11 abril 2008

Boletim Informativo N° 1325

O Trabalho Continua
Marabá, quarta-feira, 9 de abril de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1325
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

CADASTRO MULTIFINALITÁRIO DE MARABÁ
Uma equipe de 30 pessoas está concluindo o multifinalitário na Marabá Pioneira, cujo objetivo é colher dados a respeito dos tipos de habitação, infra-estrutura, saneamento, número de moradores em cada habitação, nível de escolaridade, entre outros, para subsidiar o Plano de Desenvolvimento Urbano do município. A equipe encontra-se no bairro Santa Rosa de nos próximos dias começará o trabalho no núcleo Cidade Nova.
O engenheiro civil Carlos Brito, da Seplan e do Plano Diretor Participativo, coordena a equipe que coleta as informações nos núcleos urbanos. “As informações serão digitalizadas na Seplan e ficarão disponíveis para as demais secretarias do município, para que tenham condições de criar programas que atendam às necessidades da população”.
Os estagiários irão para o bairro Belo Horizonte, no núcleo Cidade Nova. Carlos Brito informa aos moradores que os pesquisadores estão com camiseta e crachá de identificação do Cadastro Multifinalitário de Marabá, Seplan e PDP. “As informações que cada morador nos passa é de grande importância para o crescimento de nosso município”.
CONFERÊNCIA DO PROCON
Amanhã, 10 de abril, realiza-se no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, a Conferência do Procon “Encontro Preparatório”, com a participação de diversos órgãos que participam da política em defesa do consumidor. O início da conferência está marcado para as 08h30min.
A coordenadora do Procon/Marabá Mariléia Oliveira informa que o objetivo geral da conferência é a elaboração de uma política estadual de proteção e defesa do consumidor em conjunto com a sociedade, fortalecendo e integrando os órgãos que compõem o sistema de defesa do consumidor.
Participam representantes da ADEPARÁ, Juizado Especial, Ministério Público, Poder Legislativo, Acim, Sindicom e Seagri, entre outros. Entre os palestrantes estão os advogados Humberto Mariano Almeida, diretor do Procon/PA e Regina Paes.
Em Marabá serão escolhidos dois delegados para participar da Conferência Estadual do Procon que será realizada nos dias 9 e 10 de maio, em Belém. A Conferência Estadual será coordenada pela SEJU e pela diretoria de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor.
TESTE DO PEZINHO
Marabá está com excelente cobertura do teste do pezinho, alcançando no ano passado 94,82% do total (4.761) de crianças nascidas de famílias residentes no município, quando a meta pactuada com o Estado é de 90% desse total. Em verdade nasceram 5.249 bebês vivos em Marabá, sendo 488 de municípios vizinhos.
Desse total de crianças testadas apenas uma apresentou hipotireoidismo e faz o respectivo tratamento no LAPAD (Laboratório de Pesquisa e Apoio Diagnóstico) em Belém. O hipotireoidismo, assim como a fenilcetonúria, pode provocar lesões irreversíveis, em especial retardo mental, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e outras conseqüências relativas ao crescimento da criança.
No primeiro trimestre deste ano foram realizados 1.159 testes do pezinho, mas não foi detectada nenhuma doença congênita. Todo recém-nascido deve fazer o teste do pezinho após 48 horas de vida e no máximo em 30 dias de nascido.
CONTROLE DO CÂNCER
No período de 14 a 18 de abril, no Hotel Vale do Tocantins, a Secretaria Executiva de Saúde do Pará (Sespa) promove treinamento denominado Bases Gerenciais para Controle do Câncer em Marabá. O evento, que já aconteceu em Belém e Santarém, visa capacitar gestores em saúde dos 21 municípios da 11ª Regional de Proteção Social a trabalhar com os diversos tipos dessa grave doença.

Marabá, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, transfere mensalmente uma média de 36 portadores de câncer para tratamento em Belém, através do TFD – Tratamento Fora do Domicílio – a maioria de útero e próstata e, em terceiro lugar, de mama. A intenção da Sespa é descentralizar o tratamento futuramente que hoje tem referência no Hospital Ofir Loyola, que já não dá conta de tantos doentes.
O câncer de útero é o mais prevalente em Marabá e também o único que dispõe de programa especial do SUS, por isso foram realizadas 2.453 exames do PCCU neste semestre, sendo 1.768 na faixa etária dos 25 aos 59 anos, considerada a mais vulnerável na região norte. Enquanto ocorreram apenas 92 mamografias no mesmo período.
PERFIL DO NOVO SECRETÁRIO
José Geraldo de Brito, de 42 anos, com formação em Pedagogia e Filosofia, é o novo secretário de Saúde de Marabá (SMS). Servidor concursado da SMS, Geraldo trabalha na coordenação administrativo-financeira daquela secretaria desde o ano 2000, mas soma mais de 12 anos de Funasa, onde também exerceu funções administrativas em Curionópolis e posteriormente em Marabá.
Natural de Itabira/MG, Geraldo Brito, como bom mineiro é cauteloso e não pretende fazer grandes alterações administrativas na saúde, porque acredita todos os problemas de Marabá nessa área, por ser município pólo, depende da melhoria do serviço dos municípios vizinhos.
Quanto ao Hospital Municipal (HMM), o novo secretário vai criar uma comissão para analisar seus pontos mais carentes e estudar o melhor remédio. Ele reconhece que o pronto-atendimento, por ser a recepção dos pacientes, é o ponto nevrálgico daquela casa de saúde, mas garante que tudo pode melhorar se o município conseguir contratar mais profissionais, o que não tem sido fácil porque os médicos preferem ganhar menos, mas com as vantagens de uma capital, do que vir para o interior do Estado.
AÇÃO DE SAÚDE
No próximo dia 12 a Divisão Extra Muro promove ação integrada no Posto de Saúde Liberdade. Nesta data haverá atendimento médico, de enfermagem, odontologia e outros serviços como vacina, verificação de pressão arterial e teste rápido de glicemia.
DENGUE
No decorrer do 1º trimestre ocorrem 404 notificações da doença, um número bem superior ao mesmo período do ano passado. Não houve confirmação de dengue hemorrágica até o final de março.
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
Nos dias 22 a 24 de abril será realizado o Encontro Nacional das Coordenações Estaduais de Alimentação e Nutrição e Centros Colaboradores de Alimentação e Nutrição, em Brasília. Este ano também estão convidados os municípios com mais 200 mil habitantes.
Entre os temas abordados: Mais Saúde,Nutrição nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, Programa Saúde na Escola, Organização da Nutrição na Atenção Básica à Saúde, dentre outros.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com/
http://www.maraba.pa.gov.br/ - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: