13 maio 2008

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1344

O Trabalho Continua
Marabá, terça-feira, 13 de maio de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1344
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

PROVINHA BRASIL
Desde ontem, 12, a Provinha Brasil está sendo aplicada em todas as escolas municipais de ensino fundamental menor. A aplicação teve início no núcleo Nova Marabá.
A Provinha Brasil é um instrumento de avaliação da alfabetização elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do MEC, com o objetivo de possibilitar a realização de um diagnóstico do nível de alfabetização das crianças das redes públicas de ensino, após um ano de escolaridade.
A Semed fez adesão voluntária a Provinha Brasil para verificar as habilidades da garotada e assim medir o nível de aprendizagem. Após a adesão responsabiliza-se pelo sigilo do teste, sua aplicação e correção. No Brasil, 3.133 municípios receberão o material impresso, que será entregue diretamente na secretaria de educação. Nesta primeira edição da Provinha Brasil serão avaliadas habilidades relativas ao processo de alfabetização e letramento inicial dos alunos e, posteriormente, pretende-se incluir as habilidades referentes ao letramento em Matemática.
A prova é aplicada no início do ano para possibilitar um diagnóstico precoce das possíveis deficiências, de forma que a escola desenvolva ações para sanar esses problemas. Para essas ações, você receberá orientação do MEC. No final do ano, haverá outra prova, comparável com a primeira, para detectar a eficácia das ações desenvolvidas. A secretária de Educação Kátia Américo Garcia acha importante a realização da prova, pois permite conhecer os avanços e o que é preciso melhorar para tornar o processo ensino-aprendizagem mais eficiente.
KITS ESCOLARES NA ZONA RURAL
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia e uma equipe da Semed entregam kits de uniformes e materiais escolares aos alunos da rede municipal da zona rural. A equipe viaja hoje para a região do Rio Preto para a entrega dos kits. Ontem estiveram na Vila Itainópolis para fazer entrega daquela localidade.
MAIS QUADRAS POLIESPORTIVAS NAS ESCOLAS
O Prefeito Tião Miranda autorizou a construção de 10 quadras poliesportivas nas escolas: “Vila União”; “Marechal Rondon” em Itainópolis; “Arco Íris”; “Folha 35”; “Adelaide Molinari” em Vila Canaã; Escola da Folha 16; “São José”, na Vila São José (ganha mais seis salas de aula); “Nagib Mutran”, na Capistrano de Abreu e “Faixa Linda”, na Vila Santa Fé.
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que o gestor tem a preocupação de oferecer ensino de qualidade e opções saudáveis de lazer aos jovens. Por esta razão está disponibilizando recursos para a construção destas quadras. “Enquanto participam de atividades desportivas, os jovens estão livres de riscos que as ruas oferecem”.
PCCU ABAIXO DO ESPERADO
A última parcial do Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU), contabilizado até o mês de abril, totaliza 3.542 exames, ou seja, pouco mais de 27% do previsto para este ano. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é chegar a mais de 12 mil em 2008.
Para este ano, ainda não se tem o quantitativo de exames com alteração celular, mas a média anual de câncer do colo do útero em Marabá é relativamente alta, ano passado, de cerca de 10 mil exames realizados, mais de 450 apresentaram resultado positivo. O TFD (Tratamento Fora do Domicílio) envia mensalmente mais de 30 pessoas com câncer para Belém, sem em maior número de próstata e colo do útero.
Diante dessa situação, o melhor remédio é o exame preventivo. A campanha do PCCU está em todos os centros de saúde, inclusive fora do núcleo urbano, em postos de saúde ou através da Divisão de Atenção à Zona Rural. Quando mais cedo for descoberto, mais simples é o tratamento do câncer.
Devem fazer o exame toda mulher que tem ou já teve vida sexual ativa, em especial aquelas da faixa etária de 25 aos 59 anos. A iniciativa de fazer o exame deve partir da mulher, mas o parceiro deve incentivá-la para tal como prova de amor e respeito à companheira.
SURTO DE CONJUNTIVITE
Assim como os moradores da capital do Estado, a população de Marabá também padece com surto de conjuntivite. Trata-se de doença própria deste período climático, que ataca os olhos, deixando-os avermelhados, com ardência e sensação de corpo estranho. No caso de Marabá, ela pode ser viral ou bacteriana e pode ser transmitidas por contato. As conjuntivites virais são as que mais freqüentemente são causas de epidemias.
Para evitar a conjuntivite é necessário tomar alguns cuidados simples, como: lavar com freqüência o rosto e as mãos, por serem veículos de transmissão de microorganismos; aumentar a freqüência de troca de toalhas ou usar toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos; não compartilhar toalhas de rosto; trocar fronhas dos travesseiros diariamente enquanto perdurar a crise; lavar as mãos antes e depois do uso de colírios ou pomadas e, ao usá-los, não encostar o bico do frasco no olho.
A doença crise dura entre quatro e sete dias, mas em alguns casos chega a períodos bem maiores. Ao perdurar por mais de oito dias o infectado deve procurar um oftalmologista. Na Secretaria Municipal de Saúde, o plantão de atendimento está encaminhando as pessoas ao especialista quando a doença ultrapassa esse limite de recuperação natural. Geralmente esses pacientes são atendidos por último, porque depois deles o consultório e equipamentos devem ser desinfetados para não contaminar outras pessoas.
ALEITAMENTO MATERNO
No período de 21 a 24 de maio acontece no Hangar – Centro de Convenções e Feira da Amazônia – em Belém, o X Encontro Nacional de Aleitamento Materno, que terá como eixo “Um Norte para Promoção, Proteção e Apoio ao aleitamento Materno”. O evento também integra o I Encontro de Bancos de Leite Humano; e o II Encontro Mil Mães Amamentando.
São inúmeros os temas a serem abordados, dentre eles se destacam: Alimentação Complementar; Amamentação e a Atenção Básica; Amamentação e Planejamento Familiar; Amamentação e Programa Saúde da Família.
O evento tem apoio do Governo do Pará/Sespa, Governo Federal (ministério da Saúde e Fome Zero), universidades como UFPA e Unama, organizações não governamentais, Unicef, sindicatos e iniciativa privada.
PREVISÃO DO TEMPO
O site Climatempo prevê para o período de hoje a sábado (17) sol com algumas nuvens. Não chove. E, a partir do dia 18, sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite. A temperatura deve subir para média de 36ºC nos próximos cinco dias.
Ao contrário, o canaldotempo.com prevê trovoadas esparsas para hoje e apenas tempo nublado a partir de amanhã. Ao analisar a umidade relativa do ar, verifica-se maior possibilidade de precipitação a partir da meia noite, quando esse índice aproxima-se de 100%.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: