13 maio 2008

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1343

O Trabalho Continua
Marabá, segunda-feira, 12 de maio de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1343
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

10 ANOS DO FÓRUM TRABALHISTA EM MARABÁ
Durante a comemoração dos dez anos de instalação do Fórum do Trabalho em Marabá “Ari Brandão de Oliveira” e da 2ª Vara do trabalho, na sexta, dia 9, houve o lançamento do selo dos Correios em homenagem ao Fórum.
Na ocasião, o Assessor de Comunicação Social da Prefeitura, Agenor Garcia, recebeu em nome do prefeito Sebastião Miranda Filho, uma placa que o agraciava pelo valioso apoio do gestor nas ações realizadas nestes 10 anos. A programação do Fórum na semana de comemoração incluiu cursos, seminários, lançamento do selo e ação global realizada no Sesi, com audiências de conciliação, serviços para retirada de certidões de nascimento, identidade, divórcio e casamento comunitário.
DIVISA RECOMEÇA FISCALIZAÇÃO DA CARNE
O tempo necessário à adaptação dos açougues para voltar à compra da carne inspecionada encerra-se nesta segunda-feira, 12, a partir de agora, quem comercializar produto clandestino está sujeito à multa, apreensão da carne e interdição do ponto de venda. Uma reunião preliminar na manhã de hoje estabeleceu os critérios e locais do início da fiscalização pela Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) da Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo análise da própria Divisa junto ao Frigonorte, antes da intervenção judicial na fiscalização da carne bovina em Marabá, a maioria dos açougues comprava carne inspecionada. No entanto, sempre houve um percentual que insistia na venda de carne clandestina, com maior ênfase nas áreas de São Félix e Morada Nova.
A carne não inspecionada ainda existe devido a dois fatores: Matadouros clandestinos, que teimam em prosseguir suas atividades, embora proibidos pelo Tribunal de Justiça do Estado; e fazendeiros que abatem o gado nas propriedades, principalmente reses doentes e até mordidas de cobra, para evitar prejuízos. Muitos desses fazendeiros também são donos de açougues, daí a facilidade de inserção do produto contaminado no meio da carne sadia inspecionada, comprada no Frigonorte.
Abater gado na "folha", ou seja, dentro do mato, é prática corriqueira em Marabá. E agora, também para não pagar uma taxa de abate em local apropriado, esse sistema anti-higiênico ainda consegue driblar a fiscalização, abastecendo principalmente açougues da periferia. Para se ter uma idéia da quantidade de reses abatidas fora do Serviço de Inspeção Municipal, Marabá tem potencial para consumo de 200 bois/dia, mas o Frigonorte que chegou a abater mais de 150 animais/dia, logo no início da paralisação baixou para média de 30 abates/dia.

Segundo Neuder França, responsável pelo SIM na Secretaria Municipal de Agricultura, em quatro dias de abates no FrIgonorte semana passada, a média alcançou 166 animais/dia, com total de 666 reses. A inspeção condenou nesse curto período mais de 350 vísceras, com maior volume de rins e pulmões.
DIA DO ENFERMEIRO (A)
Hoje, 12 de maio, é comemorado o Dia Mundial do Enfermeiro. A data refere ao nascimento (12/05/1820) de Florence Nightingale, considerada marco da enfermagem moderna. Ela ganhou destaque ao participar da Guerra da Criméia (1853 a 1856) ao sul da Rússia. Em alusão à data, o Hospital Climec promove um ciclo de palestras na manhã desta segunda-feira.
A profissão de enfermeiro (a) tem origem milenar, data da época do Velho Testamento. Naquela época era considerada uma referência por cuidar, proteger e alimentar enfermos, convalescentes, idosos e deficientes. Por essas funções, até o século V, era mais exercida por religiosos, que a tinham como mais um sacerdócio. As mulheres, em especial às damas da sociedade, desprezavam esse tipo de trabalho, por elas considerado inferior.
No século XVI a enfermagem começa a ser vista como profissão institucionalizada. Agora, os formados em enfermagem, a exemplo dos médicos, ganharam título de doutor e além de exercerem as mesmas atividades de há séculos, também estão em cargos de chefia e administração de hospitais e clínicas.
AÇÃO CIDADANIA
No sábado, 10 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a pedido do Tribunal de Justiça Eleitoral (TRT 8ª Região), participou com outros órgãos públicos do projeto de cidadania "Justiça Solidária", no Sesi. A SMS contribuir com mais 400 atendimentos, incluindo consultas médicas, de enfermagem, procedimentos odontológicos e outros serviços.

O Justiça Solidária visa, em especial, serviços de cidadania como casamento, divórcio, correção e expedição de documentos (Carteira de Trabalho, Identidade, Certidão de Nascimento e outros) para a população carente. Também aconteceu momento de lazer com música e dança.
LUTA CONTRA OS MANICÔMIOS
Na sexta-feira, 16, a partir das 16h, na Praça Duque de Caxias, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) promove atividade alusiva ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que transcorre no domingo, 18 de maio. O objetivo é a exclusão dos doentes mentais dos manicômios e inseri-los no convívio social/familiar.
Segundo a gerente do CAPS II, Ângela Assunção, ainda existem muitos manicômios e abrigos particulares espalhados pelo Brasil. Essas casas são verdadeiras prisões, mantidas por interesse de terceiros, excluindo o doente mental de sua família e ao mesmo tempo criando a indústria da loucura, que tem como resultado o lucro financeiro dos proprietários desses abrigos.
A luta também objetiva conscientizar a população para que as pessoas com sofrimento mental sejam cada vez mais acolhidas, cuidadas e tratadas como sujeitos com direito de estar no convívio social, e receberem apoio especial para sua inclusão na sociedade, bem como sensibilizar o Estado e o governo a implantar e aprimorar sistemas substitutivos dos manicômios.
Programação – teatro corporal: O ontem e o hoje dos portadores de transtorno mental; exposição de trabalhos confeccionados pelos pacientes do CAPS II; exposição de painéis das atividades do CAPS II; apresentação de vídeos alusivos à saúde mental; apresentação do grupo Abadá Capoeira e grupo Dançando e Educando; e palestras ministradas pelos técnicos do CAPS II sobre o que é saúde mental.
FESTIVAL DE DANÇA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS
O Departamento de Educação Física/Semed (DEF/Semed) organizando o 9º Festival de Dança das Escolas Municipais a ser realizado no dia 16 de maio, no Centro de Formação “Cine Marrocos”, a partir das 15h. O evento contará com a participação de 330 alunos de 22 escolas da rede pública.
O professor Ney Alves, do DEF/Semed, informou que o tema deste ano é “Cinema, Arte e Educação”. O tema foi escolhido devido à amplitude de coreografias possíveis com base em diversos filmes musicais.
A equipe do DEF composta por Aparecida Miranda, Ney Alves e Gentil Eduardo está trabalhando na programação a ser apresentada ao público. São convidadas escolas da rede particular para fazer uma apresentação especial durante o festival.
JEP’S EM RONDON DO PARÁ
O Departamento de Educação Física (DEF) está se preparando para levar 170 atletas para a versão dos Jogos Estudantis Paraenses (Jep’s) em Rondon do Pará, no período de 28 de maio a 1º junho.
Nestes jogos serão escolhidas as equipes que representarão os municípios da região sul e sudeste do Pará na versão que será realizada em Belém. Os jogos terão a participação de alunos da rede pública e particular de ensino.
KITS ESCOLARES NA ZONA RURAL
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia e uma equipe da Semed viajam hoje à Vila Itainópolis para fazer entrega de kit de uniformes e materiais escolares aos alunos da rede municipal daquela localidade. Amanhã se desloca para a região do Rio Preto para continuar a entrega dos kits.
CURSOS PARA BIBLIOTECÁRIAS
Começa hoje, 12 de maio, a oficina “Dinamização Cultural”, na Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) e vai até dia 16. A oficina é uma realização da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves e FCCM direcionada a bibliotecárias e auxiliares de bibliotecas. Será ministrada por Adriana Cruz e tem por objetivo estimular o exercício da leitura, usando o teatro de bonecos como instrumento.
A metodologia da oficina inclui o uso de livros infantis e narrativas transformando-as em dramaturgia para teatro de bonecos, decupando o texto para a construção e manipulação de bonecos. Trinta bibliotecários participam do curso. Também será realizado um treinamento “Noções de organização de acervo”, com a instrutora Josiane Melo (bibliotecária da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves).
O objetivo é fornecer subsídios básicos para a organização do acervo de uma biblioteca, assim como: registro das obras para controle do acervo e instruções para empréstimo de obras. O treinamento com duração de 36h será realizado através de aulas expositivas com data show e apostila e aulas práticas na biblioteca do município.
6ª EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS DE MARABÁ
Nos dias 7 e 8 de junho, será realizada a 6ª Exposição de Orquídeas de Marabá, na sede da FCCM. A abertura será às 9h e haverá exposição e venda de orquídeas de 9h às 21h nos dois dias do evento.
Às 15h do dia 8 de junho, o presidente da Fundação Casa da Cultura, Noé von Atzingen ministra o Curso de Cultivo de Orquídeas às pessoas que têm interesse em cuidar essa planta ornamental.
Na exposição haverá espécies cultivadas no Orquidário Margareth Mee, da Casa da Cultura e também de expositores que vêm de outras regiões do país, como Minas e São Paulo.
TEMPO E NÍVEL DO RIO
Segundo o Climatempo estão previstos 11 mm de chuva para esta segunda-feira, o que até já pode ter acontecido durante a madrugada. A partir de amanhã sol com algumas nuvens. Não chove. Temperatura máxima de 31ºC.
As fortes chuvas dos últimos dias fizeram o nível do Rio Tocantins elevar-se de 9,40 metros para 9,54 metros de sexta-feira, 9, para esta segunda-feira. A tendência é estabilizar e voltar a vazar nas próximas horas.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: