11 abril 2008

Boletim Informativo Nº 1322

O Trabalho Continua
Marabá, sexta-feira, 4 de abril de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1322
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

CADEIA PRODUTIVA DE AVESTRUZ
A Prefeitura de Marabá, através da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), em parceria com a Empresa Aravestruz, convidam os produtores rurais, instituições afins e agricultores familiares da região a participarem do I Seminário da Cadeia Produtiva de Avestruz do Sul e Sudeste do Pará, a acontecer dia 9 de abril, no Parque de Exposição Agropecuária de Marabá, com abertura às 8h30 da manhã.
O seminário tem objetivo de mostrar os benefícios que a Estrutiocultura (criação de avestruz) ecologicamente correta e auto-sustentável oferece, enquanto modelo de agronegócio, novo e promissor, capaz de gerar emprego, renda e desenvolvimento.
Sob o tema Avestruz – O novo habitante dos pastos brasileiros – o seminário terá a seguinte programação: 8h30 abertura; 9h – Palestra sobre a cadeia produtiva – mercado interno e externo dos produtos (carne, couro, ovos e plumas); 10h – Artesanato em ovos e plumas (concurso de pintura); 10h30 – Exposição de aves reprodutoras e filhotes para o modelo de agricultura familiar. Às 12h – Degustação da carne de avestruz no rolete e em outras variadas formas de preparo.
Na parte da tarde, às 14h – Corrida de avestruz com jóquei; 14h30 – Montaria em avestruz para o público presente; Às 15h – Desfile com modelos da região (vestuário em couro e plumas de avestruz) e Show-room do couro (sapatos, bolsas e botas). Às 15h30 – Demonstração de alternativas nutricionais (ração padrão e ração alternativa).
FEIRANTES DE ALIMENTAÇÃO
Por intermédio das secretarias municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Saúde, a Prefeitura de Marabá promove no dia 7 de abril, a partir das 14h, o I Seminário para Feirantes do Setor de Alimentação, no Auditório Eduardo Bezerra, da Secretaria de Saúde.
O prefeito convida a população interessada a participar, principalmente aqueles feirantes do comércio de peixe, aves e carnes, cujo abate, limpeza e exposição estão sendo feitos de forma irregular, em desacordo com a Vigilância Sanitária.
A programação desse seminário ainda está sendo elaborada, mas dentre os assuntos a serem abordados está o abate de aves. A partir desse seminário os vendedores terão de abater as aves em local adequado, trazendo-as limpas para a feira ou vendê-las vivas. Critério semelhante será dado ao pescado, que terá vir limpo da Colônia de Pescadores, não podendo mais a limpeza ser feita nos próprios boxes.
Quanto à venda de carnes (porco, bode e outros) os mini-açougues terão de seguir as mesmas regras das vendas espalhadas na cidade. Adequar a exposição a balcões refrigerados e todos os demais requisitos impostos pela vigilância Sanitária, sob pena de ter o ponto interditado.
PESQUE E SOLTE
Previsto para acontecer no domingo (6) o Pesque e Solte na Orla deve inscrever até hoje, 4. Das 800 inscrições para o público, quase todas foram vendidas até ontem. Aproximadamente 200 kits serão oferecidos aos patrocinadores.
Cada kit, ao preço de R$ 15,00, composto de uma camiseta, boné, vara de pesca com linha e anzol, vale lanche e vale água e crachá com número da inscrição, dá direito aos sorteios das premiações de um microcomputador por categoria.
O Pesque e Solte tem cinco categorias: Masculina, Feminina (Adultos), Infantil, maior peixe e peixe mais exótico. O primeiro, segundo e terceiro lugar de cada categoria, mais os que fisgarem o maior peixe e peixe mais exótico, também receberão um kit de pesca e troféu.
INAGURAÇÃO DE ESCOLAS
A programação de aniversário de Marabá inclui entrega de obras à população. Hoje, 4 de abril, às 18h, o prefeito Sebastião Miranda Filho e a secretária de Educação Kátia Américo Garcia inauguram a Escola “Manoel Cordeiro Neto”, em São Félix III. Amanhã, 5 de abril, às 18h, mais uma escola será inaugurada. Trata-se da Escola Maria das Graças Ribeiro de Sousa, na Rua 13 de Maio, QD Especial, bairro Bela Vista.
A Escola “Manoel Cordeiro” possui seis salas de aula, sala de professores, diretoria, banheiros, cozinha e área para a distribuição da alimentação escolar da garotada.
A coordenadora de ensino/Semed, Vera Froz, informa que no ano passado a escola funcionou em duas salas de aula, mas agora terá mais espaço ao alunado. Antes funcionava do 1º ao 5º ano e em 2008 funcionará até o 7º ano.
Sob a direção de Gracinete do Rosário Silva, o prédio escolar foi adequado às necessidades da comunidade escolar e atenderá uma média de 350 alunos em três turnos. À noite deverá funcionar o ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para atender pessoas que precisam trabalhar durante o dia.
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que os alunos não terão o ano letivo prejudicado em virtude de começarem as aulas mais tarde. A Semed preparou um calendário especial para os alunos visando o cumprimento dos 200 dias letivos.
O prefeito Tião Miranda fala da sua grande satisfação de inaugurar escolas. “É sempre bom construir escolas e proporcionar melhorias no processo ensino-aprendizagem. Já construímos muitas escolas na zona rural, como exemplo a de Murumuru e a de Pau Seco. Também temos muitas escolas sendo construídas e reformadas na zona urbana, como a “Martinho Mota” e “Emília Ferreiro”, na Nova Marabá.”
ESCOLA MARIA DAS GRAÇAS SERÁ INAUGURADA AMANHÃ
Amanhã, 5 de abril, a comunidade de Bela Vista, bairro próximo do aeroporto, ganha uma escola de qualidade dentro dos padrões das demais escolas construídas pela prefeitura de Marabá. Trata-se da Escola Maria das Graças Ribeiro de Sousa, na Rua 13 de Maio, QD Especial.
O prefeito Tião Miranda e a secretária Kátia Américo Garcia entregam a Escola construída com 6 salas de aula, 1 secretaria, 1 cantina e poço artesiano, com água potável de boa qualidade e com capacidade para abastecer a escola e toda a comunidade. A diretora Luzia Dalva Tavares e a comunidade participam da grande festa de inauguração.
TEMPO LOCAL
O Climatempo prevê volume acumulado de 42 mm de chuva hoje a domingo, sendo esperada a maior precipitação neste sábado (5), quando deve chover 24 mm. A partir de domingo as chuvas serão de pequena intensidade. Temperatura amena, com máximas de até 32ºC neste período.
ÁGUAS DO TOCANTINS EM ELEVAÇÃO
A tendência, segundo a Eletronorte, é que a lâmina d’água chegue aos 11,89 metros na terça-feira (9) sem sinal de recuo neste período. De ontem para hoje o nível elevou-se em 20 centímetros.



PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: