11 abril 2008

Boletim Informativo Nº 1324

O Trabalho Continua
Marabá, terça-feira, 8 de abril de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1324
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

PROJETO NOVA VIDA
O prefeito Sebastião Miranda Filho assinou a Lei nº. 17.277/08, aprovada pela Câmara, reconhecendo de utilidade pública a Fundação Projeto Nova Vida, com os direitos e privilégios decorrentes deste reconhecimento assegurados legalmente, em face dos serviços prestados à comunidade.
José Gildemar Moreira Nunes (Gil Ceará) é o presidente da Fundação, que está localizada na Av. Santos Dumont, 853. São Félix II.
SOLICITAÇÃO DE NOTÍCIAS
A Assessoria de Comunicação da Prefeitura recebeu telefonemas de Castanhal, Tucumã e Salvaterra solicitando a atualização do blog de notícias da prefeitura de Marabá http://informativomaraba.blogspot.com .
Não está atualizado em virtude do acesso à internet encontrar-se muito lento nos últimos dias. A Ascom pede a compreensão dos leitores blogueiros e fará o possível para atualizar o mais breve possível. A Skorpionet já foi comunicada para solucionar o problema.
CONFERÊNCIA DO PROCON
Na quinta-feira, 10 de abril, realiza-se no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, a Conferência do Procon “Encontro Preparatório”, com a participação de diversos órgãos que participam da política em defesa do consumidor. O início da conferência está marcado para as 08h30min.
A coordenadora do Procon/Marabá Mariléia Oliveira informa que o objetivo geral da conferência é a elaboração de uma política estadual de proteção e defesa do consumidor em conjunto com a sociedade, fortalecendo e integrando os órgãos que compõem o sistema de defesa do consumidor.
Participam representantes da ADEPARÁ, Juizado Especial, Ministério Público, Poder Legislativo, Acim, Sindicom e Seagri, entre outros. Entre os palestrantes estão os advogados Humberto Mariano Almeida, diretor do Procon/PA e Regina Paes.
Em Marabá serão escolhidos dois delegados para participar da Conferência Estadual do Procon que será realizada nos dias 9 e 10 de maio, em Belém. A Conferência Estadual será coordenada pela SEJU e pela diretoria de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor.
INAUGURAÇÃO DO ARQUIVO PÚBLICO MUNICIPAL
O secretário de Administração Nilton Medeiros informa que a inauguração do Arquivo Público Municipal está marcada para 1º de maio. Construído ao lado do Centro Administrativo da Prefeitura, na Folha 32, o novo espaço abrigará as pastas do arquivo funcional da Semad e depois receberá também arquivos de outras secretarias.
Nilton Medeiros disse que a Semad possui um banco de dados com informações sobre cada funcionário, mas guardamos os papéis bem acondicionados para comprovação quando necessário, por exemplo, junto ao INSS no período de aposentadoria.
O espaço é arejado e com boa iluminação natural, numa área de 50m x 20m, alto e coberto com telha a base de amianto. O arquivo guardará informações precisas sobre os funcionários e a própria estrutura de cada secretaria.
PRODUÇÃO DE AVESTRUZ
Acontece amanhã, 9, no Parque de Exposição Agropecuária de Marabá, o I Seminário da Cadeia Produtiva de Avestruz do Sul e Sudeste do Pará, com objetivo de mostrar ao público regional os benefícios da criação dessa ave, da qual praticamente tudo é aproveitável como alimentação de elevado poder nutritivo ou como artesanato.
O evento, com abertura às 8h30 da manhã, é uma parceria da Prefeitura de Marabá, através da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), com a Empresa Aravestruz, e destina-se a produtores rurais, instituições afins e agricultores familiares da região.
O seminário tem objetivo de mostrar os benefícios que a Estrutiocultura (criação de avestruz) ecologicamente correta e auto-sustentável oferece, enquanto modelo de agronegócio, novo e promissor, capaz de gerar emprego, renda e desenvolvimento.
Sob o tema Avestruz – O novo habitante dos pastos brasileiros – o seminário terá a seguinte programação: 8h30 abertura; 9h – Palestra sobre a cadeia produtiva – mercado interno e externo dos produtos (carne, couro, ovos e plumas); 10h – Artesanato em ovos e plumas (concurso de pintura); 10h30 – Exposição de aves reprodutoras e filhotes para o modelo de agricultura familiar. Às 12h – Degustação da carne de avestruz no rolete e em outras variadas formas de preparo.
Na parte da tarde, às 14h – Corrida de avestruz com jóquei; 14h30 – Montaria em avestruz para o público presente; Às 15h – Desfile com modelos da região (vestuário em couro e plumas de avestruz) e Show-room do couro (sapatos, bolsas e botas). Às 15h30 – Demonstração de alternativas nutricionais (ração padrão e ração alternativa).
FEIRANTES TERÃO DE SE ADEQUAR
Cerca de 180 feirantes da Feira Coberta do Laranjeiras e da Feira da Folha 28 participaram ontem, 7, do I Seminário para Feirantes do Setor de Alimentação de Marabá. O evento promovido pela Prefeitura, por intermédio das secretarias municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Saúde, visou a adequação desses comerciantes às normas da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – no que concerne à venda de carnes, peixes e aves.
Segundo o coordenador da Divisão de Vigilância Sanitária de Marabá, Daniel soares, o pescado e as aves devem ser previamente tratados para a venda na feira, porque a forma como vêm procedendo não é recomendável, porque não há espaço adequado para o descamar peixes, abater e tratar as aves nas feiras livres de Marabá.
Quanto às carnes em geral (bovina, suína, caprina) devem seguir as mesmas condições dos demais açougues da cidade, ou seja, exposição em balcão refrigerado, boxes e ferramentas dentro dos padrões de higiene e manipuladores devidamente uniformizados a caráter.
Diante das exigências, os comerciantes de feiras livres terão 90 dias para se adequarem dentro das opções disponíveis. No caso de aves, trazê-las limpas de casa ou vendê-las vivas; enquanto o peixe deve ser tratado na Colônia de Pescadores.
Durante a reunião o secretário de Agricultura, Rubens Borges Sampaio, apresentou projeto piloto da reorganização da Feira do Laranjeiras, que o prefeito Tião Miranda pretende inaugurar ainda no decorrer de seu mandato. O projeto deverá ser estendido futuramente à Feira da Folha 28.
SEASP TEM NOVO SECRETÁRIO
Flávio de Souza, novo secretário de Assistência Social, tem hoje, 8, sua primeira reunião de trabalho com o prefeito Tião Miranda. Na pauta uma série de projetos em andamento na Seasp – Secretaria de Assistência Social da Prefeitura – como a implantação do Pró-jovem e a construção do novo Espaço de Acolhimento Provisório para crianças e adolescentes.
Segundo Flávio, a construção do Abrigo Provisório deve iniciar nos próximos dias, porque a obra já foi licitada e parte do recurso disponibilizada à Prefeitura. O prédio terá capacidade de abrigar mais de 30 menores de zero a 17 anos de idade sob responsabilidade da Prefeitura. O prédio a ser erguido às proximidades dos colégios Alvorada/Monteiro Lobato, no núcleo Cidade Nova, custará cerca de 500 mil.
Construído com verba de parceria da Prefeitura com a Vale, o novo abrigo contará com dormitórios e banheiros separados por sexo e idade. Terá vasos sanitários especiais para crianças; contará também com berçários e ampla área de lazer. Atualmente, a casa alugada para este fim, embora tenha sido adaptada, não dispõe de espaço suficiente para tantas divisões e aumento do contingente de internos, que passou de 12 no ano 2000 para a média de 36 no final de 2007.
Pró-Jovem – É um programa do governo federal, a ser administrado pela Seasp, que visa dar continuidade a assistência a adolescentes dos 15 aos 17 anos, inscritos em programas sociais como Bolsa Família e PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.
Esse novo projeto vai ajudar esses jovens que já não têm direito aos benefícios do Bolsa Família e PETI a participarem de oficinas de capacitação, reforço escolar e outras atividades, principalmente com vista à profissionalização, para que ao atingirem 18 anos possam ingressar no mercado de trabalho.
Para a implantação do Pró-jovem em Marabá participaram de treinamento nos dias 2, 3 e 4 de abril, em Belém, três técnicos da Seasp (Flávio Souza, Nadjalúcia Lima e Jane Dailha). O evento contou com a participação de 100 municípios do Pará e sua abertura foi prestigiada pela governadora Ana Júlia Carepa, secretária executiva de Desenvolvimento Social, Ana Maria Barbosa; e ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias.
ÁGUAS DO TOCANTINS DECLINAM
Não foi tão significativa, mas o importante é que o nível das águas recuou em 2 centímetros nas últimas 24 horas, passando de 12,58 metros para 12,56 na manhã desta terça-feira.
A tendência, com base na meteorologia, é aumentar a vazante nos próximos dias, porque as chuvas devem diminuir a partir de agora. Embora ainda estejamos no período de uma possível cheia de maior proporção.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: