13 maio 2008

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1342

O Trabalho Continua
Marabá, sexta-feira, 9 de maio de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1342
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

CARNE CLANDESTINA
Ainda não caiu a ficha dos proprietários de abatedouros clandestinos de Marabá, no que tange a decisão de 14/04/2008, do Tribunal de Justiça do Estado (TJE), que proíbe o funcionamento de matadouros sem condições higiênico-sanitárias. Quando foi para proibir a inspeção e fiscalização da carne bovina, no final de setembro de 2007, uma liminar chegou imediatamente à Prefeitura e logo foi cumprida pelas secretarias de Agricultura e Saúde. Ao contrário, para fazer valer o direito da população, muita gente quer burlar a nova decisão judicial, insistindo em vender carne não inspecionada.
Segundo Neuder França, coordenador do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que tomou conhecimento da decisão da desembargadora Albanira Bemerguy através do Diário Oficial da Justiça, os abatedouros localizados do outro lado Rio Tocantins (Morada Nova) seguem desrespeitando a decisão da presidência do TJE.
Ainda segundo Neuder, alguns donos de açougues, que também são proprietários de fazendas, estão matando gado em suas propriedades. E, para burlar a fiscalização, compram um pouco de carne no Frigonorte, único matadouro com SIM, misturam com o produto clandestino e vendem ao consumidor.
FISCALIZAÇÃO COMEÇA NA SEGUNDA
O termômetro da fiscalização é a freqüência da compra e quantidade de carne adquirida pelos açougues no Frigonorte. Com esses dados é fácil comparar, pelas carcaças, a quantidade de carne em cada ponto de venda. Na segunda-feira, 12, a Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) da Secretaria de Saúde recomeça a fiscalização da carne nos açougues.
Não há hora, nem dias determinados, o próprio SIM determina os açougues a serem fiscalizados. Os nomes de todos aqueles que estão burlando a inspeção já estão com a Divisa e serão os primeiros a sofrer as penalidades legais.
Caso seja encontrada carne clandestina misturada à carne inspecionada, todo o produto a venda no açougue será apreendido e incinerado.
AÇÃO GLOBAL
Neste sábado, 10 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a pedido da Justiça do trabalho, integra com outros órgãos públicos uma ação global de cidadania no Sesi. A SMS vai contribuir com médico, enfermeiros e auxiliares para oferecer consultas, vacinas, verificação de pressão arterial, teste de glicemia e outros serviços.
O Exército Brasileiro vai disponibilizar pessoal de saúde, inclusive médico, o que deve resultar em três clínicos, segundo informações da Divisão Extra Muro, responsável pela coordenação das atividades da Secretaria de Saúde.
DIA DAS MÃES
Hoje (9) pela manhã a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp) oferece um café, às 9h, para as mães internas no Lar São Vicente de Paulo, na Folha 6. Devido à idade avançada do pessoal daquele abrigo, essa comemoração é rápida e sem barulho.
Ontem, 8, o mesmo menu foi promovido no Assera Clube. Desta feita com a turma da melhor idade do Projeto Conviver, mantido pela Seasp. A manhã festiva, além do café às 9h, incluiu música ao vivo, sorteio de brindes e brincadeiras.
Doentes mentais – As mães portadoras de doenças mentais assistidas no CAPS II (Centro de Assistência Psicossoal) e seus familiares do sexo feminino também comemoram o Dia das Mães nesta sexta-feira com um chá às 16h30. A exemplo do Projeto Conviver, a festa do CAPS vai até as 18h e terá sorteio de brindes e momento de lazer.
CURSOS PARA BIBLIOTECÁRIAS
De 12 a 16 de maio será realizada a oficina “Dinaminazação Cultural”, na Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM). A oficina é uma realização da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves e FCCM direcionada a bibliotecárias e auxiliares de bibliotecas. Será ministrada por Adriana Cruz e tem por objetivo estimular o exercício da leitura, usando o teatro de bonecos como instrumento.
A metodologia da oficina inclui o uso de livros infantis e narrativas transformando-as em dramaturgia para teatro de bonecos, decupando o texto para a construção e manipulação de bonecos.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede da Casa da Cultura até dia 11 de maio. São 30 vagas. Maiores informações ligar 3322-2315/4176.
Também será realizado um treinamento “Noções de organização de acervo”, com a instrutora Josiane Melo (bibliotecária da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves).
O objetivo é fornecer subsídios básicos para a organização do acervo de uma biblioteca, assim como: registro das obras para controle do acervo e instruções para empréstimo de obras. O treinamento com duração de 36h será realizado através de aulas expositivas com data show e apostila e aulas práticas na biblioteca do município.
PIT TUR - ARTESANATO PARA MÃES
O Pit Tur, localizado no Coreto da Praça Duque de Caxias, Marabá Pioneira, dispõe de artesanatos com motivos especiais voltados para o Dia das Mães, como bordados e crochês. O Pit Tur fica aberto em horário comercial e também aos finais de semana.
No local, os turistas também podem adquirir souvenirs feitos com materiais da região, como ouriço, castanha, açaí, material reciclável para presentear amigos. Entre as peças disponíveis estão camisetas com motivos da cidade. O Pit Tur é coordenado pela equipe de artesãos da Associação Mãos e Artes em parceria com o Departamento de Turismo/PMM.
Ísis Mourão disse que o Detur fez parceria com o Sebrae para criar mecanismos que favoreçam a comercialização do artesanato. “O objetivo é ampliar a geração de emprego e renda para os artesãos de Marabá”.
6ª EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS DE MARABÁ
Nos dias 7 e 8 de junho, será realizada a 6ª Exposição de Orquídeas de Marabá, na sede da FCCM. A abertura será às 9h e haverá exposição e venda de orquídeas de 9h às 21h nos dois dias do evento.
Às 15h do dia 8 de junho, o presidente da Fundação Casa da Cultura, Noé von Atzingen ministra o Curso de Cultivo de Orquídeas
CAMPANHA FAIXA VIVA
A equipe do Departamento de Educação para o Trânsito/DMTU desenvolve a programação da Campanha Faixa Viva, que será realizada nos próximos dias, em diversos pontos da cidade.
Segundo Rosely Silva, chefe de divisão do DMTU, a campanha envolve agentes mirins e a nova mascote do órgão, “Dmtuzinho”. Os agentes mirins atuarão nas proximidades das escolas em que estudam, acompanhados por agentes de trânsito.
PREVISÃO DO TEMPO
A partir desta sexta-feira, 9, o volume de chuva diminui acentuadamente, segundo o site meteorológico Climatempo.com, devendo passar à média de 5 mm/dia até 13 de maio. Para os dias 14, 15 e 16 a previsão é sol o dia todo sem nuvens. Noite de tempo aberto, também sem nuvens. Nesses três dias a temperatura pode chegar a 37ºC.
Certo é que as fortes chuvas têm retardado a vazão das águas do Rio Tocantins, que estão a 9,40 metros, ou seja, ainda muito próximo do nível de alerta.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: