13 maio 2008

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1341

O Trabalho Continua
Marabá, quarta-feira, 7 de maio de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1341
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

INAUGURAÇÃO DO INFOCENTRO
Hoje, 7 de maio, a governadora Ana Júlia Carepa inaugurou o Infocentro, ao lado do Centro Administrativo, em espaço cedido pela Prefeitura. A iniciativa faz parte do programa estadual Navega Pará que deverá interligar por internet de alta velocidade, a partir de cinco ações básicas, os principais órgãos administrativos do Estado, viabilizando ações como tele-educação, tele-negócios e inclusão digital.
Segundo a governadora Ana Júlia Carepa “Um povo não pode ser livre sem acesso à informação e à educação. É isto que estamos fazendo com o NAVEGAPARÁ: possibilitando o acesso à educação. Por isso, mais do que um projeto de inclusão digital, este é um programa de inclusão social”.
Esta parceria entre Estado e Município é importante para tornar a informática mais acessível à comunidade. O infocentro de Marabá é um dos que serão disponibilizados em 13 municípios, levando internet de alta velocidade para dois milhões de pessoas no interior.
CAMPANHA FAIXA VIVA
A equipe do Departamento de Educação para o Trânsito/DMTU desenvolve a programação da Campanha Faixa Viva, que será realizada nos próximos dias, em diversos pontos da cidade.
Segundo Rosely Silva, chefe de divisão do DMTU, a campanha envolve agentes mirins e a nova mascote do órgão, “Dmtuzinho”. Os agentes mirins atuarão nas proximidades das escolas em que estudam, acompanhados por agentes de trânsito.
ATIVIDADES DOS AGENTES MIRINS
Hoje, o projeto Agente Mirim conta com 40 crianças da rede pública do município. A garotada atua nos arredores das escolas orientando motoristas e pedestres sobre a importância do respeito à faixa de trânsito e também a ter outros cuidados para um trânsito.
O Projeto Agente de Trânsito Mirim - Anjos do Trânsito - realizou treinamento dos 40 alunos da rede pública, a fim de proporcionar a participação comunitária no exercício da cidadania, na prevenção de acidentes de trânsito.
A coordenadora de Educação para o Trânsito/DMTU Márcia Rosa disse que Agente de Trânsito Mirim é um projeto para formar multiplicadores da educação no trânsito integrados aos núcleos escolares aos quais pertencem os alunos.
Dez escolas participam do programa escolhidas pelo critério de circulação, ou seja, aquelas com maior movimentação em seu entorno. No total são quarenta agentes de trânsito mirins, quatro de cada escola.
Entre os objetivos do projeto está a conscientização de crianças e adolescentes quanto à importância do conhecimento das leis de trânsito e, de como elas ao serem transgredidas resultam em perdas materiais e físicas para a sociedade.
INSPEÇÃO DA CARNE REINICIA HOJE
Ao reiniciar na tarde desta quarta-feira (7) a inspeção da carne bovina no matadouro Frigonorte, a Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), por intermédio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) também dá inicio a outra batalha, fechar os abatedouros clandestinos de Marabá, inclusive àqueles que pleitearam na justiça o direito de abater reses sem que tivessem as condições higiênico-sanitárias adequadas às normas da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Para o reinício das operações do SIM, logo mais às 17h, estão convidados o prefeito Tião Miranda, vereadores e secretários municipais. Na ocasião, a imprensa que também será bem-vinda, terá oportunidade de ver in loco os procedimentos de inspeção da carne bovina e obter maiores detalhes sobre esse serviço público de vital importância para a comunidade marabaense.
O Frigonorte está situado no km 8 da Rodovia Transamazônica, no sentido de São João do Araguaia. O matadouro passou por ampla reforma para servir ao SIM, mas algumas unidades ainda não haviam sido instaladas, como a câmara de refrigeração, necessária para armazenar carne e entregá-la já resfriada aos açougues, bem como manter um estoque preventivo para abastecimento em dias que não há matança.
NOS AÇOUGUES
Um tempo será dado aos açougues para o retorno da fiscalização pela Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), tanto para adaptação à volta da carne inspeciona como para zerar seus estoques de carne clandestina. Por isso, a fiscalização deverá começar somente na próxima semana. A partir de então, a carne adquirida fora do Frigonorte será confiscada e incinerada.
Conforme levantamento da Divisa junto ao Frigonorte, em setembro do ano passado, poucos açougues tentavam evadir-se da compra da carne inspecionada. A maioria desses pontos de venda de carne clandestina estava situada na área de São Félix e Morada Nova. “Quem vender carne clandestina será multado e, se insistir uma segunda vez, terá o estabelecimento fechado”.
Para que os abatedouros clandestinos voltem a vender carne para o mercado de Marabá terão de se adequar às exigências da Anvisa, no que tange a inspeção do produto por veterinário credenciado pelo município. A adequação consiste também nas condições higiênicas, compra de equipamentos (caldeira, câmara fria e outros). Ainda conforme a Divisa, os açougueiros que adquirem carne sem inspeção também estão sujeitos a doenças graves e mortais, como o botulismo, carbúnculo hemático e raiva, assim como outras doenças prejudiciais em longo prazo como a brucelose e tuberculose.
AÇÃO GLOBAL
Neste sábado, 10 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a pedido da Justiça do trabalho, integra com outros órgãos públicos uma ação global de cidadania no Sesi. A SMS vai contribuir com médico, enfermeiros e auxiliares para oferecer consultas, vacinas, verificação de pressão arterial, teste de glicemia e outros serviços.
O Exército Brasileiro vai disponibilizar pessoal de saúde, inclusive médico, o que deve resultar em três clínicos, segundo informações da Divisão Extra Muro, responsável pela coordenação das atividades da Secretaria de Saúde.
SAÚDE MENTAL
No 16, entre 16 e 18h, na Praça Duque de Caxias, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) promove atividade alusiva ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que transcorre no domingo, 18 de maio. O objetivo é a exclusão dos doentes mentais dos manicômios e inseri-los no convívio social/familiar.
Segundo a gerente do CAPS II, Ângela Assunção, ainda existem muitos manicômios e abrigos particulares espalhados pelo Brasil. Essas casas são verdadeiras prisões, mantidas por interesse de terceiros, excluindo o doente mental de sua família e ao mesmo tempo criando a indústria da loucura, que tem como resultado o lucro financeiro dos proprietários desses abrigos.
A luta também objetiva conscientizar a população para que as pessoas com sofrimento mental sejam cada vez mais acolhidas, cuidadas e tratadas como sujeitos com direito de estar no convívio social, e receberem apoio especial para sua inclusão na sociedade, bem como sensibilizar o Estado e o governo a implantar e aprimorar sistemas substitutivos dos manicômios.
Programação – teatro corporal: O ontem e o hoje dos portadores de transtorno mental; exposição de trabalhos confeccionados pelos pacientes do CAPS II; exposição de painéis das atividades do CAPS II; apresentação de vídeos alusivos à saúde mental; apresentação do grupo Abadá Capoeira e grupo Dançando e Educando; e palestras ministradas pelos técnicos do CAPS II sobre o que é saúde mental.
DIA DAS MÃES
Na sexta-feira, 09, o CAPS II comemora o Dia das Mães com um chá às 16h30, exclusivo para sua clientela feminina, incluindo as famílias assistidas naquela unidade de saúde. Haverá sorteio de brindes e momento de lazer.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: