até uma nova conferência, que foi interrompida na primeira quinzena de dezembro/2007.
A organização da 7ª Conferência coube a uma comissão de conselheiros, eleita a partir de um conselho provisório. Essa equipe foi responsável pela elaboração do regulamento e regimento do evento que conta com a presença de 200 delegados de entidades ligadas à saúde pública, associações de bairros, sindicatos, pastorais, dentre outros.
Sob o tema Saúde e Qualidade de Vida: Desafios e perspectivas – o encontro elege 40 conselheiros municipais de saúde, sendo 20 titulares e igual número de suplentes. Dentre os eleitos, 50% são originados em usuários do sistema de saúde (associações, sindicatos e outros), 25% são servidores da saúde (sindicalizados) e 25% de representantes do gestor, ou seja, indicados pela Secretaria Municipal de Saúde.
O QUE É O CONSELHO DE SAÚDE?
É um órgão colegiado de caráter permanente, deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador das ações e serviços de saúde no âmbito do SUS, no município. Atua na formulação e proposição de estratégias e no controle da execução das políticas de saúde, inclusive em seus aspectos econômicos e financeiros.
O conselho é constituído por participação paritária de usuários (50%), trabalhadores de saúde (25%), representantes do governo e prestadores de serviços (25%), cujas decisões devem ser homologadas pelo gestor municipal.
Para que um conselho funcione de forma adequada, é necessário que seja representativo e tenha legitimidade, além das condições previstas pela lei. Os usuários são escolhidos por membros de sua classe, com direito à voz e voto. A participação é voluntária e não-remunerada. As reuniões do Conselho são mensais e abertas para toda a população, com direito à voz.
A criação do Conselho Municipal de Saúde é estabelecida por lei municipal, com base na Lei Federal nº 8.142 de 28 de dezembro de 1990.
PESQUE E SOLTE
Até aqui, tudo dentro das expectativas para realização do Pesque e Solte na Orla, previsto para acontecer no domingo (6). Das 800 inscrições para o público, cerca de 400 foram vendidas até ontem. Aproximadamente 200 kits serão oferecidos aos patrocinadores.
Cada kit, ao preço de R$ 15,00, composto de uma camiseta, boné, vara de pesca com linha e anzol, vale lanche e vale água e crachá com número da inscrição, dá direito aos sorteios das premiações de um microcomputador por categoria.
O Pesque e Solte tem cinco categorias: Masculina, Feminina (Adultos), Infantil, maior peixe e peixe mais exótico. O primeiro, segundo e terceiro lugar de cada categoria, mais os que fisgarem o maior peixe e peixe mais exótico, também receberão um kit de pesca e troféu.
TEMPO LOCAL
O canaldotempo.com, em imagens de satélite, mostra acúmulo de nuvens de chuva sobre Marabá e região nesta terça-feira. Os períodos manhã e noite (a partir das 21h) são os mais prováveis de ocorrer precipitações. Temperatura amena para os padrões de Marabá, com mínima de 23ºC e máxima de 29ºC.
Por sua vez, o Climatempo prevê volume acumulado de 108 mm de chuva hoje e amanhã. No entanto, a partir de quinta-feira, 3, as precipitações serão de menor intensidade, cerca de oito mm de chuva/dia.
ÁGUAS DO TOCANTINS EM ELEVAÇÃO
A cada dia o nível do Tocantins eleva-se um pouco mais. Hoje, 1º amanheceu aos 10,86 metros, ou seja, oito centímetros acima da posição de ontem às 8h da manhã. A tendência, segundo a Eletronorte, é que a lâmina d’água chegar aos 10,94 metros na manhã desta quarta-feira e recue a partir do dia 3, quando deverá amanhecer aos 10,91m.
DESABRIGADOS
Segundo a Defesa Civil Municipal cerca de 160 famílias estão desabrigadas. Todas residentes na área baixa da Marabá Pioneira. E, a partir de agora, a cada centímetro de inundação, muita gente vai sendo desabrigada.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: